Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira

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Transcrição da apresentação:

Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira

2 O que é o Mconf? Plataforma de Conferência Web que permite a comunicação em tempo real com: Acesso federado (Comunidade Acadêmica Federada - CAFe); Compartilhamento de voz; Compartilhamento de vídeo; Compartilhamento de apresentações; Compartilhamento de tela; Colaboração com quadro branco; Colaboração com bate-papo público e privado; Gravação das sessões conferência web; Número ilimitado de salas de webconferência;

3 Algumas características... Desenvolvido por uma equipe da UFRGS através do programa de GT’s de P&D da RNP. Equipe composta principalmente por alunos de mestrado (Felipe Cecagno e Leonardo Daronco) com orientação do professor Valter Roesler. Desenvolvimento financiado pela RNP; Construído sobre uma base de código aberto altamente customizável e expansível; Baseado no BigBlueButton. Equipe de desenvolvimento (Mconf Tecnologia) integra a BigBlueButton Foundation; Arquitetura escalável e de alta disponibilidade;

4 Porque Adotar o Mconf? Ao contrário do Adobe Connect (que é da Adobe), o Mconf é uma ferramenta da RNP. Sem custo de licenças; Mconf possui uma maior facilidade e qualidade de suporte com custo muito inferior em comparação ao Adobe Connect; Mconf permite melhorias diversas com possibilidade de desenvolvimento e customização de funcionalidades; Roadmap de evolução da plataforma é definido pela RNP, atendendo as necessidades do serviço de conferência web; Mconf nos permite Relatórios personalizados; Flexibilidade e escalabilidade;

5 Principais Diferença Todo usuário possui sua própria sala de webconferência (automaticamente); A criação de salas é ilimitada baseada na criação ilimitada de comunidades; Não existe limite de número de usuários nas salas de webconferência; (ainda) Não existe limite de conexões simultâneas no portal e nas salas de webconferência; (ainda) O Mconf não salva o status das sessão nas salas de webconferência, diferentemente do Adobe Connect que mantém o status da sala mesmo quando todos participantes saem; Connect X Mconf

6 Principais Diferença A gravação salva (apenas) os itens abaixo: Pod de apresentação; Pod de chat público; Pod de Vídeo; Compartilhamento de tela; (este substitui o vídeo) Não é necessário assistir toda a gravação para fazer o download da mesma; O Mconf não permite a edição do vídeo antes de fazer o download; A gravação fica disponível em dois formatos, HTML5 e.webm; Connect X Mconf

7 Arquitetura do Mconf mconf-web mconf-live mconf-lb mconf-recordings Funcionamento

8 Infraestrutura Atual: 8 servidores mconf-live; 1 servidor de Portal web; 1 servidor de LB; 1 servidor de gravação. Futuro: 8 servidores mconf-live; 2 servidores de portal web; 2 servidores de LB; 1 servidor de gravação. Ambiente de Produção

9 Infraestrutura Capacidade e carga da plataforma

10 Infraestrutura Atual: 1 servidores mconf-live; 1 servidor de Portal web; 1 servidor de gravação. Futuro: 2 servidores mconf-live; 2 servidores de portal web; 2 servidores de LB; 1 servidor de gravação. Ambiente de Homologação A infraestrutura de homologação é responsável por receber primeiro todas as versões, funcionalidades e correção de bugs, ou seja, é nesta infra que disponibilizamos primeiro todas as alterações feitas no Mconf para um período de testes antes que ela seja qualificada para o ambiente de produção.

