Implantação de Biblioteca Digital: utilizando Software Livre NOU-RAU Gilmar Vicente Carlos Eduardo Della Betta Diretoria de Tecnologia da Informação SBU.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

A TARGET.IT surgiu da iniciativa de profissionais da área com a finalidade de prover soluções e softwares para WEB e integrações entre sistemas. Atuando.
Support.ebsco.com Pesquisa básica para bibliotecas públicas Tutorial.
Gerenciando Gerenciando Documentos (Downloads) com o DOCman
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
CINAHL Tutorial de Pesquisa Básica
Treinamento no uso dos recursos SABi/Web Maria Cristina Bürger 2009.
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Pesquisa em Memória Primária
Pesquisa em Memória Primária
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Criando um blog com o wordpress. Criando um blog com o Wordpress Acesse:
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
Premio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2007 – Sebrae | Pierre Mantovani Diretor Novos Negócios.
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Sistema de Controle de Biblioteca Cliente Servidor
TUTORIAL São Paulo É um gerenciador gratuito de citações e referências Possui duas versões: Web e Desktop Funciona como uma rede social (podem ser.
Gestão de Referências e JabRef
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
A Linguagem HTML.
Tutorial do Mais Comunicador
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas Curso SEER Ministrantes Miguel Angel Márdero Arellano  Ramon M. S. da Fonseca Elaborado por Ursula Blattmann.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Tutorial Domínio Público
OAIster. A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas.
VITAL 26 de Abril Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.
HTML HyperText Markup Language Uma linguagem de marcação.
COURTNEY J. CAMPBELL VANDERBILT UNIVERSITY Criação das Listas do Programa de Arquivos Ameaçados.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
Implementando um sistema de gerenciamento de questões para professores de ensino fundamental Seminário Aplicado em Tecnologia II Orientadora: Marta Rosecler.
Gestão e Automação de Documentos
Safe Mail. Nova ferramenta de documentos confidenciais.
Inteligência Artificial Web Semântica
1º passo Forneça endereço de válido.
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
A Internet e Seu Impacto
SQLite Banco de Dados II.
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
V-Desk Help-Desk.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Agora a Zoonose pode contar com a melhor Tecnologia para Gerenciamento, Gestão e Controle Tecle ENTER para continuar Tecle ENTER para continuar.
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
Soluções para universidades corporativas
Adicionar Informações do Curso Acessando a página Apresentação do Curso Documentos/Arquivos do Curso Notícias do Portal Público do Curso Notícias do Portal.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Ensinet/Nav: Uma ferramenta para estruturação de cursos baseados em objetos de aprendizagem UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE INFORMÁTICA NÚCLEO.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
PROF. DR. DIVINO IGNÁCIO RIBEIRO JR DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - FAED EndNote X5 – Gerenciador de Referências Bibliográficas.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Plataforma Moodle. Construção da Disciplina Depois de feita a inscrição, pedir aos administradores da Plataforma Moodle (professores:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Treinamento CMS Plone Criação de Páginas Pessoais Guilherme Luiz Frufrek
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Ailton Bispo Doutorando em Administração – PPGA/UnB Visão Geral do Mendeley para o Grupo de Pesquisa IMPACTO da Universidade de Brasília.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Implantação de Biblioteca Digital: utilizando Software Livre NOU-RAU Gilmar Vicente Carlos Eduardo Della Betta Diretoria de Tecnologia da Informação SBU - UNICAMP Maio II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS

MOTIVAÇÃO Necessidade de um Sistema On-line para armazenamento e obtenção de documentos

METAS Armazenar qualquer tipo de documento Manter dados básicos e específicos Prover mecanismos de busca Controlar aceitação de novos documentos Ter uso simples e baixo custo de manutenção

ELEMENTOS PRINCIPAIS Visitante: quem consulta o sistema Colaborador: quem insere os documentos Administrador: gerenciamento da aplicação Tópico: Definição de área do conhecimento

COMUNICAÇÃO Tópico Documento Tópico Documento Visitante Colaborador Visitante

TÓPICOS PRINCIPAIS “1º Nível” Periódicos Eletrônicos Dissertações e Teses Seminários e Congressos Hemeroteca Obs: Não há limitações quanto ao nº de tópicos

Ex.: UNICAMP

Ex.: UNESP

SUB-TÓPICOS “2º Nível” Artes - Dissertações e Teses defendidas no Instituto de Artes - IA Biologia - Dissertações e Teses defendidas no Instituto de Biologia - IB Obs: Inserção de Documentos em 2º Nível Ex.: UNICAMP, UNESP

Ex.: UNICAMP

Ex.: UNESP

SUB-TÓPICOS “2º Nível” CLC - Dissertações e Teses Produzidas no Centro de Letras C. e Humanas Depto. de Letras Vernáculas e Clássicas Obs: Inserção de Documentos em 3º Nível Ex.: UEL

Dados de Conteúdo - Dissertações e Teses Autor, Título, Palavras-chave, Autores secundários Informações adicionais Dono, Categoria e Formato Arquivo, Tamanho, Data da Criação e Alteração Visitas e Downloads

