A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),"— Transcrição da apresentação:

1 O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong), o terceiro setor nacional emprega 1,5 milhão de assalariados. Este número expressivo, corresponde a praticamente o triplo de servidores públicos federais na ativa, cerca de 500 mil pessoas.

2 O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Com o aquecimento da economia, novas vagas de trabalho surgem em diversos setores, inclusive no terceiro setor. Desde o início deste ano, o GIFE vem recebendo uma média de quatro novas posições por semana para serem divulgadas em seu site, contra a metade disso no mesmo período no ano passado.

3 Educação Administração Ciências Biológicas O Profissional do Terceiro Setor desde estagiários até diretores mais de 3 mil profissionais cadastrados Comunicação

4 PERFIL DO PROFISSIONAL Afinidade com a causa que a organização contratante defende; Interesse em atuar no terceiro setor; Atuante em um mercado profissionalizado (como indústria e outros segmentos); Gosto pela aprendizagem; Habilidades Comunicacionais; Capacidade de desempenhar mais de uma função; O Profissional do Terceiro Setor

5 Pesquisa internautas/contratantes GIFE

6 PLANO DE DESENVOLVIMENTO Num ambiente onde as organizações sociais exigem cada vez mais de seus funcionários, um plano de desenvolvimento profissional torna-se cada vez mais necessário. Prática regular em muitas empresas, a atenção às carreiras das pessoas que trabalham no terceiro setor começa a ser enxergada com importância. O Profissional do Terceiro Setor

7 CARREIRA Além dos resultados esperados do profissional do Terceiro Setor, fatores de ordem pessoal, como liderança, compromisso e capacidade de propor e implementar soluções são indicadores importantes de desempenho de um profissional ou de uma equipe no terceiro setor. É fundamental a adaptabilidade do profissional a novos contextos, realidades e culturas. Em resumo, ter “jogo de cintura”. O trabalho do terceiro setor implica mudanças constantes.

8 O Profissional do Terceiro Setor LIDERANÇA “Líder é aquele que nos leva a algum lugar que sozinhos não conseguiríamos ir”

9 O Profissional do Terceiro Setor TIPOS DE LIDERANÇA Participativa Autoritária Ausente

10 O Profissional do Terceiro Setor LÍDER PARTICIPATIVO 1)Utiliza controles positivos: entusiasmo, apoio constante, oportunidade de crescimento e elogios; 2)Gera bastante entusiasmo; fixa metas desafiadoras, propõe prazos apertados esperando constantemente que cada um de o melhor de si; Cria grande satisfação em seus seguidores, assegurando que cada um tenha os recursos necessários para fazer o seu trabalho, estabelecendo um ambiente agradável de trabalho e compartilhando a tomada de decisões.

11 O Profissional do Terceiro Setor LÍDER AUTORITÁRIO 1)Trabalha com controles negativos; ameaças, condenações, medo, rejeição; 2)Gera stress negativo mediante atitudes de comportamentos cruéis e de perseguições a seus seguidores; 3)Esconde recursos, tornando muito mais difícil a resolução de problemas e cria oportunidades para o fracasso, gerando insatisfação.

12 O Profissional do Terceiro Setor AS CINCO TÉCNICAS PARA EXECER A LIDERANÇA 1. VISÃO MAIOR 2. PAIXÃO 3. INTEGRIDADE 4. CURIOSIDADE 5. AUDÁCIA

13 Bibliografia  GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas www.gife.org.br  Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos: Princípios e Práticas/ Peter F. Drucker. São Paulo: Pioneira, 1994.


Carregar ppt "O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google