11 Portal Web (mconf-web) Permite o acesso federado (CAFe), acesso através de uma base de dados LDAP e também através da base de dados local da ferramenta; Todo usuário tem sua sala pessoal de webconferência, esta sala é criada automaticamente, quando se cria o usuário a sala também é criada; Todos usuários podem criar quantas comunidades forem necessárias e toda comunidade possui sua própria sala de webconferência; Novas salas de webconferência para uso de áreas, projetos, grupos de trabalho e etc podem ser criadas por qualquer usuário com a criação de comunidades. Regras gerais

12 Portal Web (mconf-web) Enviar convites para sessões de webconferência (em salas pessoais e em salas de comunidades). Estes convites podem ser importados pelo Zimbra diretamente para a agenda; Assistir as gravações feitas nas salas de webconferência (em salas pessoais e em salas de comunidades); Configurar as preferências das salas de webconferência como: Se a sala é pública (padrão) ou privada; Chaves de acesso como usuário e moderador das salas privadas; Mensagens de boas vindas (exibida no bate-papo da sala); Layout padrão da sala; Permitir que somente o apresentador habilite áudio e vídeo (no modelo webinar); Auto iniciar áudio ou vídeo de todos usuários; Regras gerais

13 Portal Web (mconf-web) No Mconf, uma comunidade é um espaço no portal web reservado para interação dos usuários, uma área de colaboração para áreas, grupos de trabalho, projetos e usuários diversos com interesses em comum. Qualquer usuário pode criar uma comunidade, e não existe limite no número de comunidades que podem ser criadas. Para participar de uma comunidade existente o usuário deve pedir para “Entrar na comunidade”, esta solicitação deve ser aprovada por um dos administradores da respectiva comunidade. Toda comunidade possui sua própria sala de webconferência, a lista das gravações feitas nesta sala, um mural de recados para comunicação entre os participantes e uma área para compartilhar documentos. Todas as configurações aplicáveis as salas pessoais também são aplicáveis as salas de comunidade. Comunidades

14 Portal Web (mconf-web) Comunidades As comunidades podem ser: Pública: Onde qualquer um consegue visualizar tudo sobre a comunidade (gravações, status da sala de webconferência, recados do mural, membros da comunidade e documentos da comunidade), mas não conseguem interagir com a comunidade (postar recados no mural, postar documentos, abrir a sala ou entrar na mesma sem autorização prévia); Privada: Somente os participantes da comunidade terão acesso a visualizar e interagir com todo o conteúdo da comunidade; Os usuários de comunidade podem ser: Usuário: Participante da comunidade, tem acesso a todo seu conteúdo, pode interagir com a comunidade (postar no mural e fazer upload de documentos), pode abrir a sala da comunidade como moderar caso ela não esteja em uso e se estiver em uso pode entrar na sala como um usuário comum sem necessidade de aprovação do moderador da sala. Administrador: Tem as mesmas características do usuário participante, com acesso a administração da comunidade podendo alterar configurações da comunidade, convidar e admitir novos participantes, alterar as opções da sala de webconferência e encerrar a sala caso esteja em uso.

15 Portal Web (mconf-web) Os usuários e as comunidades de um único portal web podem ser divididos por grupos que chamamos de instituições, desta forma os usuários e comunidades de uma determinada instituição são logicamente identificados dentro de um mesmo portal web. Para facilitar a administração para a RNP e principalmente para as instituições clientes do serviço, foi implementada uma hierarquia de usuários no portal web, sendo ela: Administrador Global: São usuários com acesso a área de administração do portal, com permissão para alterar as configurações gerais do portal e criação e deleção de instituições, usuários e comunidades. Administrador Institucional: É um usuário especial que fica responsável por gerenciar toda uma instituição. Tem permissão para aprovar, criar e deletar usuários e comunidades. Conceder permissão de gravação para usuários e moderar comunidades. Usuário: É o usuário comum do sistema, tem permissão para utilizar sua sala pessoal e criar ou participar de novas comunidades. Instituições

16 Load Balancer (mconf-lb) Mconf-lb

17 Webconferência (mconf-live) Usuários comuns, apresentadores e moderadores; Habilitar áudio e vídeo; Compartilhar apresentações; Bate-papo público e privado; Notas Compartilhadas; Layouts; Compartilhamento de tela; Gravação; mconf-live

18 Gravação (mconf-recordings) Mconf-lb

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Obrigado!