Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 OBJETIVOS (conteúdo): Visão crítica sobre a fauna de vertebrados.

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Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Transcrição da apresentação:

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 OBJETIVOS (conteúdo): Visão crítica sobre a fauna de vertebrados da América do Sul e o estado atual do conhecimento científico a respeito desta fauna, com relação: aos fatores que condicionam a diversidade deste grupo (causas) à importância desta diversidade para o funcionamento e os serviços ecossistêmicos (conseqüências)

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 OBJETIVOS (conteúdo): Visão crítica sobre a fauna de vertebrados da América do Sul e o estado atual do conhecimento científico a respeito desta fauna, com relação: aos métodos disponíveis para estudo em campo e a ligação entre a eficiência dos métodos e a história natural dos animais

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 às ameaças induzidas pelo homem, assim como as estratégias disponíveis para a conservação destes animais OBJETIVOS (conteúdo): Visão crítica sobre a fauna de vertebrados da América do Sul e o estado atual do conhecimento científico a respeito desta fauna, com relação:

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 OBJETIVOS (capacidades): avaliação crítica articulação e expressão de argumentos

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 OBJETIVOS (capacidades): busca e síntese de conhecimentos científicos apresentação formal de conhecimentos científicos trabalho em grupo

RESUMO BLOCO 1: I DON´T KNOW! BLACKAWTON BEES ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE PADRÃO LATITUDINAL DE DIVERSIDADE DIVERSIDADE, FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304

“A ciência é uma maneira de responder a mais e mais perguntas relevantes. As respostas são importantes principalmente por nos levar a novas perguntas.” I DON´T KNOW!

“... Nós temos posto a carroça na frente dos bois ao enfatizar responder sobre questionar. Uma pessoa que pode responder a todas as perguntas para as quais já conhecemos as respostas, mas não pode gerar suas próprias perguntas, não poderá nunca se tornar um cientista!” I DON´T KNOW!

“... Nós temos posto a carroça na frente dos bois ao enfatizar responder sobre questionar. Uma pessoa que pode responder a todas as perguntas para as quais já conhecemos as respostas, mas não pode gerar suas próprias perguntas, não poderá nunca se tornar um cientista!” I DON´T KNOW!

“O questionamento constrói a imaginação, porque nos leva além dos fatos conhecidos para enfrentar abertamente nossa ignorância. O que fazemos quando encontramos perguntas que ninguém previamente perguntou e que ninguém tem hoje a resposta é o que define um cientista.” I DON´T KNOW!

BLACKAWTON BEES Isto é a ciência: o processo de jogar com regras que nos torna capazes de revelar padrões de relações antes não conhecidos, que estendem nosso conhecimento coletivo da natureza e da natureza humana … porque o resultado de todo jogo é imprevisível, dar suporte para essa “bagunça”, que é o motor da ciência, é fundamental para a educação científica (e em geral para uma educação criativa).

BLACKAWTON BEES “Nós descobrimos que as abelhas podem usar combinações de cores e relações espaciais para decidir em quais flores se alimentar. Nós também descobrimos que science is cool and fun because you get to do stuff that no one has ever done before. (Children from Blackawton)’.

RESUMO BLOCO 1: I DON´T KNOW! BLACKAWTON BEES ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE PADRÃO LATITUDINAL DE DIVERSIDADE DIVERSIDADE, FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304

ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE Paulo Inácio Prado

ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE vertebrados - mais conhecidos - mesmo assim imensa lacuna de conhecimento poucos especialistas, coleções e bibliotecas, distribuídas desigualmente pelo Brasil

ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE muitas espécies ainda sendo descritas, mesmo em grupos como mamíferos quantas e quais - incompleto distribuição geográfica? história natural? relações filogenéticas?

RESUMO BLOCO 1: I DON´T KNOW! BLACKAWTON BEES ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE PADRÃO LATITUDINAL DE DIVERSIDADE DIVERSIDADE, FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO John Lamoreux Richard Grenyer

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO Número de espécies do grupo Y Número de espécies do grupo X CONGRUÊNCIA na distribuição da diversidade entre diferentes grupos CONGRUÊNCIA = CORRELAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO Número de espécies do grupo Y Número de espécies do grupo X CONGRUÊNCIA na distribuição da diversidade entre diferentes grupos CONGRUÊNCIA = CORRELAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO diversidade total de espécies - congruente entre os grupos de vertebrados

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO Mas... essa congruência diminui com: ESPÉCIES DE DISTRIBUIÇÃO MAIS RESTRITA - endêmicas, raras ou ameaçadas DIMINUIÇÃO DA ESCALA DE ANÁLISE

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO presença/ausência em eco-regiões sobreposição de áreas de distribuição estimadas pelo conhecimento de especialistas poucos registros Mas... os dados utilizados tem problemas:

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO O QUE PODEMOS CONCLUIR? Há congruência EM ESCALAS MAIS AMPLAS Diversidade de MUITOS vertebrados na América do Sul é alta PORQUE ISSO É IMPORTANTE? Conservação Que processos geram essa congruência?

