“Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU – unidade central de processamento) ”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Planeta da Informática
Advertisements

Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura de Computadores
1. Introdução: São dispositivos utilizados para armazenar dados (Informações). Desde o lançamento do 1º computador, os programadores vem exigindo capacidades.
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Professor Felipe Monteiro Lima
Tecnologias Especificas Informática
Organização de Computadores
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
Memória Principal.
Unidade Central De Processamento: Processador
Técnico em Informática
Organização e Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Subsistema de Memória.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Componentes de um computador
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
TIC - Conceitos Introdutórios
Hierarquia de Memória Arquitetura de Computadores Aula 4 – Memória 23/08/2012 Bruno Iran Ferreira Maciel Mestrando em Ciências da Computação – Cin/UFPE.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Computação Eletrônica 2
Introdução à Engenharia de Computação
Memória.
Hardware Professora Milene Selbach Silveira
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Equipe 3 Componentes de Subsistema E/S Comunicação entre Dispositivos
Funcionamento interno do computador
Introdução à Computação
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Memória Principal Anotações de Aula
Microcontroladores Francisco Dantas - Lamberto Augusto – Pedro Lages –
André Marques Nº3 Daniel Penteado Nº6. Índice: 1.Introdução 2.Componentes-Chave 3. Motherboard 4. Processador 5. Cooler 6. RAM 7. Disco Rígido 8. Placa.
Modos de Transferência Acesso Direto à Memória (DMA) ARQUITETURA DE COMPUTADORES II Prof. César Augusto M. Marcon.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova Hardware e Software Exemplos de Hardware: Teclado, Mouse, Monitor, HD entre outros. Exemplos de Software:
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
1 Circuitos Sequenciais: Registradores Disciplina: Circuitos Digitais Aula 20 Lucas Santos Pereira.
Sistema Computacional. Veículo Submarino para inspecção da plataforma continental Sistema Computacional Hardware e software responsável pelo controlo.
Arquitetura de Computadores Introdução à Prof. Wagner Siqueira Cavalcante.
Sistema Informatizado Hardware. Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores.
 Todo processador é constituído de circuitos capazes de realizar algumas operações primitivas:  Somar e subtrair  Mover um dado de um local de armazenamento.
Aula 2 Armazenamento de dados
TRABALHO AVALIATIVO ALUNO: FRANCISCO HELIÉSUS DE MEDEIROS MATÉRIA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INE5408 Estruturas de Dados Gerência de Arquivos.
“Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU – Unidade Central de Processamento) ”
Estrutura do computador
 Apenas uma parte relativamente pequena do espaço de endereçamento dos programas é acessada em um instante qualquer  Localidade Temporal  Um item referenciado.
Numeração Binária ESCOLA SENAI "ROBERTO SIMONSEN“ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES Matemática para Telecom – Aula 01  Usa somente Zero (0) e Um (1) para.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 4. Hardware Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Oficina de Informática
O QUE É UM COMPUTADOR Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 2. Introdução Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Sistemas Internacional de Unidades. Já imaginou se quando você fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificações expressas.
Qual a diferença entre HD e SSD. líder de armazenamento para PCs, notebooks e smatphones e tablets é o SSD. SSD é a sigla para Solid-State Drive, algo.
PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA HP-12C. A MÉMÓRIA BÁSICA DA HP-12C A MÉMORIA BÁSICA DA HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE POSSUI 8 LINHAS A HP-12C GOLD/PLATINUM/PRESTIGE.
Transcrição da apresentação:

“Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU – unidade central de processamento) ”

 O subsistema de memória é constituído de vários componentes (tipos de memória) interligados e integrados para atender o processador  São necessários vários tipos de memória devido à:  Velocidade crescente do processador  Exemplo: O processador manipula um dado em 5ns e a memória pode transferir um dado para o processador em 60ns: baixa produtividade  Necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento de informações

O avanço tecnológico na construção de processadores e memórias não tem sido uniforme ▫ A quantidade de instruções executadas por segundo tem dobrado a cada 18 meses para o mesmo preço ▫ A velocidade de acesso das memórias tem aumentado 10% ao ano, embora sua capacidade de armazenamento venha quadruplicando a cada 36 meses, para o mesmo preço

 Problema: Um único tipo de memória com elevada velocidade e grande capacidade possui um custo altíssimo  Solução: Conjunto de memórias com diferentes características

Registradores Memória cache Memória principal Memória secundária Custo alto Velocidade alta Baixa capacidade Custo baixo Velocidade baixa Capacidade elevada

Tempo de acesso: tempo que a memória gasta para colocar uma informação no barramento de dados após uma determinada posição ter sido endereçada ▫ O tempo de acesso das memórias eletrônicas é o mesmo para dois acessos consecutivos ▫ Nas memórias eletromecânicas, o tempo de acesso varia conforme a distância física entre dois acessos consecutivos

 Capacidade: quantidade de informação que pode ser armazenada  Registrador de 64 bits  Cache de 8Mb  Memória principal de 8Gb  Disco de 1 Tb

 Volatilidade:  Não-volátil: retém a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada  Volátil: perde a informação armazenada quando o computador é desligado  Tecnologia de fabricação:  Memórias de semicondutores: rápidas e caras (Registradores, MP e MC)  Memórias de meio magnético: baratas e lentas (discos e disquetes)  Memórias de meio ótico: CD-ROM, CD-RW

 Temporariedade: tempo de permanência da informação em um dado tipo de memória, podendo ser permanente ou transitória  Discos magnéticos X Registradores  Custo

 Armazenam instruções e dados por um período de tempo muito curto, para que o processador possa acessar na mesma velocidade em que trabalha  Tempo de acesso: 1 a 5 ns  Capacidade: armazena um único dado (instrução ou endereço) e seu tamanho varia de 8 a 64 bits  Volatilidade: volátil  Tecnologia: igual à tecnologia da CPU  Temporariedade: transitória (pouco tempo)  Custo: o mais alto de todas as memórias

ULA UC R1 R2 R3 Rn.... Processador Memória principal cache