MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Advertisements

Organização: Associação de Estudantes
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Projeto saúde (Drogas).
Farmacologia da Cannabis sativa
Gestão Clínica nas doenças crônicas. O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos.
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
TRANQUILIZANTES OU ANSIOLÍTICOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
DROGAS SAIBA MAIS SOBRE Criação:
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
VÍRUS.
DEPARTAMENTO DE NEUROFISIOLOGIA DA FAMERP 26/26/2016 Prof Moacir Alves Borges
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
OPIÁCEOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
Trabalho apresentado por: João Varandas Esperança Wang Francisco Bruto Da Costa.
D R O G A S !!! Quem sou eu ???.
É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.
DEPRESSÃO A depressão pode ser difícil de distinguir da tristeza normal, particularmente no caso de luto ou doença física. Além disso, uma pessoa pode.
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Distúrbio da consciência Caso Clínico – Neurologia Milena Rios Nara Lima Nayra Mascarenhas Thiago Lopes Vítor Reis.
ANFETAMINAS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
MUTAÇÕES.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
TESTES DIAGNÓSTICOS 1 Epidemiologia Analítica. CASO CLÍNICO (1) Passo 1: Queixa principal e HPP Homem de 61 anos, comerciário, atendido na UPA QP: tosse.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
INSTITUTO DA FAMÍLIA PROMOVE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Seu diagnóstico e suas múltiplas abordagens
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
MUTAGÊNESE E CARCINOGÊNESE. As células cancerosas perdem a capacidade de inibição por contato.
DINÂMICA POPULACIONAL DO NECROMYS LASIURUS EM UMA PAISAGEM ALTAMENTE MODIFICADA M ICHELLE A NDRADE F URTADO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
Enf:saray.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Padronização da Análise de Urina Requisição do Exame  Orientação ao Paciente  Coleta do Material  Entrega do Material  Conferência do Material  Transporte.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
DROGAS Qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.
Profa. Adriana Nogueira
Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Picofarmacologia Cesuca Marangell, L. B., Silver, J. M., Martinez, J. M., & Yudofsky, S. C. (2004). Psicofarmacologia. Porto.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
ESTUDOS DESCRITIVOS:. 1) Fornecem informações importantes para alocar recursos financeiros eficientemente e para planejar progra- mas de intervenção ou.
O QUE É DEPENDÊNCIA QUÍMICA ? A MEDICINA DEFINE COMO SENDO QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE É CAPAZ DE MODIFICAR A FUNÇÃO DOS ORGANISMOS VIVOS, RESULTANDO EM.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
do sistema respiratório
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
-CONSTITUI VÍCIO EPIDÊMICO NO MUNDO MODERNO MUNDO MODERNO.
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Indicadores de Saúde Conceito
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.
E STERÓIDES A NABOLIZANTES. São drogas desenvolvidas para substituírem o hormônio masculino TESTOSTERONA, fabricado de forma natural pelo corpo.
Doenças Auto imunes Trabalho realizado por: Disciplina : Biologia
O CÂNCER BUCAL.
Transcrição da apresentação:

MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Maconha - vegetal Cannabis sativa (marijuana, fumo, bagulho, manga rosa, liamba, mulatinho) Cannabis sativa produz mais de 400 substâncias químicas - THC (tetrahidrocanabinol ) - efeitos da maconha. As folhas e flores podem ser fumadas ou ingeridas. Também são usadas misturadas: maconha e cocaína (freebase ou cabral) ou maconha e crack (mesclado) Skunk – variedade de maconha modificada geneticamente– mais concentrada de THC Hashishe – forma concentrada de maconha

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Brasil - primeiros relatos de sua presença datam do século XVIII para a produção de fibras. No entanto acredita-se que a planta já existe há mais tempo utilizada pelos escravos. Proibido o uso nos EUA em 1930, no Brasil em 1938 e no mundo em É a substância proibida por lei mais usada em nosso país. De acordo com pesquisa realizada em 2001, de cada 100 brasileiros, sete já haviam usado maconha pelo menos um vez na vida (ou seja, 7%). Esse dado varia conforme o sexo e a idade: entre homens, 10,6% já usaram e, entre mulheres, 3,4%. O uso é maior entre jovens adultos entre 18 e 34 anos de idade, atingindo a porcentagem de 9% nessa faixa etária, e menor entre os adolescentes de 12 a 17 anos: 3,5% São Paulo - 6,4% dos entrevistados já haviam experimentado a maconha estudantes das 10 maiores capitais do Brasil - 7,6% haviam experimentado pelo menos uma vez.

USO MEDICINAL DA MACONHA Antiemético Estimulador de apetite Auxiliar contra espasmos musculares e movimentos desordenados Alguns casos de glaucoma Em doses mais altas ela auxilia pessoas no tratamento de doenças como doença de Parkinson, esclerose múltipla, traumatismo raquimedular, câncer, desnutrição, AIDS ou com qualquer outra condição clínica associada a um quadro importante de dor crônica.

EFEITOS FÍSICOS Agudos: olhos ficam ligeiramente avermelhados (hiperemia das conjuntiva), a boca fica seca (xerostomia) e o coração dispara (os batimentos, de 60 a 80 por minuto, podem chegar a mais de 120). Crônicos: problemas respiratórios homem - diminuição da testosterona em 50 a 60% - infertilidade mulher - alterações hormonais - inibição da ovulação câncer (10x mais cancerígeno que o cigarro)

EFEITOS PSÍQUICOS Agudos: dependerão da qualidade da maconha fumada e da sensibilidade de quem fuma - sensação de calma e relaxamento, menos cansaço e vontade de rir ou tremores, sudorese, sensação de angústia, medo de perder o controle mental (bad trip/ má viagem, bode). A percepção do tempo e do espaço ficam prejudicadas e perda da memória. Pode haver delírios e alucinações. Crônicos: alteração na capacidade de aprendizagem e de memorização, podendo induzir a um estado de diminuição da motivação (síndrome amotivacional). Pode induzir e/ou piorar uma doença mental incipiente e/ou instalada Após 12 anos de uso maconha Cérebro normal

DIAGNÓSTICO ENTREVISTA COM PACIENTE ENTREVISTA COM FAMILIARES EXAME FÍSICO

TRATAMENTO TRATAMENTO NÃO EXISTE UM TRATAMENTO IDEAL ANALISAR OS CASOS INDIVIDUALMENTE TRATAR OS PACIENTE DE ACORDO COM O GRAU DE DEPENDÊNCIA E DO PONTO DE DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA CONSULTAS PERIÓDICAS COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR GRUPOS DE AUTO-AJUDA