ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ESPÍRITO SANTO E O COMPROMISSO ECOLÓGICO DO CRISTÃO
Advertisements

ENGENHARIA AMBIENTAL MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Meio ambiente.
Projeto - A escola e o meio ambiente
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Reciclagem Introdução. Gestão Ambiental: Onde Está a Ligação com a Atividade Produtiva? Conhecimento Acadêmico Vulgarização do Conhecimento Novas Tecnologias.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Você se liga no Meio Ambiente?
O mundo em nossas mãos 6ºA.
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
BOA TARDE!.
20 Perguntas
PROPEA Programa de Pesquisa e Educação Ambiental.
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
Educação Ambiental - GPEEA
PROJETO “reinventando o ensino médio”
O que é o potencial social?
Agrupamento de Escolas de Alijó
30 de junho de 2009.
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
Energia Renovável e Não Renovável
I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação.
Programa UFBA Ecológica
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO DA VIDA AQUECIMENTO GLOBAL
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Escola: Coopen Série: 5°ano Aluno: Daniel
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Escola: COOPEN Aluno: Gabriel Série: 5°ano vespertino
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Escola: COOPEN Aluna: Ana Laura Série: 5°ano matutino
Seminário do Setor Portuário
Educação Ambiental.
Escola: COOPEN Aluna: Rafaela Leão Série: 5° - ano
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Dia do Design Sustentável
A biologia é a ciência que se centraliza no estudo da vida
Meio Ambiente Escola: Coopen Aluna: Isadora Série: 5° ano matutino.
Economia Ecológica e a Natureza dos Recursos Naturais Joshua Farley, PhD Universidade de Vermont Desenvolvimento de Comunidade e Economia Aplicada Instituto.
POUSADA ALTO DA BOA VISTA Campos do Jordão – SP - Brasil.
10 Diretivas do Município Verde Azul
Escola: COOPEN Aluna: Carolina Série: 5°ano - matutino
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Centro de Ensino Superior do Amapá
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Coleta Seletiva e Reciclagem
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
CAT.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental e o envolvimento da economia, sociedade e Estado na questão socioambiental.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Oikos é o Projeto de Sustentabilidade Ambiental apresentado pelo Recanto Maestro desde o ano de Este projeto que conta com a parceria de todas as.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Práticas de percepção ambiental Paradigmas da casa e da árvore. As 10 coisas que mais gosto de fazer. Testes de comprometimento com a questão ambiental. Seminário sobre temas ambientais urbanos. Percepção sobre o lixo produzido. Seminários ecológicos.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Outras práticas de percepção ambiental Custo do automóvel. Fotos antigas X fotos atuais, entrevistas. O petróleo: usos, impactos e alternativas. A energia solar: potencialidades. Conceitos: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, consumo sustentável, socioambientalismo, visão antropocêntrica e mito da reciclagem.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Outras práticas de percepção ambiental Temas geradores: notícias de jornais e revistas. Projetos de intervenção: escola e entorno. Trilha da Vida. Conhecendo os animais da Floresta Atlântica. Ciclos biogeoquímicos.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Outras práticas de percepção ambiental Olhar o rio e fazer relações possíveis. Produção de murais temáticos. O homem imitando a natureza. Jogo de chão. Ações na escola: minhocário, composteira, produção de mudas.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Outras práticas de percepção ambiental Interdependência dos elementos. A escola que temos e a escola quer queremos. Práticas de ecocidadania. Importância da água. Teatro ambiental.