SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL  SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

Metais Não Estruturais
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
INTRODUÇÃO À PSICROMETRIA
PROJETO DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
Semana 9 Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos
Splitão  O conceito básico desta alternativa é a centralização do sistema em uma casa de maquinas , acoplado á uma rede de dutos para distribuição do.
Split System  O conceito básico desta alternativa é a individualização da utilização do sistema de ar condicionado aliado ao menor custo de instalação.
Concepção dos Sistemas de Cogeração
Tecnologia de origem Canadense, com fábrica instalada em Portugal.
Termo-Arquitetura Física Aplicada.
Classificação dos Sistemas de Produção
Ela oferece soluções completas e integradas em empreendimentos corporativos, desde a comercialização de escritórios nas melhores localizações, preparação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Materiais absorventes acústicos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA SISTEMAS TÉRMICOS Marcelo José Pirani.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Endereço: Rua Tatuapé, 149 – Chácara Marco – Barueri – SP Fone/Fax: (11) | |
Geradores de Vapor Caldeiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
A Necessidade de Umidificação na Indústria
Informática Aplicada Problema I Professor: Klaus Schlunzen Junior
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
Eficiência Energética
Utilização Racional de Energia em Climatização
Condensadores resfriados a ar
Quem somos. A empresa Cold Time (nome fantasia,razão social Olycruz serv. de refrigeração e ar condicionado-EPP) está no mercado há 16 anos fundada em.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Urbanismo e Mobilidade
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
Trabalho (W) Usualmente definimos trabalho como uma força agindo através de um determinado deslocamento que acontece na direção desta força. Termodinâmica.
Ar condicionado.
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Propagação(transmissão) do calor
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Máquinas térmicas.
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
Ventilação Natural (VN)
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Projetos para áreas e edifícios comerciais, os quais acomodam grande número de pessoas,
Introdução ao aproveitamento passivo da energia solar Humberto Jorge Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Gestão de Energia em Edifícios.
Utilização eficiente de energia em edifícios
Arquitetura Bioclimática
Materiais absorventes acústicos
Materiais x Equipamentos
BIOCLIMATOLOGIA E RECURSOS BIOCLIMÁTICOS
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Trocadores de calor de placas
S ECON A R C ONDICIONADO L TDA Refrigeração e Climatização.
Refrigeração Eng. Mecânica Universidade de Santa Cruz do Sul.
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
Calor sensível calor específico capacidade térmica
Escola: Coopen Coc Aluno: Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B
Escola:Coopen Aluna:Júlia Swart e Laura Casagrande Série:4° ano A
AR CONDICIONADO PISO TETO
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Medição de Campos Eletromagnéticos Técnicas de Medição, caracterização de campos em ambientes industriais, urbanos e residenciais Athanasio Mpalantinos.
Aplicação dos padrões da norma IEC em projetos de subestações
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Compressores Elétricos CPA 2008 Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você !
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL

 SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias para resfriamento (geladeiras, câmaras frias, freezers, etc.)  CONDICIONAMENTO AMBIENTAL ◦ Necessário em alguns processos, com adequação de uma ou várias variáveis, como temperatura, umidade, pureza do ar, etc. ◦ Uso de tecnologias para condicionar o ar ( aquecer, esfriar, umidificar, desumidificar, filtrar, ventilar).

 CONFORTO TÉRMICO ◦ Áreas comerciais, residenciais, industriais ou embarcações, etc.  PROCESSOS ◦ Produção de circuitos integrados, produção de alimentos, fábricas têxteis, laboratórios, estufas, produção de itens químicos e farmacêuticos, centros de processamento de dados, salas de cirurgia, etc.

CONFORTO TÉRMICO

 VOLUME DO RECINTO  MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO  POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO SOL  PESSOAS NO AMBIENTE  TECNOLOGIAS QUE GERAM CALOR

 INDIVIDUAL TIPO JANELA OU SPLIT ◦ Pequenos ambientes com baixa carga térmica; ◦ Refrigera apenas um ambiente.  TIPO DUTO COM MÉDIA CAPACIDADE ◦ Ambientes compactos com média carga térmica.  TIPO DUTO COM GRANDE CAPACIDADE ◦ Indicado para grandes ambientes com elevada carga térmica (shoppings, lojas, etc.).

 VANTAGEM ◦ Baixo custo de aquisição  DESVANTAGENS ◦ Ruído ◦ Instalação ◦ Acesso à manutenção ◦ Estética

AR CONDICIONADO SPLIT HI-WALL COMPRESSOR DE AR DE 7000 A BTU/h

AR CONDICIONADO SPLIT PISO–TETO DE A BTU/h

 Baixo nível de ruído (a parte externa do ar condicionado – que faz barulho – fica no ambiente externo).  Existem vários tipos de split, e a capacidade de alguns pode chegar a até BTU.  Possui controle remoto permitindo operação à distância

 A unidade externa é unida com a interna por tubulações de cobre, ocupando espaço pequeno na parede para passagem desses tubos.  Esteticamente mais bonito. Há marcas investindo no design de split como mais um diferencial.

 O split é mais caro que o tipo janela.  A instalação é especializada.  Necessita espaço para o compressor.  A economia de energia do seu split vai depender do selo Procel que ele possuir.

 Ar condicionado para dutos: ◦ Indicado grandes ambientes e com grande massa térmica; ◦ Pode ser utilizado em:  escritórios, consultórios, indústrias, salas comerciais em geral, shoppings, casas de shows, etc.

 Atende vários ambientes ao mesmo tempo  Não comprometem a estética das fachadas, pois não ficam visíveis.  Possui uma melhor distribuição do ar

 Maior custo de aquisição, operação e manutenção;  É necessário um bom espaço entre o teto e forro;  A limpeza dos dutos é muito limitada, portanto o ambiente está sujeito a fungos.  Por melhor que seja o isolamento, os dutos apresentam perdas pela troca de calor com o ambiente.

 PROJETO ◦ Eficiência energética do produto (ex. selo procel “B”, “C”, “D”...);  OPERAÇÃO ◦ Utilização adequada do equipamento, conforme orientação do fabricante; ◦ Equipamento ligado sem necessidade;  MANUTENÇÃO ◦ Limpeza periódica; ◦ Troca de filtros e peças conforme orientação do fabricante.

 BTU – British Thermal Unit (ou Unidade térmica Britânica) ◦ é uma unidade de medida não-métrica (Não pertencente ao SI)SI ◦ 1kcal = 3,92 BTU ◦ 1 BTU/hora = 0,2929 Watts

 NBR : Projetos e Instalações  NBR : Parâmetros de Conforto Térmico  NBR : Qualidade do ar interior

1 fax de 20 W