Categorias e Formatos Um único tópico pode aceitar diversas categorias: Ex.: Tese, Artigo, Figura, Tabela, etc. Uma categoria define um ou mais formatos de arquivos válidos: PDF, DOC, GIF, WAV e qualquer tipo de Imagem

Mecanismos de Busca Suporte para os seguintes formatos:. ASCII, HTML, XML, SGML e WML. LaTex, Tex e DVI. PostScript e PDF. Word, Excell e Power Point

Controle É preciso estar cadastrado como colaborador para enviar um documento O documento dever estar em conformidade com a categoria(s) do tópico O documento dever ser aprovado pelo responsável Observar: Aprovação relaciona-se a tópicos de inserção manual Ex.: Periódicos eletrônicos

Responsável Quem aprova a inclusão de um novo documento Cada tópico tem apenas 1 (um) responsável Um responsável pode cuidar de vários tópicos

Administrador Faz a manutenção do sistema Cria novos tópicos Define categorias e formatos

Hierarquia Administrador Responsável Colaborador Visitante Sistema

Compressão interna Possibilidade de procura ajustável Possibilidades de bloqueio de documentos Adição de novos formatos Outros Recursos

Utilização Banco de material didático Repositório de artigos e teses Cadastro de currículos Catálogo de imagens

Tecnologia Utilizada Funciona em sistemas abertos Usa ferramentas livres e gratuitas Base tecnológico amplamente testada Sistema NOU-RAU também possui Código Aberto

Futuras Implementações OAI - Coleta de Dados SDI - Perfis de Usuário Melhoria na estrutura de estatísticas

Hardware Descrição do equipamento: Processador Intel Pentium "ou superior" gbz com FSB de 533Mhz Placa mãe P P ASUS P4B533 som DDR Memória ddr 512 MB Disco rígido IDE 80,0 gb maxtor 7200 ata 133

Descrição: Softwares: Debian 3.0 woddy Postgres php Apache Perl 5.8 Obs: Aplicações básicas para suportar o Nou-Rau. Software

Vínculos Z39.50 // Nou-Rau – Copyright © Instituto Vale do Futuro // This program is free software: Copying for details Function z39.50_search (author) { // connects in the data base (UNICAMP) $id = yaz_connect ( :XXXX/DEFAULT): // specify the Z39.50 resulting format Yaz_syntax($id, usmarc); Obs: Extensão do PHP = Biblioteca YAZ

Vínculos Z39.50 function z39.50_extract_marc_record ($marc) { reset ($marc); $a = array() ; // array to be returnet while (list ($key, list($tag, data)) = each($marc)) { $data = utf8_decode($data); // transforma o conteudo de utf8 para latin1

Vínculos Z39.50 If ($res{id} == 001) $a [ id ] else if ($res[1] == 008) $a [ idioma ] = substr ( $data, 35, 3); else if ($res[1] == 245) $a [ título ] = $a [ subtítulo ] = $c [ autor] =

Vínculos Z39.50 Tag 008, Posição 35-37

Vínculos Z39.50

Tabela de conversão MARC versus Z39.50

Arquivos de Tradução msgid " " msgstr " " "Project-Id-Version: Nou-Rau\n" "POT-Creation-Date: : \n" "PO-Revision-Date: : \n" "Last-Translator: Marcelo Malheiros \n" "Language-Team: Portuguese (Brazil)\n" "MIME-Version: 1.0\n" "Content-Type: text/plain; charset=iso \n" "Content-Transfer-Encoding: 8bit\n“

Arquivos de Tradução msgid "$cfg_tool_htstat must be defined in the 'config_d.php' file" msgstr "$cfg_tool_htstat deve ser definido no arquivo 'config_d.php'" msgid "-- choose one of these categories --" msgstr "-- escolha uma destas categorias --" msgid "1 document processed" msgstr "1 documento processado" msgid documents processed" msgstr documentos processados" msgid "Accept this document" msgstr "Aceitar este documento"

Tabelas Tabelas do Nou-Rau: Tabela Log: Column | Type | scope | character(1) | op | character(2) | user_id | integer | logged | timestamp without time zone | level | character(1) | info | character varying(150) |

Tabelas Tabela Notice: Column | Type | id | integer | subject | character varying(100) | notice | character varying(1000) | user_id | integer | posted | timestamp without time zone |

Tabelas Tabela nr_document Column | Type | id | integer | title | character varying(250) | author | character varying(250) | | character varying(150) | keywords | character varying(250) | description | character varying(1000) | code | character varying(50) | info | character varying(1000) |

MTD-BR Padrão Brasileiro de Metadados de Teses e Dissertações Estrutura

Inclusão de documentos na Biblioteca Digital

Novas demandas Biblioteca Digital

Download - NOU-RAU

Dicas - Práticas 1. Criação de Usuários 2. Criação de Tópicos 3. Criação de Sub-Tópicos 4. Inserção de Documentos 5. Inserção de vínculos HTTP “hiperlink”

Contatos: Gilmar Vicente Carlos Eduardo Della Betta Daniela Feijo Simões Kleber Sacilloto de Souza Diretoria de Tecnologia da Informação Sistema de Bibliotecas da UNICAMP - SBU Biblioteca Central

Crédito: Marcelo de G. Malheiros Desenvolvedor Instituto Vale do Futuro Centro de Computação da Unicamp