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Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja

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Apresentação em tema: "Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja"— Transcrição da apresentação:

1 Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
A Comunicação Social como disciplina para a formação de profissionais de saúde Porto Alegre, RS, Brasil Março de 2016

2 Problema de pesquisa O estudo das teorias e técnicas de comunicação social deveria integrar a formação acadêmica dos profissionais de saúde?

3 Objetivos Objetivo geral Objetivos específicos
Propor a criação de uma disciplina de comunicação social voltada especificamente para os cursos da área da saúde Objetivos específicos Identificar as principais carências de conhecimento na área de Comunicação Social entre profissionais de saúde; Explicar a necessidade da inclusão de uma disciplina de Comunicação Social nos cursos de formação de profissionais de saúde; Sugerir os possíveis enfoques de estudo de Comunicação Social que deveriam integrar uma disciplina de Comunicação Social em um curso da área da saúde;

4 Justificativa Humanização da saúde; Diretrizes curriculares;
Sociedade hiperconectada; Necessidades de comunicação intraequipes, com pacientes e com público em geral;

5 Revisão teórica Comunicação: teorias contemporâneas da comunicação (“Escola Francesa”) Educação e Saúde: Caderno HumanizaSus, Bastable (2010), Almeida Filho (2011) Entre outros

6 Metodologia Pesquisa bibliográfica qualitativa, descritiva e interpretativa permeada pela metodologia de Análise de Conteúdo, baseada nos escritos de Laurence Bardin (2011).

7 Metodologia A Análise de Conteúdo costuma ser realizada em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pré-análise é a organização para o início do trabalho. É composta de três partes: escolha dos documentos, formulação de hipóteses (caso existam) e objetivos, e elaboração de indicadores que fundamentem a interpretação final. A fase de exploração do material consiste na leitura, nas anotações, traduções e transcrições dos documentos selecionados. No tratamento dos resultados, os dados são analisados conforme seus significados e, a partir deles, o pesquisador pode fazer inferências e interpretações.

8 Metodologia Além da revisão teórica, serão realizadas entrevistas não-diretivas a fim de compreender que necessidades de estudo na área de Comunicação Social nos cursos da saúde. As entrevistas serão realizadas no âmbito dos Núcleos Docente Estruturais da UFCSPA As entrevistas serão realizadas realizada da seguinte forma: algumas questões-chave sobre as necessidades de estudos de comunicação na área de saúde serão enviadas por para todos os participantes de todas as NDEs da UFCSPA As respostas serão avaliadas de forma qualitativa, de modo a observar quais as abordagens presentes nos discursos dos diferentes cursos e avaliar as necessidades de estudos de comunicação nas áreas da saúde. Os participantes assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido e terão sua identidade preservada.

9 Cronograma Até 05/2016 – coleta dos dados, através da leitura e análise dos documentos selecionados 03/2016 – 05/2016 – Realização de entrevistas e redação da dissertação 06/2016 – 04/ Redação da dissertação 06/2017 – Entrega e marcação da data de defesa da dissertação

10 Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
Obrigada! Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja A Comunicação Social como disciplina para a formação de profissionais de saúde Porto Alegre, RS, Brasil Março de 2016


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