A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
Advertisements

Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Ano lectivo de O I Milénio a. C. no território português – Idade do ferro e presença romana.
As Cruzadas – B aixa Idade Média (1096 – 1270) X Ricardo Coração de Leão Ricardo Coração de Leão Saladino Saladino.
Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
Fenícios /Hebreus / Persas
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
BAIXA IDADE MÉDIA “MUDANÇAS NA EUROPA”. TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO Sociedade reclusa ∟ Expansão árabe ∟ Vikings ∟ Hunos ∟ Epidemias ∟ Fome.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Exploração da Costa Ocidental Africana
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
ARTE PRÉ-COLOMBIANA Prof. GILDO JÚNIOR.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
BRICS Mário Alves Nº10 Maura Vaz Nº12 Soraia Faria Nº23 Telmo Valério Nº25 E. B. 2, 3 das Olaias Geografia 9ºC.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Silvia Helena.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
BHÁSKARA.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
A Civilização Romana – parte 1
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
{ O Evolucionismo Cultural Aula 10 Aula 10. Antropologia (do grego ἄνθρωπος, "homem", e λόγος, "estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
A RECONQUISTA CRISTÃ.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Declínio do modelo feudal
As grandes regiões culturais
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
A guerra Civil da Síria.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
Geografia geral >> O Talibã
Um continente de contrastes. Revisão de conteúdos
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
MARLI GERALDA TEIXEIRA
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Afonso Henriques e as etapas da governação Portugal e a rivalidade Braga / Toledo 11/05/
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
“ uma peregrinação de cunho militar decidida pelo papa (Urbano II) que concede a seus participantes privilégios temporais e espirituais e lhes determina.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
UZBEKISTÃO.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 3 - Escola Quarup.
A EXPANSÃO MUÇULMANA O IMPÉRIO MUÇULMANO
Enquanto o Império Romano do Ocidente estava:
Questões motivadoras:
O Império Árabe Localização
O Islamismo.
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que.
Transcrição da apresentação:

A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento da Arábia. - A vontade de dominar as grandes vias de comércio entre o Oriente e o Ocidente. - O desejo de espalhar o islamismo através da «guerra santa» (Jihad, em árabe). Nos cem anos após a morte de Maomé, os muçulmanos conquistaram um vastíssimo império que ia do rio Indo, na Ásia, á Península Ibérica, ocupando todo o Médio Oriente e o Norte de África.

A capital do império foi fixada primeiro em Damasco e depois em Bagdad. Os califas tiveram dificuldades em manter a unidade de um império extenso e constituído por povos tão diversos. A partir dos meados do século VIII algumas províncias começam a escapar à autoridade do califa. A Península Ibérica deixou de obedecer, em 756 ao califado de Bagdad e mais tarde constituíram o Califado de Córdova. Pouco a pouco o império desagregou-se em reinos independentes cada vez mais pequenos. Os muçulmanos eram essencialmente comerciantes. Além de comerciarem no interior do seu Império, controlavam fora dele uma vasta rede de rotas comerciais. Em África, as suas caravanas traziam, dos reinos negros a sul do Sara: ouro, marfim e escravos. No oriente dominaram a navegação do oceano Índico e estabeleceram comércio com a Índia e China. Utilizaram para isso as duas mais importantes rotas comerciais que ligavam a Europa ao Oriente: - A Rota das Especiarias - A Rota da Seda

A civilização islâmica Diversidade e Unidade cultura constituiu-se a partir de elementos provenientes das diferentes regiões com quem os muçulmanos tiveram contacto: - Império Bizantino - Pérsia -Índia e China Os muçulmanos puderam assim assimilar e divulgar muitos dos conhecimentos e das técnicas de outros povos. Mesmo depois da divisão política do Império, os muçulmanos continuaram a manter fortes laços: uma religião e uma língua comuns e uma cultura própria. REALIZAÇÕES NO DOMÍNIO CIENTÍFICO Devem-se aos sábios muçulmanos importantes progressos no domínio do conhecimento científico. Foram excelentes geógrafos (Fizeram descrições minuciosas de muitos países), médicos, químicos (descobriram o álcool) e astrónomos (utilizaram com rigor o astrolábio). No domínio da matemática foram os muçulmanos que criaram a álgebra e divulgaram no Ocidente o sistema de numeração que ainda hoje utilizamos.

A literatura muçulmana compreende não só obras notáveis de poesia como belos textos em prosa, de que os mais conhecidos são os contos de AS MIL E UMA NOITES. No domínio da arte, os Muçulmanos notabilizaram-se como arquitectos. Na construção utilizaram como elementos mais característicos a cobertura em cúpula e o arco em ferradura. A decoração dos edifícios é constituída por elementos geométricos, vegetalistas e frases religiosas, pois o Alcorão proíbe a representação de animais e da figura humana.