A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 6, tratou da libertação do PECADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ANATOMIA DA GRACA EFESIOS
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
“E [Deus] nos revelou o mistério de Sua vontade, de acordo com Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todos.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
Salvação; O que é? Resgatado do Perigo ou do Mal [Dicionário]
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
10: O Credo Apostólico e a salvação
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...

A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
A igreja Adventista do Sétimo é somente uma igreja evangélica ou é também um movimento profético?
Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele estabeleceu três pilares que são a base para a salvação de todo ser humano.
você tem uma vida nova em Cristo
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Redescobrindo a Igreja pela graça
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Meus irmãos e minhas irmãs;
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
PÁSCOA ?.
TEMAS BÍBLICOS.
Compreender que a morte de Jesus não pôs fim à Lei. A consciência de que é necessário um relacionamento correto com Deus e com a Sua.
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
O SIGNIFICADO DO VAZIO Mateus
9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus. 9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é.
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
CRUCIFICADO E RESSURRETO
Crescendo em Comunidade
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
O obstinado amor de Deus
Carta do Apóstolo Paulo
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
VINDE A MIM Mateus
LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:
CERTEZA DA SALVAÇÃO (Rm 8)
Uma criança muito amada deseja a presença de sua mãe e a mãe, por sua vez, aspira a viver junto ao filho. Seria justo, pois, que vós subísseis para.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
A CERTEZA DA SALVAÇÃO NR. 03 PRÉ-ENCONTRO
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
O ESPÍRITO SANTO Que o Espírito Santo habita permanen-temente em nós…
A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA SALVADORA
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
BÊNÇÃOS DA JUSTIFICAÇÃO
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
A QUEM SERVIR? (Romanos 7.1-6).
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO AOS FRACOS NA FÉ ( )
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Transcrição da apresentação:

A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 6, tratou da libertação do PECADO.

A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 7, tratou da libertação do poder da LEI.

A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 8, vai tratar da libertação do poder da MORTE.

A vitória da santificação (8.1-13). O capítulo 8 é o ponto alto, o clímax, a conquista da vitória pelo Espírito Santo.

Uma declaração irreversível (8.1). A palavra “PORTANTO” levanta a bandeira do Espírito para o início da nova vida.

A declaração de que “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” indica que a Lei (toda ela), que condenava os pecadores, foi cumprida por Jesus.

Portanto, o pecador justificado está debaixo de uma nova lei espiritual que domina e rege a nova vida em Cristo.

A lei do Espírito de vida (8.2,3). Paulo fala da “lei do Espírito de vida” que opera no interior do crente e o liberta do domínio da lei do pecado, da carne e da morte.

A justiça da lei cumprida segundo o Espírito (8.4,5). Quando Cristo se fez o representante do homem pecador, o poder condenatório do pecado foi desfeito, e, então, a justiça foi cumprida por Cristo.

A vitória do Espírito (8.6-13). É a obra santificadora do Espírito Santo na mente, no espírito e no corpo do crente (1 Ts 5.23,24).

O Espírito nos assegura a posição presente de filhos ( ). Direção (8.14). Ser guiado pelo Espírito Santo significa tê-lo na vida diária, regendo, governando e orientando sobretudo. Estar sob seu total domínio.

Adoção (8.15). O pecador pode chamar Deus de Pai, sob a égide do Espírito Santo.

Testemunho (8.16). O Espírito dá testemunho em nosso interior de que estamos perdoados de nossos pecados, da certeza da reconciliação com Deus e do acesso a Ele pela fé em Jesus.

Herança (8.17). Esta expressão confirma o direito legal, concedido aos filhos de Deus, a herança do Pai Celestial.

Segurança (8.18). O Espírito Santo nos assegura a glória futura de filhos de Deus. Uma vez consumada a redenção do pecador na libertação total do “corpo de pecado”, que coisa mais pode aguardar o crente? A eterna glória prometida.

A ardente expectação pela santificação ( ) O sentido real é o de aguardar ou esperar vigilante e ansioso alguma coisa espetacular. (8.19).

O desejo de libertação (8.22). Assim como uma mãe, quando chega o momento de dar à luz, deseja ardentemente esse nascimento, assim está a criação desejosa pela libertação da corrupção deste mundo.

As primícias do Espírito (8.23). BRUCE escreveu: “A habitação do Espírito em nós aqui e agora constitui as primícias, isto é, a primeira prestação ou a entrada na entrega da herança eterna da glória que aguarda os crentes em Cristo”. É o penhor do Espírito.

O gemido da igreja (8.23). Gememos pela nossa redenção, que diz respeito à gloriosa transformação de nosso corpo mortal para um corpo imortal e glorioso.

A razão da nossa esperança (8.24,25). A esperança se baseia na fé. A fé é a progenitora da esperança. A esperança tem fundamento nas promessas da glória futura.

A trindade divina na obra de santificação ( ). O Espírito intercede em nós (8.26,27). Enquanto terrenal, somos sujeitos às fraquezas da carne.

O Filho intercede por (ou sobre) nós (8.33,34).

Ao ressuscitar “dentre os mortos”, garantiu a redenção na vida presente, do poder do pecado. Pela sua ressurreição, somos salvos do poder do pecado.

O Pai provê para nós nas nossas necessidades ( ). Há uma perfeita harmonia no Deus Trino.

Paulo crê piamente no cuidado divino para com aqueles que amam a Deus. O propósito de Deus para com aqueles que amam a Deus é prover “todas as coisas” para o bem deles. (8.28).

Os “chamados por seu decreto” são todos quantos aceitaram a obra salvadora de Jesus Cristo.

A eleição e a chamada são termos correlatos aqui nestes versículos. Ser chamado e justificado é o resultado de haver sido predestinado para a salvação.

“E aos que predestinou”. (8.30). A predestinação diz respeito a todos quantos aceitaram a Cristo, e se refere a uma seleção da presciência divina. (1 Pe 1.2).

Deus é soberano em sua vontade, mas não é injusto e parcial. Ele trata “aos que predestinou” como aqueles que foram “chamados”, justificados e glorificados.

Por Jesus Cristo, todos os homens tem a oportunidade igualmente de se salvarem. Mas a maioria rejeita obstinadamente a salvação oferecida por Deus.

O triunfo da santificação ( ). O sentido primário da santificação é a separação e a consagração. Depois de termos palmilhado o caminho da santificação, aprendido a vencer todos os obstáculos, somos conduzidos pelo Espírito Santo ao triunfo total.

O amor de Cristo é imutável e indestrutível (8.35, 36). A base da confiança do crente está no fato de que o amor de Cristo não sofre detrimento por nada. (8.35). Paulo cita o salmo (8.36).

O amor de Cristo nos torna vencedores (8.37). O texto nos dá a ideia de que a vitória espiritual pode ser conseguida em meio às dificuldades enfrentadas.

Gloriosa declaração de triunfo (8.38,39). Essa convicção de Paulo expressa com as palavras “estou certo” baseia-se nas profundas experiências vividas por ele.

Próximo estudo A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O aspecto posicional da santificação. O aspecto moral da santificação. O aspecto experimental da santificação. A santificação ilustrada. A santificação de nosso ego. A vitória da santificação. O triunfo da santificação. ESPERO VOCÊ, MUITO OBRIGADO!