Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Romantismo.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
ROMANTISMO Contexto.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
A prosa no romantismo.
A prosa no romantismo.
Vertentes Realistas.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
o amor nos tempos modernos
História Social do Romantismo. A poesia
REALISMO E NATURALISMO
Literatura - Prof. Hélia
Romantismo Contexto no Brasil
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
ROMANTISMO NO BRASIL AUTORA LILIANE TOMASI PÚBLICO 2º F.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
Arte e representação.
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
SIMBOLISMO.
CLASSICISMO versus ROMANTISMO
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Professora: Aíla Rodrigues
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
CLASSICISMO Renascimento.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Professor Romildo Tavares

ROMANTISMO Profª: Indianara..
Literatura Prof. Keila Garcia
Romantismo (1) 2ª Geração.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
LITERATURA BRASILEIRA
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
2ª geração - Casimiro de Abreu
Simbolismo em Portugal
Romantismo Álvares de Azevedo.
Neoclassicismo e Romantismo
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
ARTE ISLÂMICA.
PARNASIANISMO LITERATURA.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
ROMANTISMO SÉC. XIX – “Liberdade conduzindo o povo” - Delacroix.
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
Transcrição da apresentação:

Profª Sandra

O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário existente na época, buscavam liberdade de criação, não aceitavam mais o modelo do Classicismo, sentiam necessidade de uma paisagem exuberante, significativa e vibrante. Nesse ponto, o nativismo e o nacionalismo encontram apoio nos leitores para se desenvolver. Da forma clássica, as epopeias continuam (uso de heróis), o poema político (defesa da liberdade), o soneto (mas com tema diferente). Ganha força o teatro (faz crítica à sociedade e seus hábitos negativos). A escola Romântica está associada à tristeza e à melancolia.

O Romantismo não foi apenas uma manifestação literária, de fato, surgiu das necessidades burguesas de entretenimento. Considerado como um espírito de época, em que se destacavam todas as artes: a arquitetura, a pintura, a música e, essencialmente, a literatura. É, também, um modo de vida, refletia a economia, a política, a religião, os conceitos de pátria e de família daquele momento. A partir de 1789, com a Revolução Francesa, as classes sociais eram: o operariado crescente, a média e a alta burguesia, o campesinato e a nobreza decadente.

Esse movimento costumava fazer denúncias sobre a miséria social, a insatisfação (pessoal, profissional, social), a desilusão, a agressividade, o tormento da alma, a rebeldia, características que sugerem o mundo em conflito. Tudo isso fez com que, pouco mais tarde, aparecessem as repúblicas. Eram comuns, na época, os folhetins (romances narrados em capítulos, semanal/quinzenal/mensal, nos jornais), de acordo com o gosto da burguesia (que consome literatura e paga por ela) – histórias com finais felizes, trágicos, amores impossíveis entre pessoas de classes sociais diferentes. A burguesia era uma espécie de “dona” da produção artística que existia.

Origem do nome Romantismo Desde o fim da Idade Média, o nome “romantismo” já era usado para indicar certo tipo de poesia ou de prosa que expressasse o heroísmo, as narrativas galantes de cavaleiros, as emocionantes aventuras de amor e paixão, porém é do francês roman ou romanz que vem a designação para a escola literária. * roman ou romanz (francês) – paixão arrebatadora, profunda, sensível

Características *Subjetivismo (ou individualismo) – emprego do “eu” romãntico, pessoal, expressão interior. *Escapismo – fuga do mundo por meio da imaginação, idealiza um lugar, cria fantasia, foge para a infância, para lugares pitorescos, para a Idade Média, para a morte. *Ruptura com as regras clássicas – opção pela liberdade formal. *Idealização da mulher – a idealizada (intocável, angelical) ou a sedutora (sensual, erótica).

*Culto à natureza – fonte de inspiração, aparece de forma exótica, lugares desertos, intocados. *Sentimento revolucionário – sentimento de revolucionar o mundo (sair da mesmice). *Ilogismo – mistura de sentimentos (melancólico/alegre...). *Sonho – desejos (há um lugar onde tudo é possível) – uso de metáforas, imagens, símbolos. *O exótico e o pitoresco – busca pelo exótico, paradisíaco, pitoresco (original), encantador, diferente.

*Retorno ao passado – fuga para a Idade Média, repleta de mistério, com a presença do herói bom e correto. *Fé – presença de um profundo sentimento religioso em oposição à razão clássica. *Senso de mistério, misticismo – atração pelo oculto (dos seres, das coisas, dos fatos), relação com o macabro. *Patriotismo, nacionalismo – gosto pelo nacional. *Spleen – existência de uma tristeza sem medida, uma melancolia inexplicável, depressiva.