Pedro Fida Sócio de Bichara e Motta Advogados, Ex-Conselheiro do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) da Suíça.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Advertisements

REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
AVISO PRÉVIO Lei nº12.506, 11/10/11 Art. 1o  O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada.
Transferência de Empregados do Exterior e para o Exterior
O CONTRATO DE TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL
Direito Desportivo, novos rumos legais 29/03/05 OAB/SP – Comissão de Direito Desportivo IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
AVISO PRÉVIO Nas relações de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deverá,
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
DAS VERBAS RESCISÓRIAS
Unidade 6 - Cessação do Contrato de Trabalho
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Direito Desportivo Julia Waddington Agra.
PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Prestação de Serviço.
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
1) Levando em consideração que determinado trabalhador recebe salário fixo de R$ 1.500,00, mais uma gratificação bimestral de R$ 200,00, nos meses de janeiro,
FGTS E ESTABILIDADES.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
SUSTENTAÇÃO FINACEIRA SINDICAL
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Tipos de salário 13º salário:inicialmente foi uma gratificação dada espontaneamente que passou a ser habitual.
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6 A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07, possibilita a: Pessoa Jurídica.
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo.
Tipos de salário 13º salário:inicialmente foi uma gratificação dada espontaneamente que passou a ser habitual.
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
Extinção do Contrato de Trabalho
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Tipos de salário Salário em utilidades = salário “in natura” = artigo 458 CLT:
HISTÓRIA Os constituintes de 1934 já previam a adoção de um fundo de reserva do trabalho; O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pela.
Remuneração e Salário.
Prorrogação e Compensação de Jornada
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
O aviso prévio Direito do Trabalho.
A CESSAÇÃO DO ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA
PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Estágio IV
Da Prestação de Serviços
FONTE: SÍLVIO DE SALVO VENOSA.
DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO Profa. Alessandra Montebelo Gonsales Rocha São Paulo, 6 de junho de 2009.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
AULA 05 ESPÉCIES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Relação de trabalho e relação de emprego.
Universidade Federal do Amazonas - Ufam Direito do Trabalho I Prof
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Institui o Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial - FUNREP.
Rinaldo José Martorelli SENADO FEDERAL COMISSÃO DE ESPORTE “A dispensa por justa causa do atleta e a cláusula indenizatória desportiva referente” PL 109.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
Rescisão Contratual Legislação.
CESSAÇÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Lei nº 12-A/2008, de 27/2 Lei n.º 59/2008, de 11/9.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
A ARBITRAGEM ANGOLANA EM ACÇÃO. R. Rainha Ginga n.º 80 – 1.º ● C.P – Luanda – Angola Telefones: (244) | / 26 ● Fax: (244) 222.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
29/6/2016Anselmo Domingos da Paz Junior 1 Férias –conceito e requisitos legais.
PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista
Transcrição da apresentação:

Pedro Fida Sócio de Bichara e Motta Advogados, Ex-Conselheiro do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) da Suíça

o Autonomia das Entidades de Administração do Desporto (Art. 16, Lei Pelé) Art. 16. As entidades de prática desportiva e as entidades de administração do desporto, bem como as ligas de que trata o art. 20, são pessoas jurídicas de direito privado, com organização e funcionamento autônomo, e terão as competências definidas em seus estatutos. o Coexistência entre Regulamentos de Federações e a Legislação Nacional

o Legislação Nacional; o Jurisprudência Nacional; o Regulamentos e Estatutos Nacionais das Entidades de Administração de Desporto; o Corpo Normativo Internacional Desportivo:  Regulamentos e Estatutos Internacionais das Entidades de Administração de Desporto;  Jurisprudência Internacional;  Decisões proferidas em última instância pelo Tribunal Arbitral du Sport (TAS)

“Art I a) transfere ̂ ncia do atleta para outra entidade, nacional ou estrangeira, durante a vige ̂ ncia do contrato especial de trabalho desportivo; b) por ocasia ̃ o do retorno do atleta a ̀ s atividades profissionais em outra entidade de pratica desportiva, no prazo de ate 30 (trinta) meses; ou c) pela dispensa motivada do atleta, caso em que na ̃ o poderá exceder a ̀ quela a que teria direito o atleta em ide ̂ nticas condic ̧ o ̃ es; e § 5o IV - com a rescisa ̃ o indireta, nas demais hipoteses previstas na legislac ̧ a ̃ o trabalhista; V - com a dispensa imotivada do atleta; e VI - com a dispensa motivada do atleta.

