A CIÊNCIA GEOGRÁFICA.

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Transcrição da apresentação:

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA

Geografia = geo + graphen 1. ETIMOLOGIA (Grego) Geografia = geo + graphen TERRA DESCREVER Palavra criada pelo filósofo grego Eratóstenes (diretor da Biblioteca de Alexandria ) século III a. C.

GEOGRAFIA OBJETIVO: Estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos. O conhecimento do ESPAÇO GEGRÁFICO é de suma importância, citado por exemplo sua aplicação prático-estratégica para os países na organização do poder público, para os militares da Guerra e para os empresários a fim de atuarem melhor no mundo dos negócios.

GEOGRAFIA Geografia – “escrever sobre a Terra” Até o século XIX, a Geografia consistia em um conhecimento disperso GRANDES NAVEGAÇÕES – tratava-se de um conhecimento meramente descritivo das paisagens observadas pelos viajantes

Os primeiros registros de conhecimentos geográficos se encontram em relatos de viajantes, como o grego Heródoto, no século V a.C. A percepção dos gregos sobre a Terra era bastante avançada, e filósofos como Pitágoras e Aristóteles acreditavam que ela tinha a forma esférica.

SISTEMATIZAÇÃO No século XIX ocorreu a sistematização (agrupamento em única ciência)dos conhecimentos geográficos. A Geografia surge como uma ciência à serviço do Estado.

CORRENTES HISTORICAS DA GEOGRAFIA

DETERMINISMO Escola alemã Meio como determinante das condições de vida do homem O homem se adapta ao meio sem promover grandes modificações na paisagem Defendia o expansionismo alemão Ex: a indolência do homem dos Trópicos Friedrich Ratzel

“o Homem como produto do meio” “Ideia de espaço vital”; justificou o expansionismo alemão; As condições de desenvolvimento e do subdesenvolvimento é fruto do meio; È uma corrente geográfica tradicional.

É assim chamado por apresentar um pensamento que diz: O meio natural e todos os seus atributos determinar o comportamento humano e seu avanço. O homem segundo essa ideia, é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los. Essa corrente de pensamento nasceu na Alemanha no século XIX. Seu precussor foi o naturalista alemão Friedricch Ratzel, leitor entusiasta da obra de Darwin e seu seguidor. Exemplo: Citamos a dependência e inferioridade dos habitantes dos habitantes das áreas tropicais em relação aos europeus, determinadas pela condição dessas regiões.

POSSIBILISMO Escola francesa Defendia o colonialismo francês O homem é tido como capaz de transformar a natureza, adaptando-a às suas necessidades Paul Vidal de La Blache

Afirmar que a Natureza exerce influência sobre o Homem, mas este pode escolher e modificar o ambiente natural conforme suas possibilidades técnico-científicas; Tinha o propósito de combater a escola alemã e justificar o colonialismo afro-asiático francês. “O subdesenvolvimento pode ser superado com o contato entre gêneros de vidas diferentes”.

Surgiu no século XIX, na França. Tem um caráter opositor ao determinismo. O pai dessa corrente é o francês Vidal de La Blache. Afirma que o ser humano não está subjugado ao meio natural e sim apresenta como mestre dos outros animais. O homem nessa corrente, tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para seu próprio benefício. O meio passou a ser uma possibilidade para o avanço da humanidade.

GEOGRAFIA CLÁSSICA OU TRADICIONAL Prevaleceu até os anos 1950 Caracterizava-se por ser descritiva e empírica Principais correntes: determinismo e possibilismo

MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DA GEOGRAFIA Anos 1950 – crise da Geografia Surgem questionamentos devido ao caráter pouco prático da Geografia Tradicional Não bastava descrever o mundo, era preciso explicar suas configurações e dinâmicas Novo contexto – grandes transformações sociais, políticas e econômicas ocorreram nos anos 1960 e 1970

MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO O cenário internacional tornou-se mais complexo – influências da superpotência norte-americana, Revolução Comunista, Revolução Cubana, Guerra do Vietnã A Geografia passou a se preocupar também com questões locais: más condições de vida nas cidades, perversas relações de trabalho, meio ambiente Duas vertentes do movimento de renovação: Geografia Crítica Geografia Teorética Quantitativa

GEOGRAFIA CRÍTICA Baseada em explicações socioeconômicas Idéias marxistas, crítica ao modo de produção capitalista Porém, essa corrente deixou de lado importantes elementos na análise geográfica (política, cultura, relações cotidianas) Milton Santos

É preciso descobrir essa intenção e analisar os acontecimentos históricos, políticos e sociais. Surgiu em consequência do sistema capitalista. Existem dois grupos agregados: os que aderem ao pensamento de karl Mark e os não marxistas. Foi formada em 1970, no Brasil. Seu principal representante é o professor Milton Santos. Surgiu como crítica às correntes de pensamentos anteriores, mostrando a realidade como algo elaborado e não casual. O objetivo é mostrar que os acontecimentos e decisões não se dão por acaso, mas por uma intenção.

