Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
Advertisements

Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens
FLG Análise Espacial e Geoprocessamento
Edição Matricial ATRAVÉS DA FERRAMENTA SPRING Mauricio Alves Moreira
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Professor Laerte Guimarães Ferreira, PhD
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
Fundamentação Teórica
Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Processamento de Imagem
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Clayton de Medeiros Vasconcelos Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas CAT- Out
Conceitos, Histórico, Introdução ao CD-ROM Educacional do INPE Aula 2
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
Revisão Geral Técnicas de Realce Histogramas
Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto e Realce de Imagem
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
Análise Digital de Imagens
AULA Carlos Eduardo Vieira João Antônio da Silva Neto
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
SENSORIAMENTO REMOTO CONTRASTE
Camilo Daleles Rennó Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Componentes.
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Cristiano Zerbato.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução ao PDS  Sinais, Sistemas e Processamento de sinais  Elementos básicos de um Sistema de PDS  Classificação.
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
Revisão Matemática II Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Aplicações Informáticas A 11º Ano Unidade 3 – Utilização do Sistema Multimédia.
1/6/2016 Computação Gráfica
O que é Robótica É ciência que estuda a tecnologia de construção de robôs envolvendo Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e.
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Gestão Estratégica de Custos
COMO MODELAR MISTURAS. Nos exemplos estudados inicialmente avaliamos a influencia de dois fatores (temperatura e concentração) Se os valores dos níveis.
DISCIPLINA: PADRÕES E PROCESSOS EM DINÂMICA DE USO E COBERTURA DA TERRA Maria Isabel Sobral Escada Professora: Maria Isabel Sobral Escada Juliana Paiva.
Sistemas de Instrumentação Ellen Moallem Danusa Teixeira Henrique Nora Neto Luciana L. de Barros Vania R. Lança
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Título SEMINÁRIO DE PESQUISA Nome do aluno Orientador: Nome do orientador Maracanaú, abril de 2016.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Gerson Leiria Nunes.
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
Análise Espacial – Percepções do Espaço Dados Contínuos Jussara de Oliveira Ortiz.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
1 "Sistemas de ERP nas Empresas " Como você classifica a sua empresa relativamente ao n.º de empregados?
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
Flávia da Fonseca Feitosa
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos resultados da Pesquisa de Imagem - MP Paraná Proposta Pesquisa Imagem Nacional.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Metodologia Da Pesquisa Científica Analise Estrutural de Dissertação Restauração e Interpolação de Imagens do Satélite Landsat por meio de técnicas de.
APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO André Augusto Gavlak Geógrafo Análise Espacial de Dados.
CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 1 Detecção de Mudanças Sidnei J. S. Sant’Anna.
Programação Gráfica em Java Desenho em AWT Aula 04.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
SISTEMA VISUAL. Felleman & Van Essen, 1991 Áreas visuais no córtex do macaco.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
O PROJETO E A ESTRUTURA DAS TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO PODER JUDICIÁRIO.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
ESCOLHA DO MÉTODO ANALÍTICO Marcos Y. Kamogawa
DHT –Distorção Harmônica Total
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações matemáticas para alterar os valores dos pixels de uma ou mais imagens; Melhorar a qualidade da imagem para que o observador “veja melhor”; Melhorar a qualidade da imagem para preparar a imagem para ser analisada pelo próprio computador (análise de imagens) Processar uma imagem

Processamento Digital de Imagens Inclui diversas áreas como: Análise de recursos naturais; Meteorologia; Transmissão digital de sinais de televisão ou fac- símile; Análise de imagens biomédicas; Análise de imagens metalográficas e de fibras vegetais; Obtenção de imagens médicas por ultra-som, radiação nuclear ou técnicas de tomografia computadorizada; Automação industrial: sensores visuais em robôs.

Processamento Digital de Imagens Realce de Contraste

Processamento Digital de Imagens Redução de Ruído

Processamento Digital de Imagens Técnicas de PDI: permitem analisar uma cena nas várias regiões do espectro eletromagnético; extraem informação quantitativa da imagem; realizam medidas impossíveis de serem obtidas manualmente; possibilitam a integração de vários tipos de dados, devidamente georeferenciados.

Processamento Digital de Imagens Cada célula tem sua localização definida em um sistema de coordenadas (x,y); Cada célula possui um atributo numérico “z” que é o nível de cinza (DN – digital number); O DN de uma célula representa a intensidade de energia eletromagnética (refletida ou emitida) medida pelo sensor;

Processamento Digital de Imagens O sistema visual humano não é muito sensível a variações de intensidade (no máximo 30 diferentes tons de cinza); O computador consegue diferenciar qualquer quantidade de níveis de cinza: imagens de 8 bits – 2 8 =256 níveis de cinza, imagens de 10 bits – 2 10 =1024 níveis de cinza, etc.

Etapas - PDI Pré-ProcessamentoRealceClassificação

Pré-Processamento Refere-se ao processamento inicial de dados brutos para calibração radiométrica da imagem, correção de distorções geométricas e remoção de ruído.

Realce Visa melhorar a qualidade da imagem, permitindo uma melhor discriminação dos objetos presentes na imagem. As técnicas de realce mais comuns em PDI são: realce de contraste, filtragem, operação aritmética, transformação IHS e componentes principais.

Classificação Na classificação são atribuídas classes aos objetos presentes na imagem. “ Classificação é o processo de extração de informação em imagens para reconhecer padrões e objetos homogêneos e são utilizados em Sensoriamento Remoto para mapear áreas da superfície terrestre que correspondem aos temas de interesse.”

Cena 214/065 do sensor TM LANDSAT 5 (1989) Composição Colorida RGB (Bandas 4,5 e 2) Campina Grande - PB Composição Colorida RGB com realce linear (Bandas 4,5 e 2)

Cena 214/065 do sensor TM LANDSAT 7 (24/07/2000) Composição Colorida RGB com realce linear (Bandas 5,4 e 3) Campina Grande - PB Classificação de Padrões