Dispensa Motivada de Atleta (Justa Causa - Artigo 17 Regulamento FIFA):  Clube tem direito a cobrar o valor estipulada em cláusula indenizatória; Suíça; Espanha; Uruguai; Paraguai;  Proporcionalidade e razoabilidade da cláusula indenizatória Dispensa Imotivada de Atleta  Clube deve pagar ao Atleta o “valor residual” do contrato de trabalho;

Princípio da Estabilidade Contratual entre Jogadores e Clubes  Limites à dispensa motivada ou imotivada;  Proteção à competição desportiva;  Preservação da relação trabalhista; Reconhecido pelo TAS: Clube tem direito a cobrar o valor estipulada em cláusula indenizatória;

Dispensa Motivada de Atleta (Art. 17, Reg. FIFA):  Por culpa do Jogador: Deverá pagar indenização, levando-se em consideração: lei aplicável no país, as especificidades do esporte e outros critérios objetivos: Remuneração e outros benefícios devidos ao jogador no contrato rescindido e no novo contrato- é o valor econômico referente aos serviços prestados pelo jogador e não à perda econômica sofrida pelo Clube. Deve-se analisar o valor que o jogador receberá no novo clube.

 Contratos com Prazo Determinado: rescisão apenas com justa causa ou em caso de falência do Clube; Justa Causa  Quebra da confiança e boa-fé entre as partes a ponto de prejudicar a relação trabalhista. Exemplos: Falta de pagamento de salários por 3 meses; Jogador não se apresentar ao clube para treinamento e/ou jogos por período significativo; Jogador sair de férias sem autorização do Clube; Jogador apresentar conduta e comportamento agressivo com colegas de trabalho, técnicos;

Termino do contrato com justa causa (art. 337b):  Indenização levando-se em consideração a remuneração e as obrigações estipuladas no contrato de trabalho rescindido. Termino do contrato sem justa causa:  Por culpa do Empregador (art. 337c):  Indenização referente ao período do aviso prévio ou referente ao período restante do contrato. Será descontado deste valor a quantia que o empregado economizou como resultado da cessação da relação de trabalho e a quantia recebida em novo emprego.  O valor não deverá ultrapassar o equivalente à 06 meses de trabalho.

“Art I a) transfere ̂ ncia do atleta para outra entidade, nacional ou estrangeira, durante a vige ̂ ncia do contrato especial de trabalho desportivo; b) por ocasia ̃ o do retorno do atleta a ̀ s atividades profissionais em outra entidade de pratica desportiva, no prazo de ate 30 (trinta) meses; ou c) pela dispensa motivada do atleta, caso em que na ̃ o poderá exceder a ̀ quela a que teria direito o atleta em ide ̂ nticas condic ̧ o ̃ es; e § 5o IV - com a rescisa ̃ o indireta, nas demais hipoteses previstas na legislac ̧ a ̃ o trabalhista; V - com a dispensa imotivada do atleta; e VI - com a dispensa motivada do atleta.

§ 11. Constitui justa causa para a dispensa motivada do atleta – alem das arroladas nas alineas a a l do art. 482 da Consolidac ̧ a ̃ o das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943 – a eliminac ̧ a ̃ o do atleta imposta pela entidade de direc ̧ a ̃ o desportiva maxima, nacional ou internacional. (NR) Decreto nº 6.653, de 18 de Novembro de Promulga a Convenção Internacional contra o Doping nos Esportes, celebrada em Paris, em 19 de outubro de 2005.

Hipóteses de banimento do esporte:  Dopagem - geralmente a reincidência resulta no banimento do esporte. Ex.: Fabiane dos Santos (Atletismo) suspensa em 1995 e banida em 2001;  Corrupção – ex: “match-fixing” Tenista Daniel Kollerer banido do esporte por sucessivas tentativas de compra de jogadores e manipulação de resultados; Jogadores de Futebol banidos do esporte por manipulação de jogos e conluio com casa de apostas;

Muito obrigado