O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO COMPLEMENTAR FORMAÇÃO MODULAR A REFLEXÃO E OS PORTEFÓLIOS IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

PRINCIPAIS OBJECTIVOS: Apoiar o adulto na identificação, exploração e valorização das experiências de vida; Alterar as “experiências de vida” para o estado de “vivências”; Comparar os adquiridos com os Referenciais de Competências-Chave existentes. O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

O PROCESSO IMPLICA: Ser Dinâmico; Ser Activo (em “acção no momento”); Ser Autónomo; O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

E AINDA… Revisitar contextos de vida e as competências associadas, criando introspecção, auto-avaliação e mudança; (Re)Construir as Narrativas; Orientação por profissionais reconhecidos e formados. O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

PERMITE ÀS PESSOAS: Descrever competências utilizadas em diferentes contextos de vida; Promover a autonomia; (Re) Estabelecer projectos de pessoais e/ou profissionais; O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

PERMITE ÀS PESSOAS: Antecipar mudanças e mudanças de vida; Formalizar a valorização do conhecimento acumulado e competências adquiridas através de um Diploma. O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

RESULTADOS: ( Esperados...) Desenvolvimento do autoconhecimento e percepção/compreensão dos adquiridos; Construção activa de projectos de vida (apoiados e planeados); Certificação Escolar e/ou Profissional de grau mais elevado. O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

CONTEXTUALIZAÇÃO TÉCNICA: Aplicação de metodologia e princípios do Balanço de Competências (BC) no Eixo de Reconhecimento; Desenvolvimento do trabalho de acordo com as fases do BC; Intenção exploratória face aos diversos contextos de aprendizagem (formal, não formal e informal); O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

CONTEXTUALIZAÇÃO TÉCNICA: Valorização de competências específicas (RCC’s); Orientação por princípios metodológicos de Portefólio; “Crescimento” académico e/ou profissional através de um valor formal para a Escola da Vida. O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

TÉCNICAS SUGERIDAS Entrevista não directiva e semi- directiva (individual e em grupo); Descrição e narrativa individual; Partilha de experiências e subjectividades; Reflexão pessoal sobre os Temas DA Vida; Recolha Documental e integração na reflexão crítica; O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

TÉCNICAS UTILIZADAS Confrontação positiva (o despertar da análise); Indução da perspectiva crítica; Portefólio de Aprendizagens (metodologia, processo e produto); Exercícios construídos a partir da experiência do adulto; Comparação e posterior confronto com as Competências-Chave designadas. O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008

RISCOS DOS PROCESSOS DE E.F.A. Superficialidade Assistencialismo Padronização Projecção (nos sonhos) Terapêutico (Psicologismo) Avaliação (Cognitivismo) Escolarização O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA IEFP FORMAÇÃO PARA EQUIPAS PEDAGÓGICAS RVCC E EFA-NS Helga Marques 11 de Março de 2008