Prof.: Jean Carlo Mendes

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Transcrição da apresentação:

Prof.: Jean Carlo Mendes

 Quando o usuário realiza uma ação qualquer em uma GUI um evento é disparado pelo componente com o qual o usuário interagiu.  Eventos são objetos que descrevem o que aconteceu na interação (usuário x componente)  Os tipos de eventos estão definidos nos pacotes:  java.awt.events e java.swing.event 2

listener  Cada componente que origina um evento deve disparar o evento para um ou mais listener  Os listener contem os tratadores de eventos que recebem a requisição as processa  Os tratadores de eventos devem ser registrados nos componentes da GUI que desejam “ouvir” e tratar  Quando ocorre um evento, o componente da GUI que teve a interação com o usuário notifica todos os ‘ouvintes’ registrados, chamando assim o método de tratamento adequado de cada ‘ouvidor’ 3

 O componentes da GUI podem disparar mais de um tipo de evento  As classes “ouvidoras” podem distribuir o processamento permitindo que se possa existir diversas classes para processar os eventos 4

 Passos para processar um evento  Registrar um ouvidor (listener) de evento. Os listeners devem implementar a interface EventListener (ou uma de suas subclasses)  Implementar um tratador (handler) de evento  Associado a cada evento existe uma interface ouvidora apropriada  Esta interface estabelece quais métodos devem ser definidos na classe tratadora do evento (  Exemplo: Classes que implementam a interface ActionListener devem implementar o método actionPerformed(ActionEvent) e podem ser registradas para tratar ações como o clique de um botão, por exemplo. 5

 Cada categoria de evento exige uma interface apropriada que deve ser implementada pela classe tratadora. 6  A implementação destas interfaces obriga a implementação dos seus métodos abstratos. Todos os métodos tem como parâmetro um objeto da subclasse java.awt.event  Exemplo: o método actionPerformed da interface ActionListener recebe um objeto da classe ActionEvent

 Hierarquia de eventos 7

 Alguns tratadores 8

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 A classe TrataMeusEventos implementa a interface ActionListener  Ela deve então, obrigatoriamente implementar o método actionPerformed (ActionEvent e)  O objeto “e” do paramêtro é da classe ActionEvent e possuí vários métodos que ajudam a identificar qual foi o objeto que gerou o evento  O método getActionCommand() para um botão retorna a legenda (caption) associada a ele 11

 A classe que constrói a interface pode ser responsável por tratar o evento.  Basta que ela implemente a interface ActionListener e o método ActionPerformed 12

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 O que fazer se tivermos mais de um botão?  E se estes botões tiverem o mesmo “label” ?  Como saber qual botão foi clicado?  Nestes casos podemos usar os métodos setName ou setActionCommand presentes nos JButtons 15

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 Percebam que registramos o objetos da mesma classe tratadora de eventos para os dois botões 17

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 Podemos ter mais de um tratador de eventos para o mesmo componente  Basta termos as interfaces adequadas implementadas  Vejamos um exemplo... 19

 Podemos ter mais de um tratador de eventos para o mesmo componente  Basta termos as interfaces adequadas implementadas  Vejamos um exemplo... 20

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