O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Contabilidade Gerencial
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Painelista: Prof. Dr. Aderbal N. Müller
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
ATIVIDADE AVALIATIVA:
INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Currículo por Competências e Habilidades.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Flexibilização Curricular
Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo
Aula 08.
Disciplina Auditoria I
A Política de Gestão de Pessoas
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Autoavaliação Institucional e a CPA
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
A RESOLUÇÃO 10 DO CNE DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004: O ARTIGO 4º E AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. JORGE LOPES, PhD.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Formação Profissional IV
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Palestra: A Nova Contabilidade Pública Nacional: Quebrando Paradigmas na Administração Pública no Brasil Rodrigo Zanzoni Diretor de Planejamento e Implementação.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Universidade Federal de Uberlândia
Fórum Nacional de Educação
Perguntas de Modelação
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Planejamento e Responsabilidade Social
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA Profa: Tatiana de Oliveira Faculdade Boa Viagem Curso: Gestão Hospitalar.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
Transcrição da apresentação:

O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional da Contábil. Prof. Jorge Lopes, PhD.

Uma investigação das relações entre o Patrimonialismo Feudal Ibérico e a manutenção de um determinismo social secular. A Ouvidoria de Pero Borges e a Contadoria Geral de Gaspar Lamego em A Visão Histórica da Civilidade Dimensional de uma sociedade embasada no Patrimonialismo, adotada pela divisão dos espaços territoriais indivisíveis. A Relação de um Extrativismo Destruidor de uma Formação Nacional até 1750,quando chegaram os primeiros colonos.

A Resolução 10 DO CNE de 28 de dezembro de 2004 como um exemplo de instrumento de manutenção determinista da Ciências Contábeis As limitações estabelecida pelas diretrizes curriculares da resolução; As competências e as habilidades; A contabilidade e os órgãos oficiais : CAPES e CNPq; O artigo 4º como exemplo.

Art. 4º O curso de graduação em Ciências Contábeis deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: I - utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; II - demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; III - elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; IV - aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis; V - desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão.

VI - exercer suas responsabilidades como expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania; VII - desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação; VIII - exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais

O CONHECIMENTO E SUA TRANSMISSÃO. VERBOS : ENSINAR,COMPREENDER,TRANSMITIR,APREN DER,REPASSAR, DECIDIR E PARTICIPAR ENTRE OUTROS ESTÃO AUSENTES. As limitações das Ciências Sociais Aplicadas e a Licenciatura As competências e as habilidades A Contabilidade e a Administração e sua situação em relação ao CNPq e a CAPES A ACCOUNTABILITY E SUA IMPORTÂNCIA.

Se você mudar o seu comportamento e suas atitudes, poderá cobrar de todos o mesmo. Você pode começar a mudar comportamentos sedimentados através de ações que envolvam uma ou mais pessoas ao despertar a criação de elos entre todos na busca de mudanças Veja se é capaz de compreender e reagir ao ver esta apresentação.

OBRIGADO Facebook : Jorge Lopes (VER RETRATO) Currículo Lattes/ CNPq.