Patrimônio cultural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
Advertisements

Patrimônio Cultural.
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
“PATRIMÔNIO INTANGÍVEL E A DINÂMICA CULTURAL CAIÇARA”
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos Aulas 23 e 24 Servidão administrativa, requisição, ocupação temporária e tombamento.
Arquivo e Documentação
CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Disposições constitucionais relativas à cultura
CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Direito Ambiental brasileiro
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
CAMINHOS DA HISTÓRIA – SUJEITOS DA MEMÓRIA: UM CONSTRUTO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO ARRANJO DOCUMENTAL E DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA Rosale de Mattos Souza.
Professor Edley
Lobby Ambiental Na Montanha
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NA CASA DA NAÇÃO, CAMACHO- JAGUARUNA –SC
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Património Mundial Origem: Wikipédia
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
O Patrimônio Cultural e São Luiz do Paraitinga
PATRIMÔNIO CULTURAL pater (latim) = pai memória PATRIMÔNIO PÚBLICO
IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura
Patrimônio Cultural: Memória, História e Identidade.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Teoria Geral do Direito Ambiental
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
8º ano 1º Volume.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
Gaveta dos Conceitos. Um museu serve para guardar os testemunhos das obras da natureza ou das obras e acções do homem que merecem ser legadas às gerações.
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
Brasília Ribeirão Preto São Paulo Incentivos Fiscais.
Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus
EVOLUÇÃO CIVILIZAÇÕES MAIS ANTIGAS: DINASTIA CHOW (1122 AC)
OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA “Utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades.
FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA São Francisco do Sul Paulo Antonio Locatelli Promotor de Justiça Coordenador do CME
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Política Educacional Brasileira
CARTA ITALIANA DEL RESTAURO 1972
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
PATRIMÔNIO CULTURAL E TOMBAMENTO
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
O que é Patrimônio Cultural?
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. TUTELA DO MEIO AMBIENTE CULTURAL.
MEIO AMBIENTE CULTURAL
ADIMC - BA PLANO DE AÇÃO PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
CF-88 Art. 216 (...)  1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários,
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Licenciamento Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Professora: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
Patrimônio Histórico. A preocupação com a preservação remota a antiguidade classica, muitas legislações podem ser encontradas ao longo da história no.
Patrimônio cultural.
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERNADES MACHADO PROFESSOR COORDENADOR: RONALDO DE AZEVEDO SILVA BOLSISTAS: JANIEL SOUZA, REGINALDO CARLOS E TELMA RODRIGUES AULA:RELEMBRANDO.
GESTÃO DO PATRIMÔNIO E POLÍTICAS PÚBLICAS
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
Patrimônio cultural.
Patrimônio cultural.
Patrimônio cultural.
Transcrição da apresentação:

Patrimônio cultural

O que é Patrimônio?  Patrimônio é o conjunto de bens materiais e imateriais que contam a história de um povo. Existem três tipos de classificação para patrimônio: Cultural, histórico e o ambiental.

Patrimônio cultural É o conjunto de bens materiais ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais,festas. 

Patrimônio imaterial São os saberes e ofícios, as formas de expressão, os lugares de sociabilidade, as festas e celebrações populares. São as formas de saber, de sentir, de viver e de fazer do povo. O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e é constantemente recriado.

Patrimônio material Com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

A Constituição Federal de 1988 ampliou e atualizou o conceito em seu artigo 216. Art. 216 – Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Mas Patrimônio refere-se a qual tempo? Passado, presente ou futuro? Sim? Não? Por quê? “São também os que se produzem no presente como expressão de cada geração, nosso “Patrimônio Vivo”: artesanatos, utilização de plantas como alimentos e remédios, formas de trabalhar, plantar, cultivar e colher, pescar, construir moradias, meios de transporte, culinária, folguedos, expressões artísticas e religiosas, jogos etc.”

O que é memória? Conceito que remete a lembranças, vestígios. Ao mesmo tempo em que estabelece relações entre passado e presente.

O que é documento histórico? Material produzido em determinado período, e que pode ser compreendidos como objetos, utensílios, indumentárias, textos, pinturas, esculturas etc.

O que é trabalho? Conjunto de atividades humanas, manuais ou intelectuais, que visam a produtividade.

O que é tombamento? Tombar alguma coisa de acordo com normas legais, equivale a registrar, com o objetivo de proteger, controlar, guardar. O tombamento de bens culturais, visando a sua preservação e restauração, é de interesse do estado e da sociedade.

Lugares que zelam pelo patrimônio histórico e cultural Arquivo: Local onde os documentos históricos são guardados para futura utilização/ pesquisa. Os arquivos guardam informações registradas em suporte papel como: cartas, fotografias, mapas, escrituras, certidões, depoimentos, livros, processos, jornais, folhetos, revistas, cartões postais, cartazes, entre outros...

Os museus: Tiveram origem no século XVIII com o objetivo de educar o povo a partir da necessidade de criar uma consciência de nacionalidade. Segundo o Conselho Internacional de Museus é "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".