Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação.
Advertisements

Teoria de conjuntos – Conceitos Iniciais
Teoria dos Conjuntos.
AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 2 CONJUNTOS.
CONJUNTOS.
Noção de conjuntos, suas representações e conceitos fundamentais
CONJUNTOS E NÚMEROS MATEMÁTICA M.1 Slides DO EDITOR PALAVRA X SAIR
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA MOD. 01 : TEORIA DOS CONJUNTOS
TEMA 3: Conjuntos Numéricos
Conjuntos Zenão de Eléia (filósofo grego) , viveu entre 490 e 430 a. C., já estudava e se preocupava com o conceito de conjuntos e a sua imensidão. Em.
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
TEORIA DOS CONJUNTOS.
Prof. Dirceu Rocha de Almeida
Matemática I AULA 1 Profª Karine R. de Souza ..
CONJUNTOS.
CONJUNTO Um conjunto se pode entender como uma coleção ou agrupamento bem definido de objetos de qualquer classe. Os objetos que formam um conjunto são.
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA TEORIA DOS CONJUNTOS
CONJUNTOS.
MATEMÁTICA BÁSICA TERCEIRAO/PRE-ENEM TEORIA de CONJUNTOS I I
Modelos Probabilísticos
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Administração - UFMT Modalidade – Educação a Distância
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO CONJUNTOS NUMERICOS.
Funções Prof. Márcio.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Matemática - Licenciatura.
Geometria Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar.
PONTO, RETA E PLANO.
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA 6º ANO MARINA E MARISTER PROFª VIOLETA ESTEPHAN.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
FATORAÇÃO Prof.ª Juliana Schivani FATORAÇÃO Fatorar uma expressão algébrica é transformá-la em um produto de duas ou mais novas expressões mais simples.
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
Profª Kaline Souza. Matrizes são tabelas de números dispostos em linhas e colunas. Vamos agora considerar uma tabela de números dispostos em linhas e.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Escola Básica Vasco da Gama de Sines
Metafísica Aristotélica
CONJUNTOS.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Prof.ª Juliana Schivani Comildo e Magrilda vão a um restaurante em que cada copo de refrigerante custa R$ 1,50 e cada prato de batatas fritas custa R$
CONJUNTOS Professora Kaline Souza. Conjuntos Intuitivamente, representados por letras maiúsculas, os conjuntos são agrupamentos de objetos denominados.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Consideremos uma carga q, positiva, fixa, e uma carga q 0, negativa, colocada inicialmente num ponto A. A carga q 0 terá tendência a aproximar-se de q.
Revisão e Aplicação de Trabalho, Potência e Energia Mecânica (ENEM/UERJ/PUC-RJ) Sérgio Ferreira de Lima
Física Geral e Experimental p/Eng. I
Programação para Internet Aula 12 SQL (Comandos de Consulta ao BD)
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Departamento de Informática – E D L M Teoria dos Conjuntos Rosen 5 th ed., §§ Estruturas Discretas e Lógica Matemática Dep. de Informática – UFMA.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Prof. Hubert Chamone Gesser, Dr. Retornar Probabilidades Disciplina de Probabilidade e Estatística.
O SEGREDO DA VIDA Hei!!! Psiu!!! Vou contar um segredo... Que a mim confiaram... Mas é um segredo que pode ser contado...
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Subtratores e Comparadores
ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
TEORIA DOS CONJUNTOS.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Transcrição da apresentação:

Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma maneira geral, temos que um conjunto é tudo aquilo que nos dá uma idéia de lista,coleção, agrupamento ou classe de objetos bem definidos Objetos: Qualquer coisa: números, pessoas, letras, rios, etc.... Elementos ou membros de um conjunto E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES MATEMÁTICA TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa Exemplos : Conjunto dos dias da semana, Conjunto dos times de futebol da primeira divisão, Conjunto das vogais do alfabeto Conjunto dos alunos do Ensino Médio de um colégio MATEMÁTICA

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Notação: Elementos: Letras maiúsculas: A, B, X, Y,... Conjuntos: Letras minúsculas: a, b, c, d... Descrição pela citação dos elementos: A = { x I x é uma pessoa que habita a Terra } B = { x I x é um rio do Brasil } X = { x I x é um número primo positivo } Por Extensão, Tabular ou Enumerativa: Por Propriedade Característica: Representamos o conjunto através de uma propriedade característica de seus elementos.