GEOGRAFIA TEORÉTICA QUANTITATIVA Vertente conservadora do movimento de renovação Apenas sugere uma roupagem nova, mantendo algumas características tradicionais Baseada em modelos matemáticos e estatísticos para explicar a realidade

Nova Geografia ou Teorética Surgiu nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial ( 1939 a 1945). Seu padrinho é o geógrafo Schafer, que tem como objetivo construir uma geografia universal, uma geografia que pudesse ser entendida por todos. Conhecida também como quantitativa, pelo uso da Matemática como base para as comprovações científicas e não mais o uso dos sentimentos nos trabalhos realizados. Nasce no Brasil o IBGE, que fornece dados quantitativos até os dias atuais, com base em cálculos matemáticos.

GEOGRAFIA CULTURAL CULTURA – além de resultado e condição da existência humana, é um componente do espaço geográfico Geografia Cultural – aborda temas como estudo do gênero (masculino e feminino), culturas (tribos urbanas), o trabalho feminino O espaço geográfico é resultado das relações entre os homens e destes com a natureza, ao mesmo tempo eles constroem cultura e faz parte dela

4- Princípios da geografia A geografia a ser tornar uma ciência, na segunda metade do século XIX contou com a contribuição de diversos estudiosos que desenvolveram os princípios básicos que organizam o conhecimento geográfico como: Princípio da Extensão (Ratzel): É preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfície terrestre. Princípio da Analogia (Ritter e La Blache): É necessário comparar o fato ou área estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre buscando as semelhanças e diferenças;

Princípio da Conexidade(Brunhes):Estabelece que os fatos geográficos físicos ou humanos nunca aparecem isolados há sempre elos de interdependência. Princípio da Causalidade (Humboldt): Segundo este princípio, é preciso se estabelecer as causas e as consequências dos fatos. Ele é a base da Geografia Moderna. Princípio da Atividade (Jean Brunhes): Para este princípio, os fatos têm caráter dinâmico e mutável, o que implica conhecer o passado para entender o presente e, se possível prever sua evolução.

IV. Campo de Estudo Podemos dividir a Geografia em: Geografia Geral: preocupa-se com os fenô-menos sob uma dimensão mundial; Geografia Regional: Prende-se ao estudo de uma área restrita da superfície terrestre; Geográfica Física: estuda o espaço natural; Geografia Humana: Analisa o homem e seu relacionamento com o meio geográfico; Geográfica Econômica: Estuda a produção, circulação e distribuição de riquezas.

Geografia física é subdividida em: Geomorfologia – o relevo e suas formas. Climatologia – estuda o clima Hidrologia – estuda as águas superficiais. Cartografia – representa em mapas, os fatos geográficos. Biogeografia – estuda a distribuição dos animais e vegetais na superfície terrestre.

Geografia humana é subdividida em: Geografia da População – distribuição, composição e mobilidade; Geografia Urbana–cidade e suas funções Geografia Agrária – estuda as atividades primárias ligadas ao meio rural. Geografia das Indústrias – distribuição industrial e os fatos ligados ao setor; Geografia dos Serviços – as atividades ligadas ao setor terciário da economia.

Ciências Afins GEOGRAFIA CARTOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA POPULAÇÃO CLIMATOLOGIA GEOMORFOLOGIA HIDROGRAFIA BIOGEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA POPULAÇÃO URBANA AGRÁRIA INDÚSTRIA, ETC GEOPOLÍTICA GEOGRAFIA POLÍTICA POLÍTICA ASTRONOMIA BIOLOGIA FÍSICA GEOLOGIA QUÍMICA ECONOMIA ESTATÍSTICA HISTÓRIA MATEMÁTICA SOCIOLOGIA

FIM