Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Natal Envolto em panos.
Advertisements

Amai-vos com Eu vos amei
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Vimos a Estrela.
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
Uma Morada para o Senhor
veio morar no meio de nós
Vimos uma Estrela.
O Chamado.
A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de.
ALEGRAI-VOS Ele está no meio de nós.
Cordeiro de Deus.
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
Vimos uma Estrela.
Pescadores de homens.
“Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho”
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O Verbo se fez carne.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
Eis o Cordeiro de Deus.
Caríssimos, Hoje nós nos alegramos porque o próximo domingo é o III do Advento (Ano B). É o domingo “Gaudete” ou domingo da Alegria. A liturgia nos.
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
"Levantai a Cabeça" Estamos no Penúltimo Domingo do Ano Litúrgico. As Leituras são um prelúdio desse encerramento,
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia nos apresenta o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMADO dos primeiros.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
A FAZENDA DA ESPERANÇA É UMA REALIDADE. CONSEGUIMOS A PRIMEIRA PEDRA.
Tu és o Cristo.
"Segui-me, eu farei de vós
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projeto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar.
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
3º do TEMPO COMUM Ano B Dispostos a seguir Cristo, digamos “Veni Domine” (Escolanía de Montserrat. Mendelsshon 4’25)
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
O Chamado.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Ciclo A III DOMINGO do Tempo Comum III DOMINGO do Tempo Comum Domingo 26 de Janeiro de 2014 Música: sinagoga hebraica.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
Porquê esta Festa? - Se no ano todo revivemos a vida e as mensagens de Cristo... - Se hoje é um regime político um tanto abandonado… - Se entre os homens.
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
O Seguimento de Jesus Neste domingo, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Despedida Na Liturgia destes domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
O Povo sempre procura ou fabrica alguém que seja o "salvador da pátria". O Povo de Deus também aguardava um Salvador, a quem chamavam de "Messias".
Neste segundo domingo do Advento, a Voz profética de ISAÍAS e JOÃO BAPTISTA ressoa animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. As Leituras.
No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
Estamos aqui reunidos para ESCUTAR a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia. A Escuta da Palavra revela-nos os Planos de Deus e aponta-nos o caminho.
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
O Senhor está a chegar O 3.º domingo do Advento é conhecido como "Domingo da ALEGRIA". O Natal do Senhor aproxima-se.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
"Segui-me, eu farei de vós
Transcrição da apresentação:

Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros discípulos

Na 1.ª Leitura, Isaías fala de uma LUZ, que irá brilhar na Galileia e que irá iluminar toda a terra. Essa luz eliminará as trevas da opressão e inaugurará o dia novo da alegria e da paz sem fim. Compara à alegria no final das colheitas e das caças abundantes. (Is 98, 23b-9,3) * Jesus é a Luz que ilumina o mundo com uma aurora de esperança e dá sentido pleno a esta profecia messiânica de Isaías.

Na 2.ª Leitura, Paulo exorta os Coríntios a superar as rivalidades e divisões. O Baptismo não significou uma adesão a Paulo, a Apolo ou a Pedro... CRISTO é a única fonte de Salvação para todos. (1Cor 1, ) * Com frequência, pessoas procuram conduzir o olhar e o coração dos fiéis para a sua "brilhante" personalidade, ao invés de levar as pessoas a descobrir Cristo. Esses "grupinhos" prejudicam a Comunidade...

O Evangelho apresenta a realização da profecia de Isaías: "O Povo que vivia nas trevas viu uma grande luz". (Mt 4,12-23) * Jesus é a luz, que começa a brilhar na Galileia e propõe a todos os homens a Boa Nova da chegada do Reino. Os discípulos serão os primeiros destinatários da proposta e as testemunhas encarregadas de levar o "Reino" a toda a terra.

+ Jesus COMEÇOU a sua actividade numa região pobre e oprimida, no interior do país, longe do centro económico, político e religioso do seu país. Uma região desprezada pelos judeus: "Galileia dos pagãos". Jesus deixa Nazaré e vai para Cafarnaum, à margem do Lago, que se tornará o centro da sua actividade apostólica. Começa com o mesmo anúncio de João Baptista: "Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo".

+ Os seus primeiros COLABORADORES, são pescadores do lago de Genesaré, gente simples, rude, sem estudo... mas leal, homens trabalhadores, que sabiam o que é lutar pela vida. -E quando ouviram o apelo de Cristo, deixaram tudo e seguiram-no: "Vinde e segui-me e farei de vós pescadores de homens. Eles deixaram imediatamente as redes e seguiram-no".

QUE É O REINO DE DEUS? Não é fácil explicar os mistérios de Deus... Jesus compara o Reino ao tesouro e à pérola preciosa, diante dos quais tudo o mais perde o seu valor. Compara com a semente, o grão de mostarda, o fermento. Jesus quer dizer que já está presente, mas ainda longe da sua realização definitiva. É um Reino aberto a todos os homens.

O Reino de Deus - É um apelo do Senhor para os homens formarem comunhão com o Pai e entre si. - É uma presença de Deus nos homens e no mundo. - É um convite para ser mais, mais autêntico, mais sincero, mais de Deus... O Reino tem exigências: + Conversão: - É ajustar a nossa vida aos planos de Deus, é fazer com que Deus ocupe o primeiro lugar na nossa vida.

- É despojar-se do homem velho para se revestir do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e na santidade. - É assumir a mentalidade do Evangelho e ver o mundo, as coisas e nós mesmos com os olhos de Deus. - É uma atitude contínua... permanente...

+ Fé: É entregar-se nas mãos de Deus... e fazer a sua vontade. Mais do que uma resposta intelectual é uma Resposta de vida. + Humildade: O Reino só é possível aos humildes. Deus detesta os orgulhosos e ama aqueles que sabem precisar de Deus, e se põem sem interesses ao serviço dos irmãos.

+ PESCADORES DE HOMENS CRISTO inaugurou o seu Reino e continua a convidar ainda hoje... Os convidados somos eu, tu, todos nós... Todos nós somos chamados a deixar tudo para seguir Jesus, anunciar a Boa nova e fazer gestos de salvação. - O que nos diz o apelo de Cristo: "Farei de vós pescadores de homens"? - O que significa concretamente para nós: "deixar tudo para segui-lo"?

CRISTO conta conosco... para que neste mundo de trevas e violência, possa brilhar uma luz, para que esse REINO possa chegar ao coração de todos os homens. Ele aguarda a resposta, o nosso SIM generoso ao seu CHAMAMENTO. Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima