“Nós temos que explorar o papel primordial do apadrinhamento no sucesso da plantação de igrejas, bem como na qualificação do plantador.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANTAÇÃO DE UMA IGREJA SAUDÁVEL
Advertisements

“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Plantação e Multiplicação de Igrejas Através do Discipulado
“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.” Marcos 8.35.
LIÇÃO 13 – A IGREJA DO SÉCULO 21 Prof. Lucas Neto.
REVELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
A Igreja Batista Monte Sinai está em uma TRANSIÇÃO para o crescimento.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL Este é nosso Diretório Pastoral Litúrgico- Sacramental, aprovado pelo CODIPA no dia 06 de dezembro de 2008 e.
encontros com meu amigo jesus
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
O planejamento é indispensável em qualquer área de ação da vida. DWIGHT EISENHOWER.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Da Liderança Saudável OS DESAFIOS Texto Básico: Atos Escrito por Pr. Edvaldo Amorim João Pessoa/PB.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Quem lidera sempre busca excelência! “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos”. Provérbios 16:3.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
8. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos?. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos? Texto Bíblico “Ora, o homem natural não compreende as coisas do.
DESAFIO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Quanto aos melhores líderes, as pessoas não percebem sua existência.” Lao Tsu.
Receba a visão O que Deus quer que façamos? Para onde estamos indo?
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
20/06/07 Ministério Jovem Fp378. ARREPENDIMENTO  No Novo Testamento a Palavra para ARREPENDIMENTO é metanoeo que em tradução literal seria: MUDAR A MENTE.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
13 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS. 13 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS CONFERÊNCIA 22 a 24 / setembro.
A igreja possuía entre quinze e vinte milhões de crentes logo após o Pentecostes.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Grupo de Perseverança Formação: Grupo de Perseverança, terceiro momento do Grupo de Oração Formadora: Keila Ministério de Formação RCC/DF.
O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
Processo Catecumenal A partir do RICA.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
50º. DIA APÓS A PÁSCOA7ª. SEMANA = FESTA DAS SEMANAS50º. DIA APÓS OS 10 MANDAMENTOSDESCIDA DO ESPIRITO SANTO.
Daiana Teixeira Gerente de Projetos há mais de 8 anos;
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

“Nós temos que explorar o papel primordial do apadrinhamento no sucesso da plantação de igrejas, bem como na qualificação do plantador.”

QUEM PODE PLANTAR UMA IGREJA?

Equipes plantam igrejas O Apóstolo Paulo usou o Ministério de equipes para plantar igrejas.

Indivíduos plantam igrejas Quando Filipe foi a Samaria (At. 1:8-40), não há indicação que tivesse sido enviado por outra pessoa a não ser o Espírito Santo. Quando as pessoas se converteram, os apóstolos enviaram Pedro e João para lá, mas Filipe já estava batizando os convertidos e plantando a nova igreja.

Embora a plantação de uma igreja realizada por por uma única pessoa seja o método mais comum atualmente, é a que menos ocorre no Novo Testamento.

Leigos plantam igrejas Áquila e Priscila são dois nomes que aparecem com frequência no Novo Testamento. Eram leigos, provavelmente um casal que exercia uma atividade comercial. É provável que tenham iniciado a igreja em Éfeso. Eles hospedaram uma igreja em sua casa em Éfeso e em Roma.

Aqueles não chamados especificamente para o ministério pastoral podem estar envolvidos com o ministério de plantação de igrejas. Todo crente é chamado a se envolver na obra missionária, não importando se tem ou não um chamado vocacional mais específico.

Agencias e Denominações plantam igrejas A Bíblia não se opõe a ideia de as pessoas se reunirem coletivamente e enviarem outras para fazer o a obra do evangelho.

Igrejas plantam igrejas A plantação de igrejas mais eficaz ocorre quando uma igreja mãe/apadrinhado se envolve ativamente no processo, um modelo chamado historicamente de “Extensão da Igreja” em que uma igreja mãe se “estende” até outra localidade. Multiplicação de Igrejas

As igrejas mãe tendem a se envolver em diferentes níveis: enviando um grupo de crentes para atuar como uma equipe, ou por meio de outros recursos:

Por meio de relações de mentoria ou de prestação de contas para encorajamento 1. Pelo Sustento financeiro 2. Suprindo instalações 3. Provendo liderança 4.

“Não podemos ser uma igreja bíblica e nos abster de plantar igrejas. Deus jamais quis que a igreja fosse só para nós. Seu propósito sempre foi a multiplicação de igrejas. Esse método antigo deve ser aplicado de novas maneiras para uma nova época. [...] Temos de reacender o espírito da igreja de Antioquia.”

“As igrejas que apadrinham a plantação de novas igrejas, são afetadas positivamente no que diz respeito á frequência aos cultos e nos batismos. Além disso a cada três, quatro, ou cinco anos têm o potencial para sustentar seu crescimento durante um tempo maior.”

Características comportamentais de um plantador de igrejas bem sucedido AVALIAÇÃO DE RIDLEY

Tem capacidade visionária É a capacidade de imaginar o futuro, de levar outras pessoas a se envolver nesse sonho e transformar essa visão em realidade.

Tem motivação intrínseca Significa que a pessoa se aproxima do ministério como empreendedor e se compromete com a excelência por meio do trabalho duro e determinação.

Cria um sentimento de pertencimento ao ministério entre os envolvidos Essa característica o leva a incutir em outros um sentimento de responsabilidade pessoal pelo crescimento e pelo êxito no ministério, treinando líderes para gerir outros líderes.

Cultiva relacionamentos com os de fora da igreja Cria um ligação que rompe as barreiras que cercam as pessoas, encorajando-as a se examinarem e se comprometerem como uma caminhada pessoal com Deus. Disso resulta também que os novos crentes são capacitados a levar outros à salvação em Jesus Cristo.

Conta com a parceria do cônjuge É a cooperação entre o marido e a mulher em que o casal de plantadores está de acordo em torno das prioridades ministeriais, do papel e do envolvimento de ambos e da integração e do equilíbrio do ministério com a vida familiar.

É eficaz no desenvolvimento de relacionamentos Tem a habilidade de tomar a iniciativa para conhecer pessoas e aprofundar os relacionamentos que serão a base de um ministério mais eficaz.

Está comprometido com o crescimento da igreja O desenvolvimento das atividades na igreja é valorizado como meio de ampliar o número e a qualidade dos discípulos. Há crescimento espiritual e relacional.

Sensibilidade para com a comunidade Dispõe das habilidades que permitem ao plantador ajustar seu ministério a cultura e às necessidades do seu público alvo.

Valoriza os dons dos outros Capacita e lidera outros para que ministrem com base nos seus dons espirituais.

Tem flexibilidade e adaptabilidade Isso lhe permite adaptar- se às mudanças e ambiguidades, mudar as prioridades quando necessário.

Desenvolve um grupo coeso Capacita o grupo a trabalhar de forma colaborativa em direção à objetivos comuns, além de lidar habilmente com elementos desagregadores.

Demonstra resiliência Ele dá sinais da capacidade de se sustentar emocional, espiritual e fisicamente em meio aos reveses, perdas, desapontamentos e fracassos.

Exerce a fé Transforma convicções pessoais em decisões pessoais, e ministeriais nas ações aí resultantes.

Além das qualidades analisadas no questionário que avalia o perfil do candidato, encontramos outras qualificações no Novo Testamento. OUTRAS QUALIFICAÇÕES

A primeira dessas qualificações é a certeza do chamado para a plantação de igrejas. Certeza do chamado

Assim como o chamado aos gentios compeliu o apóstolo Paulo, parte do chamado do plantador de igrejas é dirigido a um grupo específico. Chamado para uma comunidade, uma cultura ou um grupo étnico.

Ridley cita a fé como uma qualificação em pé de igualdade com várias outras, mas ela merece uma ênfase maior. Fé extraordinária

Muitos plantam igrejas pelos motivos errados. RAZÕES ERRADAS  Um forte desejo de pregar, mas ninguém lhe dá oportunidade;  Frustração com o lugar onde está, porque não pode fazer o que deseja;  Não consegue um convite para pastorear uma igreja consolidada;  Quer provar alguma coisa;  Precisa de experiência — e a plantação parece uma boa oportunidade para praticar as habilidades ministeriais;  Sonha com um grande ministério que lhe dê reputação ou infle seu ego.

Você pode fazer parte de uma equipe de plantação de igreja e certamente pode encorajar outros plantadores e dar-lhes o seu apoio.