Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TerraLib: Tecnologia para construção de SIGs
Advertisements

PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Arquitetura e Linguagens
Análise Espacial Integrada aos Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Introdução ao TerraView Antônio Miguel V. Monteiro.
Ferramentas de Modelagem Ambiental
Terralib Development Kit
Sede Edifício Saint James:Av. Dr. João Guilhermino, ºandar S.José Campos-SP - Brasil - CEP PABX:(12) / FAX:(12) 
Lúbia Vinhas Alexandre Copertino Jardim
QGIS 2.8 Reprojeção de um Arquivo Shapefile.
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Introdução à Ciência da Geoinformação Jussara de Oliveira Ortiz.
INFLUÊNCIA DE ERROS DE MEDIDA DE POSICIONAMENTO EM MODELOS DE REGRESSÃO ESPACIAL. Fermo, Graziela Olivo Hochheim, Norberto.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Sistema Computacional. Veículo Submarino para inspecção da plataforma continental Sistema Computacional Hardware e software responsável pelo controlo.
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO - CGMA INTEGRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INFORMAÇÕES, DADOS E INDICADORES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA E CRIME.
ESPAÇO GEOGRÁFICO: Localização Capítulo 4.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
CST 310: População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação PG-CST - CIÊNCIA DO.
Geografia.
Como escolher um Software de SIG Anderson Medeiros.
1/6/2016 Computação Gráfica
Mapear as nascentes e respectivos cursos d’água existentes na Morraria da Ressacada. Atualização dos dados cartográficos do município, referente aos recursos.
SIG – Sistema de Informação Geográfica Diogo de Santana Candido Enio Ribeiro Salles Pedro Henrique Davi Pires Machado Sistema de Informações Geográficas.
TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes.
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
AULA 15 REGRESSÃO ESPACIAL Prática no GeoDa e GWR
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Introdução ao Terraview AULA com Flávia Feitosa
Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)
Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, ITV-DS, Belém, 11 de Março.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Gerson Leiria Nunes.
Preparado por Vanildes e Filipe 30/Junho/2011. TerraAmazon – O que é... TerraAmazon é uma ferramenta projetada para edição de bases geográficas vetoriais,
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
A distribuição espacial dos imigrantes segundo o status educacional, no Município de Belo Horizonte: uma abordagem espacial Aluno: Járvis Campos Apresentação.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
DINÂMICA POPULACIONAL DO NECROMYS LASIURUS EM UMA PAISAGEM ALTAMENTE MODIFICADA M ICHELLE A NDRADE F URTADO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –
Revisão BD Thiago Medeiros Barros. O que é? Um banco de dados “é uma coleção de dados inter- relacionados, representando informações sobre um domínio.
O BRASIL URBANO.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
Diagramas de Sequência e Comunicação
Geomagnetismo Física e Ciências da Terra (FCT) Astronomia (AST)
Utilização de Ferramentas open source para a caraterização de uma paisagem. O módulo LecoS do QGIS André Duarte Porto, 17 de Junho de º Encontro.
Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos.
CST Introdução à Análise Espacial
APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE POPULAÇÃO André Augusto Gavlak Geógrafo Análise Espacial de Dados.
1 Rule-Evolver n Ferramenta desenvolvida para Evolução de regras em Bases de Dados por Algoritmos Genéticos n CBuilder n Estrutura modular n Características.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
SISTEMA OPERACIONAL Administra todos os recursos do computador fazendo a interação entre software e hardware. Sua função é gerenciar e disponibilizar.
GED Gerenciamento de documentação Fluxo de Trabalho (workflow)
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Banco de Dados. Banco de Dados: espaço reservado da memória para armazenar os dados/informações de maneira organizada. Alguns tipos de Banco de Dados:
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens Espaciais em Estudos Populacionais: Técnicas de Representação e Métodos Analíticos Aula 1[M1]- Parte 2 Aula 1[M1]- Parte 2 Fundamentos de SIG e Análise Espacial: Sistemas e Arquiteturas Sistemas e Arquiteturas Antônio Miguel Vieira Monteiro Silvana Amaral {miguel,

Evolução dos SIGs SIG “DeskTop” SIG Distribuído (multiusuários) Servidores WEB Gerenciamento e utilização dos dados geográficos

