Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Desenvolvimento histórico
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
George Seurat ( )
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
Romantismo.
POP ARTE.
Cultura de Massa e Indústria cultural
História.
Modernismo A Arte Moderna de 1900 a 1950.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
INDÚSTRIA CULTURAL.
Laura Reydon e Luana Castro
Tema 4: O surgimento da Sociedade de Massas Tema 5 : Arte Moderna : entre cultura popular e a cultura erudita.
O Impressionismo.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
ESTÉTICA Arte e realidade
Professsora: Aíla Rodrigues
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
“A ÚLTIMA CEIA” Salvador Dali
Art Nouveau.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Arte e Ciência Arte e Ciência “Passivo” histórico: das técnicas das tecnologias relação com a Arte “Activo” histórico: ajudam transformam o.
29 de dezembro de 1903 Brodoswki, São Paulo. 06 de fevereiro de 1962
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Movimentos modernos.
…um pintor que se chamava…
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Pintura Pós-impressionista
Breve introdução ao estudo da Arte.
Apresentação dos museus. Realismo Autor, obras e características do realismo nas pinturas Indicar as obras de cada museu.
Arte Contemporânea A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
INDÚSTRIA CULTURAL. 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos,
MOVIMENTOS PRECURSORES DO DESIGN GRÁFICO – ARTS & CRAFTS
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Arte Popular e Arte Erudita
Abordagem crítica de estudos de usuários. Apresentações dos grupos Necessidade de explicar os porquês, justificar os resultados Alguns duvidaram das respostas.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
Projeto: Vanguardas Europeias
Declínio do modelo feudal
Aula III – MAK0132 Modernismo, Bidimensionalidade, Vanguarda.
Clique e confira o vídeo v=yhZgdzGKfC4&feature=youtu.be.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Tópicos em Arquitetura Contemporânea – Vanguardas anos 1960/1970 e Deconstrutivismo FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 1.o semestre 2016.
CULTURA POPULAR: DANÇAS, MÚSICAS E MODA NO PÓS “Anos dourados”; - Retorno às formas tradicionais de vida; - “American way of life”; - O estilo de.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Arte comtemporânea mundial
Moderno, Modernidade, Modernismo
(1) Até ao séc. XVII, principal actor a Igreja: Irmandades, Misericórdias
Transcrição da apresentação:

Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?

Fotografia O surgimento da fotografia (1839) questionou os pintores sobre a necessidade da arte imitar a realidade (arte naturalista). A pintura se transforma (Impressionismo, Expressionismo, Abstracionismo,...) e inaugura a Arte de Vanguarda, influenciando as demais artes eruditas. Paris assume a liderança na cultura no séc. XX. Belle Epoque

Cinema A fotografia é a base para o surgimento do cinema Primeira exibição de filmes pelos Irmãos Lumiere Os primeiros filmes não têm som nem cor. Suas narrativas são simples e isso populariza o cinema como o principal meio de entretenimento no início do séc XX. O cinema é a única arte moderna e inaugura a Cultura de Massa. Os principais personagens do início do cinema são: - Irmãos Lumiere: Filmes no estilo de documentários - Melies: Filmes de ficção

Cultura de Massa Com a industrialização as cidades crescem e o comércio é a principal atividade econômica. A busca do lucro é o principal objetivo da cultura de massa. A arte perde aos poucos seu papes social, e de transformação para se transformar num produto. A arte erudita e arte popular existem até hoje, mas profundamente transformadas pela Cultura de Massa.

Arte no séc. XX Arte popular Arte de massa Arte erudita