A Conquista da América Latina História da América Latina UNICURITIBA Professor Renato Carneiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A América antes e depois dos espanhóis
Advertisements

A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
Os grandes espaços religiosos
A América antes e depois dos espanhóis. Maias Ruínas de Palenque em Chipas, México Resquícios de uma cidade-Estado da sociedade Maia.
1914 – 1918.
América Espanhola.
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
Independência da América Latina
América Pré-Colombiana
TRABALHO DE HISTÓRIA GRANDES CIVILIZAÇÕES MAIAS,INCAS E ASTECAS
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS:
TRABALHO DE HISTÓRIA ASTECAS MAIAS E INCAS
Alunos: Samara Letícia Taís Giovanni
A CONQUISTA DA AMERICA E RENASCIMENTO
Ideais Iluministas invadem a América
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Sociedade Pré-colombiana
A Conquista dos Astecas
Ocupação, povoamento e subdesenvolvimento
Ligação entre o sul em desenvolvimento e o norte desenvolvido
A América Espanhola Formação.
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
América Espanhola O QUE OS ESPANHÓIS ENCONTRARAM POR AQUI?
Professor Bruno Barreira
CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
Espanhois escravizam ou exterminam nativos.
HUDSON DE OLIVEIRA.
Os Romanos e a conquista da Península Ibérica
Unidade 10 - HG: A colonização da América
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
Os Romanos na Península Ibérica
A colonização da América Espanhola
Povos pré-colombianos
A conquista das terras astecas e incas
Íncas, Maias e os Astecas.
Civilização Maia.
América (re) descoberta
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Civilizações Pré-Colombianas
Dos ameríndios aos incas
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
A colonização espanhola na América
Napoleão Bonaparte.
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA E OS EFEITOS IMEDIATOS DA CONQUISTA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Os Romanos.
COMO FOI O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA?
A MITA A exploração das províncias era feita por meio do trabalho familiar. Cada família recebia um lote de terra para cultivar e tinha obrigação de prestar.
Confederação Asteca.
Chegada dos conquistadores
AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Conquista e Colonização da América (I) História A
Sociedades nativas da América
América Pré-colombiana
Ambição e tragédia : a colonização da América
AMÉRICA COLONIAL Prof. Thiago.
Incas, Maias e Astecas.
Colonização Espanhola
Expansão Comercial e Marítima Europeia
A América Pré Colombiana Os primeiros homens paleolíticos que chegaram à América vieram em pequenos grupos nômades antes de a.C. Um dos caminhos.
A AMÉRICA COLONIAL.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
Civilizações Pré-colombianas
O continente americano antes dos europeus Maias, Astecas, Incas e Tupis.
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
A CONQUISTA DO MÉXICO.
Transcrição da apresentação:

A Conquista da América Latina História da América Latina UNICURITIBA Professor Renato Carneiro

Características da Conquista Os espanhóis, depois de se depararem com a América – mais um obstáculo que um objetivo – buscaram durante muitos anos uma passagem que lhes permitisse atingir às Índias através do ocidente.Tendo falhado em seu intento, buscaram extrair o máximo que pudessem das terras encontradas. Lançam-se à aventura com o mesmo espírito de conquista e cruzada com que expulsaram os mouros do Califado de Córdoba. Muitos dos conquistadores pertenciam à mesma região do sul da Espanha, buscavam fama e riqueza e lutaram na guerra aos mouros.

Vantagem dos espanhóis Como um punhado de espanhóis pôde conquistar milhões de nativos da América? Dispunham de 4 vantagens em relação aos índios: Tecnologia militar (aço, pólvora, técnicas) Lendas dos nativos sobre volta dos deuses Imunidade a germes, muito agressivos aos índios, que morriam aos montes por doenças simples Divisão entre os diferentes povos que compunham os impérios americanos (inimigo de meu inimigo é meu amigo!)

Da chegada de Colombo... Da fundação do forte de Natividad, em 1492, na ilha de Hispaniola, por Colombo, à conquista do futuro Império Espanhol na América, levou- se pouco mais de meio século. Em 02/1519, encerradas sondagens pelas ilhas antilhanas e pelo litoral do Golfo do México, Hernan Cortés (nasc. Medellin, Estremadura, Espanha, ), foi investido pelo poder de Velazques, governador de Cuba. Desembarcou com 600 soldados, 100 canhões, 37 cavalos e 2 intérpretes na Península de Yucatan, informado da riqueza do Império Inca, cujo governante era Montezuma II.

A Conquista dos Astecas Em 08/11/1519, Cortés chegou a Tenochtitlan e capturou Montezuma, mas ao regressar à recém fundada Vera Cruz, foi emboscado pelos astecas e perdeu 1/3 dos homens (La Noche Triste). Os espanhóis seguiriam perseguidos pelos astecas, mas conseguiram o apoio dos Tlaxcala, inimigos dos astecas e por eles dominado, reverteram a desvantagem numérica, no cerco a Tenochtitlan, que matou a maioria da população. Em 1526, Cortés, então Marques de Oaxaca, foi substituído no comando do México por Luis Ponce de Leon, burocrata da Corte. “Audiência” de Nova Espanha.

A Conquista dos Quíchuas Outra audiência, Nova Castela, seguiu o caminho de sua antecessora. O mote da conquista foi o mesmo: a busca de riquezas. Mas desta vez não havia o idealismo religioso da conversão dos povos ao cristianismo. Nova Castela foi o resultado da conquista dos povos do planalto andino, principalmente o Império Inca, cujo centro era a cidade de Cuzco. O conquistador então seria Francisco Pizarro, um bastardo analfabeto da mesma região que Cortés, de clima árido e severo, também militar na luta contra os mouros.

Condições mais difíceis Junto com Diego Almagro e Hernando de Luque (padre), aventureiros, violentos e inescrupulosos como Pizarro, partiram em 1531 com 180 homens e 37 cavalos, para conquistar um território vasto, com altitudes entre 3 e 3,5 mil metros. Em 2 anos de campanha, tomaram Cuzco e prenderam o Imperador. A guerra durou 10 anos. Pizarro capturou Atahualpa em Cajamarca (1533) depois do massacre de sua guarda. Por resgate exigiu uma sala repleta de ouro até o teto, em vão. Pizarro foi assassinado em 1541, por Almagro, morto pelo filho de Pizarro, em Lima, capital do vice-reino de Nova Castela.