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Aula: Renascimento e Modernidade
Transcrição da apresentação:

Aula: Renascimento e Modernidade

 Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia, classe de comerciantes, que acumula dinheiro, mas não tem o status da nobreza.  Pensamento: - Antropocentrismo (o ser humano como o centro do mundo) - Humanismo - Retomada à cultura clássica - O livre arbítrio permite o ser humano a se adaptar

 Antigos, medievais e Modernos AntigosMedievaisModernos Mundo. Ordem racional na natureza. Foco no objeto. Fundamento na razão Política. Sociedade natural. Homem = animal social. Hierarquia natural Política ligada à moral Moral. Harmonizar-se com o kosmos (lugar na natureza). Virtude válida por si mesma (ética estética)

Para filosofar...  Como conhecemos as coisas?

Para filosofar...  O que é a verdade?  É possível alcançá-la?  Como? Onde?

Para filosofar...  Os sentidos nos enganam? Ex:  A mente nos engana? Ex:  Tudo pode ser uma ilusão?

Para filosofar...  Implicações em outros aspectos da vida...  Moral/ética/justiça...  Política...

Para filosofar...  Que tipo de saber a ciência Moderna produz?  Todas as ciências produzem o mesmo tipo de saber?  Quais são as suas limitações?

 Correntes principais no pensamento moderno:  Racionalismo - características:

 Correntes principais no pensamento moderno:  Empirismo – características:

 Para casa:  Assistir ao vídeo: sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/ sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/  Pesquisar sobre:  1) Anomalias que alteram a percepção do sujeito Assistir ao vídeo: mundo-e-como-realmente-parece/ mundo-e-como-realmente-parece/... e ler o artigo: faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/ faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/  2) René Descartes Livros, sites, vídeos, etc...

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