LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil.
Importância do português numa sociedade globalizada e multicultural
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
O CASO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA
Escola Nacional de Saúde Pública
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Talentos para Inovação
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
Tróia, Outubro 2014 A lusofonia enquanto espaço de formação de juízes: o diálogo judicial internacional Nuno Coelho.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Avaliação na Atenção Básica
Bruno Noda nº6 Pedro Paulo Gaetani nº18 Philipp Tobo nº20
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
Integrações Africanas
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
+ 1 José Luís Cacho Presidente da Associação de Portos de Portugal APLOG, 13 Outubro 2011.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Brasil-Portugal 200 anos: Simpósios sobre Saúde Eduardo Botelho Barbosa Assessoria Internacional Ministério da Saúde Rio de Janerio, 10 de julho de 2008.
Mesa Redonda: O papel de Portugal, a nível nacional e internacional na Cooperação Internacional Investigação de uma Vacina para o VIH O papel de Portugal.
 Guerra Fria  Alma-Ata (1978): OMS, UNICEF e a saúde mundial  Guerras de libertação e sistemas de saúde esfacelados em África  A “cooperação socialista”
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
A COMPOSIÇÃO DA APD Ajuda bilateral: assenta na mobilização de fundos por parte do país doador diretamente para o recetor Ajuda multilateral: ajuda fornecida.
Augusto Paulo Silva, CRIS/Fiocruz Luiz Eduardo Fonseca, CRIS/Fiocruz
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
APRESENTAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU Mouhammed Djicó Ould Ahmed – Ponto Focal País Agostinho Sadjá Mané – Ponto Focal OMS/GUB Lydie Victor – Bibliotecária Júlio.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Cooperação para o desenvolvimento: fortalecendo a autoridade sanitária do Haiti.
HIFA-pt | Setembro 2011 Parte da Campanha HIFA2015 – Rede Global de Informação em cuidados da saúde Discussões sobre INFORMAÇÃO EM SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP

África hoje União Africana NEPAD (New Partnership for Africa’s Development) Banco Africano de Desenvolvimento Fundo Africano de Desenvolvimento CEDEAO (Comunidade Econômica da África Ocidental) UEMOA (União Econômica e Monetária do Oeste Africano) CEEAC (Comunidade Econômica da África Central) COMESA (Mercado Comum da África Austral e Oriental) SADEC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)

As bases da atuação da Fiocruz na África Cursos e treinamentos para capacitação de recursos humanos na área da saúde é uma vocação da Fiocruz e de 1995 a 2011 já treinou e formou mais de 200 alunos africanos; A Fiocruz acredita que a cooperação internacional objetiva fortalecer as instituições estruturantes dos sistemas de saúde nacionais... E, para isso, procura fortalecer as redes de escolas de saúde pública, de escolas técnicas de saúde e de institutos nacionais de saúde, tanto através do PECS como nas atividades bilaterais.

Numero de alunos africanos formados na Fiocruz

Iniciativas inter-regionais que envolvem países africanos e o Brasil CPLP – organização multilateral dos países de língua oficial portuguesa criada em 1996 durante a primeira Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado dos países membros. PALOPs – acrônimo que representa os cinco países africanos de língua oficial portuguesa IBSA/BRICS – são fóruns ou iniciativas que envolvem o Brasil, a África do Sul, Índia e China (no segundo caso)

- Observador Consultivo da CPLP: âncora técnico, desde o princípio (2007), da elaboração do PECS/CPLP - Liderança em cooperação bi-lateral com diversos países deu à FIOCRUZ o papel de: * Coordenação da RETS/CPLP * SE da RINS/CPLP * Participação ativa em todos os eixos temáticos de cooperação do PECS/CPLP - Escritório da Fiocruz na África PECS/CPLP

É um programa elaborado conjuntamente com pontos focais dos países membros da CPLP, respeitando e se baseando nos planos nacionais de saúde, que procura estabelecer ações e projetos a partir de eixos estratégicos e áreas prioritárias para que se estabeleça uma cooperação multilateral no âmbito do CPLP com procedimentos definidos para a sua operacionalização e com mobilização de recursos e financiamento para a execução dos projectos.