Diferentes arquiteturas SIG são necessárias SIG Desktop –Single-user –Ênfase em interfaces e funções SIG Distribuído –Múltiplos usuários Compartilhamento de dados –Ênfase em acesso e controle de concorrência Web services –Uso da Internet para disseminar dados e serviços –Ênfase em usabilidade e flexibilidade

Visão Geral de um SIG Interface Entrada e Integr. Dados Visualização Plotagem Gerência Dados Espaciais Consulta e Análise Espacial BANCO DE DADOS GEOGRÁFICO

A Tecnologia Mudou Geração anterior de SIGs 1.Baseada em arquiteturas proprietárias 2.Interface+função+banco = sistema monolítico 3.Estruturas de dados geométricas mantidas fora do SGBD Nova geração de SGBDs objeto-relacionais 1.Todos os dados são gerenciados pelo SGBD 2.Padrões de acesso acordados (e.g. OGC) 3.Usuários podem desenvolver e customizar aplicações.

SPRING Arquitetura Dual

Dados alfanuméricos + Dados espaciais SIGSGBD PaísPIB Brasil Uruguai Estrutura: SGBD: para armazenar o dados geográfico: SGBD relacional SGBD objeto-relacional SGBD Arquitetura Integrada

SPRING X TerraView SPRING Arquitetura Dual atributos SIG Arquivos SGBD atributos SIG SGBD TerraView Arquitetura Integrada

Tratamento de Dados Geométricos Como armazenar/recuperar linhas, pontos, polígonos, matrizes, imagens?

Tratamento de Dados Geométricos Cartografia em SIG

(fonte: Muehrcke, Muehrcke, 1992)

Sistemas de Coordenadas (fonte: Maguire, Goodchild, Rhind, 1991)

Projeções Cartográficas (fonte: Johann Heinrich Lambert, 1772)

Conceitos de Geodésia Determinação da forma e das dimensões da Terra Geóide campo da gravidade nível médio dos mares Terra cartográfica ou superfície de referência elipsóide de revolução esfera

Conceitos de Geodésia Datum planimétrico local SAD-69, Córrego Alegre, NAD-83, Indian Datum planimétrico global WGS-84, SIRGAS

Conceitos de Geodésia E o que são coordenadas geodésicas? Geodésicas ou Geográficas?

Conceitos de Geodésia As coordenadas geográficas, na verdade, geodésicas, variam... menos que 60m entre SAD-69 e Córrego Alegre; menos que 100m entre SAD-69 e WGS-84, no território brasileiro.

Conceitos de Geodésia Conclusões [1] lembre que a variação das coordenadas geográficas pode afetar a exatidão de sua base de dados;

Conceitos de Geodésia Conclusões [2] use um SIG que saiba levar em conta essa variação de coordenadas use um SIG que saiba levar em conta essa variação de coordenadas;

Conceitos de Geodésia Conclusões [3] saiba o que está medindo com um receptor GPS; tenha cuidado com dados compartilhados (importação e exportação).

TerraView SIG que permite a construção, visualização e análise de um banco TerraLib FOSS – LGPL Pode ser customizado por plugins Bancos Vistas e Temas Área de Grade Area de Desenho

Vistas e Temas  Uma Vista define como um conjunto de dados diferentes será manipulado e/ou visualizado conjuntamente  Vistas contém Temas

Temas Um Tema pode definir uma parte de um Plano Sem restrição

 Um Tema define como a componente espacial será apresentada Apresentação

Análises Globais

FERRAMENTAS DE ANÁLISE Análises Locais

Visualização TerraView permite diferentes visões do mesmo dado

Álgebra de mapas vetorial Cidades Mesoregiões Agregação

Intersecção  Agregação  Diferença  Atribuir dado por localização  Criação de zonas de influência Álgebra de mapas vetorial

Mapa de Kernel Estatística Espacial

Análise Espacial Spatial statistics Bayes Empírico Estatística Espacial

TerraView pode ser customizado por Plugins Ex: Plugin para o openModeller openModeller é um framework de modelagem de distribuição de espécies, através de um método uniforme com um conjunto de algoritmos de modelagem.

TerraView: Plugins Distribuição de probabilidade de volta no TerraView

Extensões a TerraLib TePDI: um módulo com algoritmos de processamento digital de imagens Raster/Vector data TerraLib Kernel APPS TePDI

TerraPixel Uma aplicação que usa a extensão PDI.

Dado R do pacote geoR Carregado em um banco TerraLib e visualizado com TerraView. aRT – TerraLib e o R