Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES GT Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
O PACTO FEDERATIVO DESAFIOS E CAMINHOS
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Direito e Desenvolvimento
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Pacto do Ensino Médio e o REM
O ESTADO, O DESENVOLVIMENTO E A FEDERAÇÃO
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Modelo de Excelência em Gestão
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Observatórios Sociais
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
44ª Assembleia Nacional da Assemae
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Roteiro da Aula Convivência
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Ministério Público do Trabalho
1. 2 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLDO – DE MAIO DE 2015.
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Como fazer a análise do SUAS que temos
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional Posicionamento.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Fernando Rezende. ◦ Acumulou rigidez e desequilíbrios- não tem espaço para investimentos. ◦ Foi acometido de forte miopia  A norma constitucional e a.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES GT Fundamentos Estratégicos para o Desenvolvimento AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Agenda Nacional de Desenvolvimento Conceito Conjunto de diretrizes estratégicas orientadoras das ações de todos os atores sociais empenhados em combater as situações que impedem de sermos o país que gostaríamos ser. A agenda assinala o rumo a ser seguido, estabelecendo os compromissos a serem assumidos por todos os que se dispuserem a caminhar juntos em busca do destino comum, social e participativamente definido. Por isso, é dinâmica, se ajusta aos tempos, tem compromissos cumpridos e incorpora novos. É uma proposta de empreender a construção de um novo país.

Agenda Nacional de Desenvolvimento - AND CDES - Coletivo de Atores Sociais Br3T AND Visão de futuro Âmbitos Problemáticos Valores Estratégias

Agenda Nacional de Desenvolvimento Valores Democracia Liberdade Liberdade Igualdade Igualdade Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento Sustentável Identidade Nacional Identidade Nacional Soberania Soberania

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático I - Objetivo a ser Alcançado Extrema desigualdade social, inclusive de gênero e raça, com crescente concentração de renda e riqueza, parcela significativa da população vivendo na pobreza ou miséria, diminuição da mobilidade social. Fazer a sociedade brasileira mais homogênea, sem distinções de gênero e raça, com a renda e a riqueza bem distribuídas, e vigorosa mobilidade social ascendente

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático I - Objetivo a ser Alcançado Extrema desigualdade social, inclusive de gênero e raça, com crescente concentração de renda e riqueza, parcela significativa da população vivendo na pobreza ou miséria, diminuição da mobilidade social. Fazer a sociedade brasileira mais homogênea, sem distinções de gênero e raça, com a renda e a riqueza bem distribuídas, e vigorosa mobilidade social ascendente

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático II - Objetivo a ser Alcançado Dinâmica da economia insuficiente para promover a incorporação do mercado interno potencial, suportar concorrência internacional e desenvolver novos produtos e mercados. A economia nacional incorporou todo o mercado potencial, apresenta forte dinamismo e capacidade inovadora, desenvolve novos produtos e mercados

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático III - Objetivo a ser Alcançado Infra-estrutura logística degradada, não-competitiva, promotora de desigualdades inter-regionais, intersetoriais e sociais. A infra-estrutura logística é eficiente, competitiva e integradora do território, da economia e da sociedade nacionais

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático IV - Objetivo a ser Alcançado Inexistência de eficaz sistema nacional público/privado de financiamento do investimento, estrutura tributária irracional, regressiva e penalizadora da produção e do trabalho. O sistema de público/privado de financiamento do investimento é eficiente e eficaz, a estrutura tributária, simplificada e racionalizada em tributos de qualidade, é progressiva e estimuladora da produção e do emprego

Conferência Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático V - Objetivo a ser Alcançado Insegurança pública e cidadã, justiça pouco democrática, aparato estatal com baixa capacidade regulatória-fiscalizadora. A segurança pública e a paz social estão instauradas, a justiça é democrática, o Estado regula e fiscaliza a contento

Conferência Nacional de Desenvolvimento Âmbito Problemático VI - Objetivo a ser Alcançado Baixa capacidade operativa do Estado, dificuldade para gerir contenciosos federativos, desequilíbrios regionais profundos, insustentabilidade da gestão de recursos naturais. O aparato estatal opera eficiente e eficazmente, o pacto federativo funciona sem conflitos, há equilíbrio entre regiões, os recursos naturais são manejados de forma sustentável

Agenda Nacional de Desenvolvimento Objetivos a serem Alcançados I - Fazer a sociedade brasileira mais homogênea, sem distinções de gênero e raça, com a renda e a riqueza bem distribuídas, e vigorosa mobilidade social ascendente II - A economia nacional incorporou todo o mercado potencial, apresenta forte dinamismo e capacidade inovadora, desenvolve novos produtos e mercados III - A infra-estrutura logística é eficiente, competitiva e integradora do território, da economia e da sociedade nacionais

Agenda Nacional de Desenvolvimento Objetivos a serem Alcançados IV - O sistema de público/privado de financiamento do investimento é eficiente e eficaz, a estrutura tributária, simplificada e racionalizada em tributos de qualidade, é progressiva e estimuladora da produção e do emprego V - A segurança pública e a paz social estão instauradas, a justiça é democrática, o Estado regula e fiscaliza a contento VI - O aparato estatal opera eficiente e eficazmente, o pacto federativo funciona sem conflitos, há equilíbrio entre regiões, os recursos naturais são manejados de forma sustentável

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbitos Problemáticos I - Extrema desigualdade social, inclusive de gênero e raça, com crescente concentração de renda e riqueza, parcela significativa da população vivendo na pobreza ou miséria, diminuição da mobilidade social II - Dinâmica da economia insuficiente para promover a incorporação do mercado interno potencial, suportar concorrência internacional e desenvolver novos produtos e mercados III - Infra-estrutura logística degradada, não- competitiva, promotora de desigualdades inter- regionais, intersetoriais e sociais

Agenda Nacional de Desenvolvimento Âmbitos Problemáticos IV - Inexistência de eficaz sistema nacional público/privado de financiamento do investimento, estrutura tributária irracional, regressiva e penalizadora da produção e do trabalho. V - A segurança pública e a paz social estão instauradas, a justiça é democrática, o Estado regula e fiscaliza a contento VI - O aparato estatal opera eficiente e eficazmente, o pacto federativo funciona sem conflitos, há equilíbrio entre regiões, os recursos naturais são manejados de forma sustentável

Agenda Nacional de Desenvolvimento ENCAMINHAMENTOS 