A Antropologia no Brasil:

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Transcrição da apresentação:

A Antropologia no Brasil: 1930-1950 Aula 3 Good afternoon, I would like to thank the invitation from the Department of Applied Anthropology at University of South Florida (USF) and I would like thank the opportunity to be today with you to talk about some “sociocientific” practices that were in in the basis of the process of institutionalization of Brazilian Anthropology. As you can see, I wrote down all my talk, in order to make myself clear, because I’m not fluent in English. With the purpose of to help us, I elaborated a PowerPoint, with the help of Barbara Cruz, professor of Department of Education, with information, pictures, maps and cover books about the principals questions we will discuss, as well as I brought with me some of the books I’m going to mention in this afternoon.

Pioneiros da Antropologia no Brasil Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) Curt Nimuendajú (1883-1945)

Fundação de centros de pesquisa em ciências sociais 1933: Escola Livre de Sociologia e Política 1934: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo Convergência de tradições intelectuais Francesas, Norte-Americanas e Alemãs. Recobrar a influência perdida pelo estado com a Revolução de 1930

Escola Livre de Sociologia e Política Fundada em 1933 – instituição particular Ênfase em ciências sociais aplicadas Pesquisa compromissada com a intervenção na esfera pública Inspirada no modelo da Escola de Chicago Samuel Lowrie and Horace Davies ( Primeiros professores)

Donald Pierson (1900-1995) Nascido em 8 de setembro de 1900, em Indianapolis, Indiana M.A e Ph.D. em Sociologia, na Universidade de Chicago, sob a orientação de Robert Park 1935-1937: Trabalho de campo em Salvador, Bahia (22 meses) 1939: Muda-se para o Brasil e e começa a dar aulas na Escola Livre de Sociologia e Política Permanece no Brasil por 16 anos

Negroes in Brazil: A study of race contact in Bahia (1942) Pesquisa de campo em Salvador Modelo das relações raciais da Escola de Sociologia de Chicago Linha de cor, mobilidade social, casamentos inter-raciais, composição etnica das classes sociais, ideologia racial Principal tese: a não existência de preconceito racial no Brasil, somente de preconceito de classe Modern techniques and methods in social science Instead of religious, folkloric and linguistic aspects, mobility and racial segregation in an urban area

Maiores contribuições: Donald Pierson e os estudos graduados na Escola Livre de Sociologia e Política Maiores contribuições: Criação dos “Estudos Pós- Graduados” (com a colaboração de Herbert Baldus e Emilio Willems) Pesquisa de campo com estudantes A Revista Sociologia (1939 – 1966)

A Cadeira de Antropologia na FFLCH-USP Criada em 1941 Emílio Willems (1941-1949) Primeira –Assistente : Gioconda Mussolini Relação com Cadeira de Etnografia Brasileira e Língua Tupi-Guarani Antropologia Física e Cultural

Emilio Willems (1905-1997) 1905: Nasce em 18 de agosto em Niehl, Alemanha 1924: Começa a estudar Economia na Universidade de Berlim 1928: Ph.D. em Filosofia na mesma instituição 1931: Deixa a Alemanha, devido à ascensão do Partido Nacional Socialista 1931: Começa a ensinar latim, grego e francês em Santa Catarina

Emilio Willems (cont.) 1931/1935: Pesquisa de campo com alemães aculturados em Santa Catarina (Brusque) 1936: Muda-se para São Paulo para ensinar em uma escola secundária; obtém a habilitação em Sociologia Educacional Instituto de Educação da Universidade de São Paulo 1939: Funda a Revista de Sociologia, com a colaboração de Roberto Romano Source of image: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142012000300030

Emilio Willems (cont.) 1941: Assume a Cadeira de Antropologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e a Cadeira de Antropologia Social e Sociologia na Escola Livre 1945-1946: Realiza estudos de comunidades no interior do estado de São Paulo 1949: Muda-se para os Estados Unidos para ensinar na Universidade deVanderbilt Source of image: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142012000300030

Cunha: Uma Vila Brasileira Estudo de comunidade (Cunha) Modelo continuum folk-urbano (Robert Redfield) Secularização, individualização e desorganização

A Cadeira de Antropologia na FFLCH-USP Programa 1 – A Antropologia: conceito e delimitação 2 – O problema da formação das raças 3 – Raça, mentalidade e cultura 4 – Seleção e peneiramento 5 – Contactos raciais e culturais 6 – Exemplos de cruzamentos raciais 7 – O problema do negro na América

A Cadeira de Antropologia na FFLCH-USP (cont.) 8 – Aculturação e assimilação 9 – Conflitos raciais e culturais: o homem marginal 10 – A assimilação dos imigrantes no Brasil   Exercícios práticos: estudos aculturativos no Estado de São Paulo (Guia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras pra 1943)

Herbert Baldus (1899-1970) 1899: Nasce em Wiesbaden, Germany 1921: Expedição para a Argentina 1923: Baldus muda-se para o Brasil e participa em uma expedição cinematográfica no Chaco 1927/1932: Primeiros escritos sobre grupos indígenas da América do Sul Source of image: https://www.waxmann.com/fileadmin/media/zusatztexte/3002Martins.pdf Herbert Baldus, “Eastern Bororo: my interpreter in Tori-paru, Roberto Ipureu, and a boy from the same village.” (Source: Ensaios de Etnologia Brasileira (1937), Plate 24)

Herbert Baldus (cont.) 1928: Retorna à Alemanha para formalizar seus estudos de Etnologia na Universidade Friedrich-Wilhelm University,em Berlim, sob a orientação de Richard Thurnwald 1932: Baldus obtém o título de doutor em Filosofia na mesma instituição 1933: Volta ao Brasil, onde vive o resto de sua vida 1939: Assume a Cadeira de Etnologia Brasileira na Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo 1941: Torna-se cidadão brasileiro

Ensaios de Etnologia Brasileira (1937) Interesse no estudos de muitos grupos indígenas, embora tenha se tornado especialista em apenas um grupo Sua abordagem teórica e metodológica combina o interesse pela cultura material, a distribuição de traços culturais com a análise funcional