Cartografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Introdução a Geografia e Cartografia
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Geografia . Aula 02 Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas” 2 . Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Projeções cartográficas
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. O mapa mais antigo data de a.C., tendo.
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
EXERCÍCIOS 11- Para um geógrafo foi solicitado um mapeamento de uma trilha ecológica em linha reta de 11 km, que será construída em um parque. Todo o projeto.
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
Sistema de representação cartográfica
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
Cartografia é a ciência que têm como principal objetivo a representação do espaço geográfico, de seus elementos e de suas diversas atividades por meio.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
Cartografia II Movimento de rotação
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
A Moderna Cartografia – parte 1
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fusos Horários Cartografia.
A Moderna Cartografia – parte 2
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
Pré-enem/vestibular Frei Seráfico
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Forma e movimentos da Terra
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Cartográficas
Capítulo 2 - Localização e orientação
Geografia - Cartografia
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
Introdução à Cartografia
Coordenadas Geográficas
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas
GEOGRAFIA I - PARTE 1 PROF. AILTON ASSIS
ESCALA.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Projeções Cartográficas
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
Cartografia A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Dinâmica Externa da Terra Tutor Alvaro Amaral.
CARTOGRAFIA O planeta terra é um geóide, logo a única forma possível de representar a Terra com perfeição é através de um globo terrestre, ocorrendo distorções.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Grande valorização das grandes latitudes; Mantém as formas corretas.
Transcrição da apresentação:

Cartografia

O conceito da Cartografia – “ conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização."

Os primeiros mapas A função dos mapas é prover a visualização de dados espaciais e a sua confecção é praticada desde tempos pré-históricos, antes mesmo da invenção da escrita. Com esta, dispomos de mapas em placas de argila sumérias e papiros egípcios. Na Grécia antiga, Aristóteles e Hiparco produziram mapas com latitudes e longitudes. Em Roma, Ptolomeu representou a Terra dentro de um círculo. Mapa antigo de 1627

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA GLOBO: é uma representação tridimensional do dado geográfico. Esta representação mais realística que um mapa planar pois o globo mantém as propriedades espaciais (área, forma, direção e distância). MAPA: é uma representação bidimensional da superfície curva da Terra. Para expressar um espaço tridimensional em um mapa bidimensional é necessário projetar as coordenadas de um espaço tridimensional para um espaço bidimensional (plano). Quais os motivos para o usarmos mais as representações em mapa? Os mapas planos são mais utilizados : facilidade de uso, armazenamento, deslocamento, em representar a superfície terrestre em grandes escalas, etc.

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS AS SUPERFÍCIES DE PROJEÇÃO SÃO: PLANO CONE CILINDRO

PLANA CARACTERÍSTICAS: - As áreas próximas ao ponto de tangência apresentam < deformações - As distantes são mais distorcidas ou desaparecem porque abrangem apenas um hemisfério. PRINCIPAIS USOS: Navegação marítima e aeronáutica; Países.

CÔNICA CARACTERÍSTICAS: PRINCIPAIS USOS: Paralelos concêntricos em relação ao vértice do cone; PRINCIPAIS USOS: São mais utilizadas para representações cartográficas de áreas de altas latitudes - América do Norte, Europa e norte da Ásia.

CILINDRICA CARACTERÍSTICAS: PRINCIPAIS USOS: Deformam as superfícies de altas latitudes; Mantém as de baixa em forma e dimensão mais próxima do real; Apresentam os meridianos e paralelos retos e perpendiculares. Mais conhecida Mercator e Peter PRINCIPAIS USOS: Mais usada na cartografia.

Peters x Mercator A projeção de Mercator A projeção de Peters

Projeções de acordo com as propriedades Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados. Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS • Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial. • Latitude: É a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta • Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os pólos norte e sul. • Longitude: É a localização de um ponto da superfície medida em graus

CLASSIFICAÇÃO DOS MAPAS MAPA: documento relacionado com escala pequena, representação plana, área delimitada por acidentes naturais e divisões político administrativa, destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.

CARTA: documento relacionado com escalas médias ou grande, representação plana, desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática; limites das folhas constituídos por linhas convencionais(meridianos e paralelos), destinada à avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes PLANTAS: documento relacionado com escalas grandes, representando áreas de pequenas dimensões e se desconsidera a curvatura da Terra. Ex: plantas cadastrais

CLASSIFICAÇÃO DOS MAPAS - OBJETIVO GERAL: uma mapa geral é aquele que atende a uma gama imensa e indeterminada de usuários. Ex: mapas do IBGE na escala 1:5.000.000, que apresenta todos os estados, países vizinhos, informações físicas e culturais. TEMÁTICOS: são mapas, cartas ou plantas em qualquer escala, destinadas a um tema específico, necessária a pesquisa sócio econômica, de recursos naturais e estudos ambientais, exprime conhecimentos particulares para uso geral. ESPECIAL: são mapas, cartas ou plantas para grandes grupos de usuários muito distinto entre si, e cada um deles, concebido para atender determinada faixa técnica ou científica. Exs: cartas náuticas, aeronáuticas, para fins militares, meteorológicas, etc.

Estações do ano Devido ao eixo de inclinação da Terra e a seu movimento de translação temos a estações do ano.

Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão ٭ 21 junho = inverno ٭21 março = outono ٭23 setembro = primavera Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = inverno ٭ 21 junho = verão ٭ 21 março = primavera ٭ 23 setembro = outono

Tipos de mapas Cartas cadastrais ou plantas Mapas ou cartas topográficas Mapas ou cartas geográficas

Cartas cadastrais ou plantas Com escalas que variam de 1:500 a 1:10 000, as cartas cadastrais são geralmente plantas urbanas com detalhes que auxiliam na administração pública. Todo planta possui escala grande, com muitos detalhes, informações e a área representada sendo pequena.

Mapas ou cartas topográficas Com escalas de 1: 25 000 a 1: 250 000, as cartas topográficas possuem um certo graus de precisão na representação da área escolhida.

Mapas ou cartas topográficas

Mapas ou cartas geográficas Com escalas de 1:500 000 a 1: 1 000 000, as cartas geográficas representam grandes regiões, como países, continentes e o mundo. Toda carta geográfica possui escala pequena com poucos detalhes e informações mas com uma grande área representada.