RESUMO BLOCO 1: I DON´T KNOW! BLACKAWTON BEES ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE PADRÃO LATITUDINAL DE DIVERSIDADE DIVERSIDADE, FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304

PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE Dois tipos de abordagens: (a)ECOLÓGICA, focada nos requerimentos das espécies e nas interações entre elas (b)BIOGEOGRÁFICA, focada na filogenia dos clados e eventos históricos Robert RicklefsJohn Wiens

PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE FALTA DE DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS que usam as diferentes abordagens: ECOLOGIA deixou de lado os processos históricos e evolutivos (“regionais”) EM ESCALA PEQUENA, foca no papel das interações entre espécies (competição) EM ESCALA GRANDE, em testes de correlação entre diversidade e variáveis ambientais sem avaliar como afetam processos de especiação e extinção BIOGEOGRAFIA HISTÓRICA deixou de lado as questões ecológicas que condicionam a distribuição das espécies produz filogenias e cladogramas de área sem usar essas ferramentas no entendimento dos padrões globais de distribuição de diversidade

PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE DUAS PROPOSTAS DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS: ênfase na dicotomia LOCAL-REGIONAL processos ECOLÓGICOS só são importantes em ESCALA LOCAL, e tendem a DIMINUIR a diversidade processos HISTÓRICOS E EVOLUTIVOS ocorrem em ESCALA REGIONAL, AUMENTAM a diversidade, e aparentemente não são influenciados pelos processos em escala menor ECÓLOGOS ampliem a escala, considerem o pool regional de espécies e a dispersão não há dicotomia embora os REQUERIMENTOS e as INTERAÇÕES entre espécies não gerem espécies no longo prazo são os MECANISMOS que estão por trás dos processos de especiação e extinção enxergar os padrões de distribuição em ampla escala como reflexo de processos ecológicos de requerimentos de nicho, habilidade de dispersão e interação com outras espécies

PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE PROBLEMA DE INFERIR PROCESSOS A PARTIR DE PADRÕES: escala heterogeneidade dispersão

RESUMO BLOCO 1: I DON´T KNOW! BLACKAWTON BEES ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE PADRÃO LATITUDINAL DE DIVERSIDADE DIVERSIDADE, FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304

PADRÕES LATITUDINAIS DE DIVERSIDADE DIVERSIDADE é negativamente relacionada à LATITUDE, maior diversidade nos trópicos Gary Mittelbach PADRÃO ROBUSTO para diversos grupos de animais e plantas, para diferentes regiões e habitats, escalas espaciais de análise (mas é mais forte em escala regional do que local)

PADRÕES LATITUDINAIS DE DIVERSIDADE Muitas hipóteses, mas estas podem ser divididas em 3 tipos principais: ECOLÓGICAS focam nas diferenças de capacidade de suporte do ambiente trópicos com maior capacidade de suporte (mais recursos)

PADRÕES LATITUDINAIS DE DIVERSIDADE EVOLUTIVAS foca nas diferenças das taxas de diversificação = especiação menos extinção trópicos com taxas de diversificação mais altas muitos são os mecanismos propostos para essa variação na taxa, sendo cada um deles muito pouco testado assim como a importância relativa da especiação e extinção Muitas hipóteses, mas estas podem ser divididas em 3 tipos principais:

PADRÕES LATITUDINAIS DE DIVERSIDADE HISTÓRICAS foca nas diferenças de tempo e tamanho das regiões trópicos maiores e existem a mais tempo Muitas hipóteses, mas estas podem ser divididas em 3 tipos principais:

PADRÕES LATITUDINAIS DE DIVERSIDADE ALGUMAS EVIDÊNCIAS PARA ALGUNS GRUPOS MAIORIA DOS MECANISMOS INCLUEM DIFERENÇAS NOS ATRIBUTOS ECOLÓGICOS DAS ESPÉCIES ENTRE REGIÕES PODEM EXPLICAR MANUTENÇÃO MAIS NÃO GERAÇÃO O QUE PODEMOS CONCLUIR? MUITAS EVIDÊNCIAS DE QUE SEJA UMA DAS RAZÕES PARA MUITOS GRUPOS

RESUMO BLOCO 1: I DON´T KNOW! BLACKAWTON BEES ESTADO DO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE NO MUNDO PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELOS PADRÕES DE DIVERSIDADE PADRÃO LATITUDINAL DE DIVERSIDADE DIVERSIDADE, FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304

OBJETIVOS (conteúdo): Visão crítica sobre a fauna de vertebrados da América do Sul e o estado atual do conhecimento científico a respeito desta fauna, com relação: aos métodos disponíveis para estudo em campo e a ligação entre a eficiência dos métodos e a história natural dos animais

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 CRONOGRAMA: Bloco 1 - Causas e conseqüências da diversidade 27/08/2012 Padrões latitudinais de variação da diversidade e processos associados - Apresentação e discussão de textos pelos alunos 03/09/2012 SEMANA DA PÁTRIA

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 CRONOGRAMA: Bloco 1 - Causas e conseqüências da diversidade 10/09/2012 Diversidade e o funcionamento e os serviços ecossistêmicos - Apresentação e discussão de textos pelos alunos

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 CRONOGRAMA: Bloco 2 - Métodos de estudo em campo 17/09/2012 Aves e mamíferos - Aula prática

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 CRONOGRAMA: Bloco 2 - Métodos de estudo em campo 24/09/2012 Peixes e herpetofauna - Aula prática 01/10/2012 SEMANA DA BIOLOGIA

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ /10/2012 Aula prática - busca bibliográfica ENTREGA E DISCUSSÃO – DUPLAS E TEMAS DOS ENSAIOS CRONOGRAMA: Bloco 2 - Métodos de estudo em campo

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0304 CRONOGRAMA: Bloco 2 - Métodos de estudo em campo 15/10/2012 Princípios básicos de delineamento amostral – Palestras; Exercício