1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Sistema de Cadastro de Alunos
CIMA/DEINF/CADASTRO DE ALUNOS
Sistema de Cadastro de Alunos Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Centro de Informações Educacionais – Cie.
Sistema de Cadastro de Alunos
CIMA/CIE/NRM CADASTRO DE ALUNOS
Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
ORIENTAÇÕES SOBRE A COLETA NO SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Sistema de Cadastro de Alunos
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS
Relatório Final 2013 Todas as orientações para o encerramento nos sistemas estão no sítio do NRE Página do.
Orientações disponíveis do sistema
Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012.
Iniciando o Censo Escolar 2011
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO
NRM – Núcleo de Gestão da Rede e Matrícula CIE - Centro Informação Educacional CEMAT – Centro de Matrícula DGREM - Departamento de Planejamento e Gestão.
SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
ORIENTAÇÕES DOS ERROS IMPEDITIVOS
CIMA / DEINF / CADASTRO DE ALUNOS
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Diretoria de Ensino Região de Campinas Leste CIEGRE NIT - Núcleo de Informação e Tecnologia NRM – Núcleo.
MANUAL 2015 AUXÍLIO TRANSPORTE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
MATRÍCULA ENSINO MÉDIO – 2016
Censo Escolar Novas Informações Localização Geográfica, Dias da semana da turma, Justificar a falta de informação de documento do aluno, Escola.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
Cadastro Docente Informações Importantes ›Para iniciar a digitação do Cadastro Docente é necessário que a turma esteja coletada e formada no Sistema.
Como fazer a pré-matrícula de aprendizes no sistema sistec? PRONATEC 1. Acessar o site: 2. clique em “Clique aqui.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
1 Orientações para acessar o Sistema Educacenso Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP Centro de Informações Educacionais – CIE.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
Turma Regular Objetivo Permitir a enturmação de alunos da unidade escolar que foram matriculados e ainda não estão enturmados. Se a turma já estiver organizada.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
Retaguarda – Entrega Parcial. Objetivo: Realizar a Venda de um determinado produto; Baixar a quantidade vendida do Estoque; Cadastrar a Data de Entrega;
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Procedimentos para a realização da matrícula
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Matrícula Objetivo Permitir efetuar a inscrição ou matrícula dos alunos e candidatos nas escolas da rede de ensino. Obs.: Os números de matrícula e de.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Instruções SIMADE – Maio / 2012
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
 É o sistema que gerencia todas as informações do curso (cadastros, notas, certificados, numero de turmas e módulos por município, etc)  Numa tradução.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2017
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2017
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2015
Transcrição da apresentação:

1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas de todas as redes de ensino (estaduais, municipais e privadas). Essa definição está baseada na Resolução SE N.º 12, de 8 de fevereiro de 2007, que institui o Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo como instrumento de coleta de dados do Censo Escolar, amparada no Decreto /95 e na Deliberação CEE 02/2000 bem como no termo de cooperação técnica acordado entre a Secretaria de Estado da Educação e o INEP/MEC.

2 Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação

3 1 - Cadastro da classe / turma 2 - Informar as disciplinas da classe / turma 3 - Cadastro do Docente /Auxiliar de Educação 4 - Informar o Docente / Auxiliar de Educação na turma/disciplina

4 Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Classe/ Turma “A” Cadastro do Docente/ Auxiliar Escola Disciplina 1 Disciplina 2 Disciplina 3 Cadastro do Docentes / Auxiliar

5 Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação 1 - Cadastro da classe / turma Para iniciar a digitação do Cadastro de Docentes / Auxiliares de Educação é necessário que a turma esteja coletada e formada no Sistema de Cadastro de Alunos.

6 Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação A escola deve ter informado o término da digitação na opção INFORMAR TERMINO DA DIGITACAO DA PROG. DE VAGAS E MATRICULAS, conforme orientado no Comunicado 039/2010. Orientado no Comunicado Cadastro de Alunos e Censo Escolar 038/2009

7

8 Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação 2 - Informar as disciplinas da classe / turma

9 MENU PRINCIPAL Opção 8 - CADASTRO DE DOCENTE E AUXILIAR

10 Opção INFORMAR DISCIPLINAS DA TURMA

11 A escola deve informar as disciplinas pelo tipo de ensino/série (8.1.1) ou pelo número da classe (8.1.2)

12 OPÇÃO INFORMAR DISCIPLINAS DOS TIPOS DE ENSINO DA ESCOLA Escolas Estaduais – as disciplinas serão carregadas do Sistema de Avaliação e Freqüência. Demais Escolas – Digitarão uma única vez as disciplinas para o tipo de ensino/série.

