A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de Projeto de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de Projeto de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Projeto de Pesquisa
MsC. Jefrei Rocha

2 Definição Segundo Minayo (1993), a pesquisa consiste numa atividade básica das ciências que em sua indagação busca solucionar problemas inerentes a realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota ao mesmo tempo em que deve possibilitar a articulação entre teoria e dados.

3 Por sua vez, Demo (1996, p. 34) destaca ser a investigação uma atividade que faz parte do cotidiano, salientando ser a mesma, um “questionamento sistemático crítico e criativo mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.

4 Então... A pesquisa é um processo reflexivo, sistemático, que possibilita a descoberta de novos fenômenos, a construção do conhecimento, a validação de processos e que pode ser realizada em todas as áreas do conhecimento.

5 Critérios de classificação
Segundo Gil (1999), podem ser classificadas quanto: à natureza; à formulação do problema; aos objetivos, e; aos procedimentos técnicos utilizados.

6 Segundo a Natureza Básica, ou pura: envolve interesses gerais e não visa à aplicabilidade imediata do conhecimento produzido. Busca entender, desvelar fenômenos gerando conhecimentos básicos. É usada na modelagem de problemas teóricos, na realização de ensaios sem fins imediatos como os que são feitos na indústria farmacêutica e outros; Aplicada: aplicação da pesquisa básica ou pura. É muito usada nas ciências sociais. A pesquisa aplicada se destina a aplicar leis, teorias e modelos, na solução de problemas que exigem ação e/ou diagnóstico de uma realidade. Por meio da pesquisa aplicada é possível produzir produtos, processos e patentes, e a geração de novas tecnologias e conhecimentos resultantes do processo de pesquisa.

7 Quanto às Formas de Abordagem do Problema
Pesquisa quantitativa: trabalha com dados mensuráveis, ou seja, que podem ser medidos, quantificados. Subdivide-se em: quantitativo-experimental, voltada essencialmente para a predição e explicação dos fenômenos através do teste de teorias e hipóteses, e: quantitativo-correlacional, voltada mais para a compreensão e predição dos fenômenos através da formulação de hipóteses sobre as relações entre variáveis (ALMEIDA & FREIRE, 2007).

8 Quanto às Formas de Abordagem do Problema
Investigação qualitativa: pesquisa descritiva e dirigida à compreensão e descrição dos fenômenos globalmente considerados, bem como a dinâmica existente entre a realidade e os sujeitos pesquisados. Esta modalidade prestigia o tratamento interpretativo, ou hermenêutico dos dados e não exige o tratamento estatístico. Possui três métodos que reforçam a pertinência e a necessidade interpretativa dos componentes e fenômenos sociais/psicológicos : a primazia da experiência subjetiva como fonte do conhecimento; o estudo dos fenômenos a partir da perspectiva do outro ou respeitando seu marco de referência, e; o interesse em se conhecer a forma como as pessoas experienciam e interpretam o mundo social, que também acabam por construir interativamente (ALMEIDA & FREIRE, 2007).

9 Contudo, a diferença entre estas duas modalidades de pesquisa (quantitativo e qualitativo) não se atém apenas no concernente à obtenção das informações, ou seja, dos dados. A pesquisa qualitativa considera a concepção de mundo do pesquisador, sua subjetividade e busca compreender fenômenos vivenciados pelos sujeitos, considerando assim sua interpretação sobre o objeto estudado.

10 Síntese: quali x quanti
Diferem na descrição da forma como serão analisados os dados da pesquisa. Duas grandes tendências para análise dos dados segundo as pesquisas em foco: a) se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas global e individualmente; b) se for quantitativa, provavelmente serão utilizadas tabelas e tratamento estatístico.

11 Quanto a seus objetivos
Pesquisa descritiva: dá uma explicação sistemática de um ou mais fenômenos ou aprofundar um tema. Consiste na descrição de situações, acontecimentos e ações, ou seja, mostrar como é e como se manifesta determinado fenômeno. Busca especificar propriedades e características importantes de qualquer fenômeno que se analise (SAMPIERI et al., 2006). Pesquisa exploratória: aplicada para estudar problemas novos ou pouco conhecidos e responde questões do tipo “o quê?, como? e por que?”. O ponto de partida é geralmente um conjunto de noções ou suposições e tem como objetivo: identificar, definir e ilustrar fenômenos relevantes, explicar características específicas, efeitos e interrelações.

12 Quanto a seus objetivos
Estudos explicativos: vão além da descrição de conceitos ou fenômenos ou do estabelecimento de relações entre conceitos; pretendem estabelecer as causas dos acontecimentos, fatos, fenômenos físicos ou sociais estudados (SAMPIERI et al., 2006). A pesquisa explicativa possibilita o maior aprofundamento do conhecimento, realidade das causas, de um fenômeno, tendo como objetivo descobrir as causas determinantes dos fenômenos estudados.

13 Etapas da pesquisa

14 O planejamento Segundo Lakatos & Marconi (2006), o planejamento da pesquisa é composto por quatro etapas principais: Planejamento da pesquisa. Etapas da pesquisa. Execução ou implementação da pesquisa. Relatório de pesquisa.

15 As fases para Lakatos e Marconi


Carregar ppt "Elaboração de Projeto de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google