PECS/CPLP EIXOS ESTRATÉGICOS Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde Informação e Comunicação em Saúde Investigação em Saúde Desenvolvimento do Complexo Produtivo da Saúde Vigilância Epidemiológica e Monitorização da Situação de Saúde Emergências e Desastres Naturais Promoção e Protecção da Saúde PROJETOS INICIAIS Criação do Portal CPLP/Saúde (SECPLP) Estruturação das redes estruturantes: RETS, RINSP e RENSP da CPLP (BR) Formação Médica Especializada nos Países de Língua Portuguesa (CMLP) Centros Técnicos de Instalação e Manutenção de Equipamentos (PT)

Projetos ‘estruturantes’ da Fiocruz na África acompanhados pelo CRIS, por áreas prioritárias e por país

I - Fortalecimento do Complexo Médico- Industrial da Saúde MOÇAMBIQUE Programa de apoio à Ampliação do Acesso e à Garantia da Qualidade de Antirretrovirais e outros Medicamentos em Moçambique (Fábrica de medicamentos de Moçambique). - Projeto de Instalação da Fábrica da Fábrica de Antirretrovirais e Outros Medicamentos em Moçambique - Projeto de Fortalecimento da Agência Regulatória Moçambicana na Área de Medicamentos - Projeto de farmácia popular em Moçambique

II - Fortalecimento dos Institutos Nacionais de Saúde MOÇAMBIQUE / ANGOLA / CABO VERDE / GUINÉ BISSAU / SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE E TIMOR LESTE Programa para a consolidação dos Institutos Nacionais de Saúde (INS). 1) Criação dos INS da GB, CV e STP 2) Curso de Mestrado em Ciências da Saúde 3) Plano Estratégico dos INS MZ e GB 4) Apoio à formação de pesquisadores e docentes

III - Desenvolvimento de Escolas de Saúde Pública. ANGOLA / MOÇAMBIQUE Programa de desenvolvimento das Escolas Nacionais de Saúde Pública. - M estrado em saúde pública em Angola - Mestrado em Sistemas de Saúde em MZ (ENSP e Aggeu) IV - Fortalecimento das Escolas Técnicas de Saúde. ANGOLA / MOÇAMBIQUE / GUINÉ BISSAU / CABO VERDE Programa de Capacitação Técnica da Força de Trabalho em Saúde

V - Fortalecimento da Atenção em Saúde ANGOLA / MOÇAMBIQUE / CABO VERDE - Programa de fortalecimento do Sistema de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança - PROFORSA - Projeto de Implantação de Banco de Leite Humano em Cabo Verde e MZ VI - Fortalecimento da Informação, Comunicação e Memória do Setor da Saúde Programa de apoio ao sistema de informação em saúde de Moçambique - E-Portugues

Projetos ‘bilaterais’ da Fiocruz nos PALOP PROFORSA – Angola – ENSP e IPJVS Curso de Manejo em Tuberculose – PALOPs – IPEC (em 2013, 4/5) 3º ano da 2ªT do Mestrado em Ciências da Saúde em MZ – IOC Banco de Leite em Cabo Verde e MZ – IFF Doutoramento em Ciências da Saúde e Saúde Pública em MZ (em neg.) Instituto Materno Infantil de MZ – IFF (projeto) A FIOCRUZ coordena a Rede de Malária da CPLP e do IBAS e da rede de HIV-AIDS da CPLP A Fiocruz colabora com o Departamento Nacional de Luta Contra o HIV/AIDS do Ministério da Saúde Cooperação tripartite Brasil-Moçambique-EUA UNILAB Universidade BR-África (Ceará)

Prospecções ‘bilaterais’ entre Fiocruz e África - Benin: complexo produtivo da saúde - Etiópia: formação em M&A - Burkina Faso: CPS e Promoção - Nigéria: complexo produtivo da saúde - Sierra Leoa e Libéria: materno infantil - HIV-AIDS

Desafios e sugestões - Planos estratégicos - Residências (médica e científica) - Pesquisas conjuntas - Participação de outras unidades

Obrigado!