13 Exemplo opção Digitar o código CIE da escola

14 O Sistema apresentará na tela todas as classes/turmas da escola por tipo de ensino/série Selecionar o tipo de ensino/série digitando “x” 2010

15 O Sistema apresentará as disciplinas para o tipo de ensino/série selecionado 2010

16 Selecionar as disciplinas do tipo de ensino/série marcando “X” 2010

17 Conferir e confirmar digitando “S” 2010

18 - O sistema irá PROTEGER / INIBIR as disciplinas não permitidas para o tipo de ensino / série de acordo com a tabela de consistências do INEP/MEC. O sistema irá verificar se foi digitada pelo menos uma disciplina para o Tipo de Ensino / Série. OBSERVAÇÕES

19 Disciplinas permitidas para o Tipo de Ensino / Etapa / Série / Ano

20 Disciplinas permitidas para o Tipo de Ensino / Etapa / Série / Ano

21 Disciplinas permitidas para o Tipo de Ensino / Etapa / Série / Ano

22 Disciplinas permitidas para o Tipo de Ensino / Etapa / Série / Ano

23 Disciplinas permitidas para o Tipo de Ensino / Etapa / Série / Ano

24 Disciplinas permitidas para o Tipo de Ensino / Etapa / Série / Ano

25 Disciplinas permitidas para o Tipo de Ensino / Etapa / Série / Ano

26 Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação 3 – Cadastrar Docente/Auxiliar

27 Semelhante ao RA (Registro do Aluno), ao docente / auxiliar, cadastrado no Sistema, foi atribuído um número identificador que foi denominado RD (Registro de Docente). Cada docente deve ter um único RD, por isso é fundamental que a escola realize as consultas disponíveis no Sistema antes de fazer o cadastramento de um docente/auxiliar. CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR RD – REGISTRO DE DOCENTE

28 Lembramos que é muito comum um mesmo docente atuar em mais de uma unidade escolar e por isso é possível que seu cadastro já tenha sido realizado, em anos anteriores e/ou por outra escola onde o mesmo tem vínculo. Portanto, antes de iniciar o cadastro do Docente / Auxiliar de Educação a escola deve realizar consultas para se certificar se o profissional já se encontra ou não cadastrado no Sistema. CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR CONSULTA

29 Opções para consulta

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR Digitar o código CIE da escola

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR FICHA DO DOCENTE IDADE MAXIMA - DATA LIMITE 01/01/1925 COR / RAÇA

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR OBSERVAÇÕES FICHA DO DOCENTE Nome da Mãe – Campo Obrigatório CPF – Campo Obrigatório Código de Escolaridade 1 FUNDAMENTAL INCOMPLETO 2 FUNDAMENTAL COMPLETO 3 ENSINO MEDIO-NORMAL/MAGISTERIO 4 ENSINO MEDIO-NORMAL/MAGISTERIO INDIGENA 5 ENSINO MEDIO 6 SUPERIOR COMPLETO COM LICENCIATURA 7 SUPERIOR COMPLETO SEM LICENCIATURA 8 CURSANDO NIVEL SUPERIOR * *incluído em 2010

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR OBSERVAÇÕES FICHA DO DOCENTE Tabela de País de origem para Docentes Estrangeiros

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR OBSERVAÇÕES FICHA DO DOCENTE Tabela de País de origem para Docentes Estrangeiros

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR OBSERVAÇÕES FICHA DO DOCENTE Tabela de País de origem para Docentes Estrangeiros

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR OBSERVAÇÕES FICHA DO DOCENTE Tabela de País de origem para Docentes Estrangeiros

CADASTRAR DOCENTE / AUXILIAR Marcar com X se o Docente / Auxiliar possuir algum curso de pós graduação Para todos os docentes com Escolaridade 6 SUPERIOR COMPLETO COM LICENCIATURA ou 7 SUPERIOR COMPLETO SEM LICENCIATURA é necessário informar o código do CURSO, o código da INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR e o ANO DE CONCLUSÃO da graduação. A codificação de CURSO/INSTITUIÇÃO está disponível para consulta no Sistema de Cadastro de Alunos por meio das opções do MENU CONSULTAR CURSOS / INSTITUICOES - CENSO ESCOLAR

39 Tabela de Curso de Formação Superior

40 Tabela de Curso de Formação Superior

Informar o Docente / Auxiliar de Educação na turma/disciplina Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação

42 OPÇÃO 08.4 – INFORMAR DOCENTE POR TURMA/DISCIPLINA

43 OPÇÃO – INFORMAR DOCENTE POR ESCOLA

44 Digitar o Código CIE da escola 2010

45 Marcar com “X” a(s) turma(s) 2010

46 Selecionar com “X” a(s) disciplina(s) que o docente leciona na turma selecionada. 2010

Digitar o RD do Docente da(s) disciplina(s) selecionada (s) da turma. 2 - O docente foi incluído 2010

48 AUXILIAR DE EDUCAÇÃO Será permitido informar “Auxiliar de Educação” para as turmas de Educação Infantil (tipo de ensino 6) e Atividade Complementar (tipo de ensino 26) No entanto, de acordo com as regras do INEP/MEC, para as turmas de Pré-escola (tipo de ensino 6 - séries 1, 2 e 3) é obrigatório ter pelo menos um docente informado. Não será permitido à escola informar o TERMINO DA DIGITAÇÃO, se essa condição não for observada.

49 Após a digitação de todos os docentes, de todas as disciplinas, de todas as turmas, a escola deverá informar o término da digitação.