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Diagrama de Euler - Venn: A a e i o u B

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA a A b A e A w A a pertence ao conjunto A b NÃO pertence ao conjunto A X = { x I x é um número primo positivo } 2 X 8 X X 1 X 1 Não é um número primo 13

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Conjunto Universo A b A e A w A A a e i o u b w U a É o conjunto mais amplo em que está inserido o conjunto em estudo U pode ser o conjunto das letras do alfabeto e A o conjunto das vogais

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Conjunto Unitário : Aquele que possui um único elemento A = { 2 } B a Conjunto Vazio : Aquele que não possui nenhum elemento A = { } OBS: Conjunto unitário Não representa um conjunto vazio A = ou A = A = { } A = { x I x é um habitante da Terra com mais de 200 anos }

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Conjuntos Iguais : Dois conjuntos são iguais se, e somente se, possuem os mesmos elementos A = { a, b, c, d, e } B = { a, b, c, d, e } A = B Ex: A = { 1, 2, 3, 4 } B = { 3, 1, 4, 2 } A = B C = { 5, 6, 5, 7 } D = { 7, 5, 7, 6 } C = D A B A ≠ B

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Subconjuntos : A é subconjunto de B se cada elemento do conjunto A é também elemento do conjunto B. A é subconjunto de B A B U A é subconjunto de B A está contido em B B contém A

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA A a b d c e B U C não é subconjunto de D A está contido em B B contém A C = { 5, 6, 3, 2 } D = { 3, 5, 7, 6 } A é subconjunto de B C não está contido em D

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA O conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto OBS : Qualquer conjunto é subconjunto dele mesmo

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Conjunto das Partes: Chamamos de conjunto das Partes do conjunto A e representamos por P(A), o conjunto de todos os subconjuntos do conjunto A. Escrever todos os subconjuntos do conjunto A = {0, 5, 7, 9}. -Subconjunto com nenhum elemento: -Subconjuntos com um elemento: {0}; {5}; {7}; {9} -Subconjuntos com dois elementos: {0,5}; {0,7}; {0,9}; {5,7}; {5,9}; {7;9} -Subconjuntos com três elementos: {0,5,7}; {0,5,9}; {0,7,9}; {5,7,9} -Subconjuntos com quatro elementos: {0,5,7,9} O número total de subconjuntos é igual a 16.

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA União: Dados dois conjuntos A e B chama-se união (ou reunião) entre A e B ao conjunto formado pelos elementos de A ou B. Exemplo:

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Diagramas de Venn representativos da união entre A e B.

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Intersecção: Dados dois conjuntos A e B chama-se intersecção entre A e B ao conjunto formado pelos elementos comuns entre A e B, isto é, pelos elementos que Pertencem ao conjunto A e ao conjunto B. Exemplo:

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Diagramas de Venn representativos da intersecção entre A e B.

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Diferença: Dados dois conjuntos A e B chama-se diferença entre A e B ao conjunto formado pelos elementos do conjunto A que não pertencem ao conjunto B. Exemplo:

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Diagramas de Venn representativos de A - B. Diagramas de Venn representativos de B - A.

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Complementar: Exemplo:

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Observação: Como o conjunto B não está contido no conjunto A dizemos que o comple- mentar de B em relação a A não existe.

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Diagrama de Venn para

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Problemas Envolvendo Conjuntos. Exemplos: As provas de recuperação em matemática e física de uma escola foram feitas no mesmo dia e durante a prova, observou-se a pre- sença de 42 alunos. Sabendo-se que 25 alunos fizeram a prova de matemática e 32 fizeram a de física, determine: a)O número de alunos que fizeram as duas provas; b)O número de alunos que fizeram apenas a prova de matemática; c)O número de alunos que fizeram apenas a prova de física.

E.E. DONA ANTÔNIA VALADARES TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Alexsandro de Sousa MATEMÁTICA Numa pesquisa sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de fornecimento de água (A), energia elétrica (E) e TV por assinatura (T) de um bairro, obteve-se um grande número de reclamações. A tabela a seguir expressa o número de reclamações de 300 entrevistados durante a pesquisa. Com base na tabela, determine: a)O número de pessoas que não reclamaram de nenhum serviço; b)O número de entrevistados que reclamaram apenas do serviço oferecido pela empresa de fornecimento de água; c) O número de entrevistados que reclamaram de apenas um serviço; d) O número de entrevistados que reclamaram de pelo menos dois serviços.