SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO FEA/USP RECURSOS INFORMACIONAIS PARA A PESQUISA ACADÊMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revistas Eletrônicas disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP.
Advertisements

disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Pesquisa científica e levantamento bibliográfico Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia AZ051 - Introdução à Pesquisa em Zootecnia Prof.
Treinamento para uso da Biblioteca. Treinamentos para uso da Biblioteca O aluno de graduação deve desenvolver um conjunto de habilidades para localizar.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO GERÊNCIA DE INOVAÇÃO Escola Automatizada Tecnologia RFID Educação a Distância Biblioteca.
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
Monografia I Prof.Dr. Leandro Brusadin Texto II A ARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA BUSCA DO CONHECIMENTO PIZZANI et al.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
1 Institut de la gestion publique et du développement économique – juin 2007 Instituto de gestão pública e desenvolvimento econômico (IGPDE)
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO RECURSOS INFORMACIONAIS PARA A PESQUISA.
Como identificar direitos autorais e licença Creative Commons para disponibilizar artigos de PI no Lume.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASIL 18 a 20 de setembro de 2007 PESTANA, Maria Cláudia FAQUIM, Elza Maria Rosa Bernardo ZANI, Rosa Maria.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Bancos de dados bibliográficos e WWW Renata Kirkwood, Ph.D. Claudio Marcos B. Magalhães, Esp.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Conjunto significativo de pesquisas conhecidas pela denominação "estado da arte" ou "estado do conhecimento". pesquisa bibliográfic a.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Fundamentos da Ciência da Informação Grupos para o trabalho final.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
TREINAMENTO - UFT Base de dados MAR/2015. ACESSO A BASE DE DADOS Paulo Godoy - Training & Relationship Manager.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
SABi - INTERFACE WEB Capacitação no Uso do SABi
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
Bem-vindos à Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC!
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Atividades da Secretaria Executiva da Biblioteca Virtual em Saúde Pública
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
AUTORES ANA MARIA DELAZARI TRISTÃO Engenheira Civil da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Coordenadora da Secretaria Executiva do InfoHab.
Núcleo de Apoio Técnico Científico Biblioteca do CPqRR Procedimentos Operacionais Padrões – POPs EQUIPE: Chefia Omar dos Santos Carvalho - Vínculo: Servidor.
Transcrição da apresentação:

SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO FEA/USP RECURSOS INFORMACIONAIS PARA A PESQUISA ACADÊMICA

CONTEXTO acesso e uso da informação nas IES vêm provocando mudanças nas estruturas escolares no que diz respeito à pesquisa acadêmica incentivo à inovação, à criatividade e ao uso das tecnologias de informação e comunicação autonomia no processo de busca e recuperação da informação novas formas de circulação da informação, novos meios de obter informação

BIBLIOTECA EM NÚMEROS Acervo Livros Teses/dissertações Periódicos Multimeios 784 Usuários inscritos Frequência diária Área ocupada 1.500m2

SERVIÇOS Orientação ao usuário Acesso Online à informação Empréstimo Empréstimo-entre-bibliotecas Normalização técnica Comutação Bibliográfica Reprodução de documentos Notificação e entrega expressa Suporte a Educação a Distância

UNIVERSO BIBLIOGRÁFICO relação entre oferta & demanda informacional acervo local X acervo virtual alianças estratégicas fontes informacionais

ORGANIZAÇÃO DO ACERVO Códigos CDD – Classificação Decimal de Dewey Cutter AACR2

ÁREAS DO CONHECIMENTO 000 – Generalidades Filosofia 200 – Religião Ciências Sociais Economia 400 – Filologia 500 – Ciências Naturais e Matemática 600 – Ciências Aplicadas 657 – Contabilidade 658 – Administração 700 – Artes 800 – Literatura e retórica História

ORGANIZAÇÃO DO ACERVO Códigos CDD – Classificação Decimal de Dewey Cutter – Identificação de autor AACR2 – descrição técnica da obra

CATÁLOGOS Relação de ítens pertencentes ao acervo de uma biblioteca. É organizado de acordo com normas previamente estabelecidas para facilitar a recuperação de documentos de diferentes maneiras: autor, título, assunto, etc. Os catálogos são úteis para localizar documentos em bibliotecas, podendo ser encontrados na forma impressa ou na internet.

BASES DE DADOS E BANCOS DE DADOS “Base de dados é a expressão utilizada para indicar a coleção de dados que serve de suporte a um sistema de recuperação de dados, reunidas, formam os bancos de dados. Os principais tipos de bases de dados são: bibliográficas, que incluem referências bibliográficas e resumos; e textuais, que incluem textos completos de artigos de periódicos, jornais ou outras modalidades de documentos.” (CUNHA, 2001 p.35)

BASES REFERENCIAIS DEDALUS - BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS PORTAL CRUESP BIBLIOTECA FIA (somente EEB’s)

Exemplo Busca: economia and política and trabalho Exemplo de busca: economia política do trabalho Resultado : S617e e.1

DECIFRANDO… Singer, Paul Israel Economia politica do trabalho elementos para uma analise historico- estrutural do emprego e da forca de trabalho no.. Volume Primeiro vol Exemplar 1 Localização FEA /331.11^S617e^e.2 Volume Primeiro vol Exemplar 2 Localização FEA /331.11^S617e^e.1 Etiqueta: S617e e.2

O CONHECIMENTO DAS FONTES DETERMINA SE VOCÊ VAI ESTAR AQUI

OU AQUI

BASES TEXTUAIS BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES Bases Textuais disponíveis no Portal SIBiNet

BASES TEXTUAIS PROQUEST Account Name: 0T3X7BSQPX (maiúscula – primeiro dígito é zero) Senha: welcome Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre Directory of Open Acess Journal

RESUMOS TEXTOS COMPLETOS BANCO DE TESES PATENTES E OUTRAS FONTES

REVISTAS ONLINE Acesso a revistas eletrônicas – SIBiNet RAC - Revista de Administração Contemporânea BAR – Brazilian Administration Review RAC – Eletrônica

REVISTAS ONLINE Boletim do Banco Central BOLETIM CENOFISCO ABP Boletim IOB Solicitar senha na biblioteca

REVISTAS ONLINE Revista Venezolana de Gestión Tecnológica Revista de Administração Pública Revista de Administração de Empresas Revista de Administração

CONTABILIDADE Bob Jensen's Accounting Theory Documents The CPA Journal Newman Library's Digital Collections - The Saxe Lectures in Accounting CFC – Publicações On-Line

BASES TEXTUAIS - ECONOMIA University of Connecticut – Dept. of Economics The Online Library of Liberty Guide to Economic Resources on the web World wide web resources in Economics - WebEc Economics of Networks

BASES TEXTUAIS - ECONOMIA Economic Research Community Revista de Economia Política The Heterodox Economics Portal – Hetecon.com The global economy IPEADATA

INTERNET Com o advento desta tecnologia temos acesso a um grande e rápido número de informações (nem sempre confiáveis) A internet agiliza a recuperação de informações e o surgimento de diretórios como o Yahoo e o Google tem contribuído bastante para a melhoria da qualidade das informações recuperadas.

OUTRAS FONTES Como fonte de pesquisa cientifica em páginas americanas, o Scirus: assemelha-se ao Projeto Prossiga Brasil Dados estatísticos e demográficos sobre 192 países

DICAS Referência Pdf grátis:

NORMAS ABNT Normalização nacional e internacional

DÚVIDAS? “O líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que saberá como perguntar.” (Drucker, 1996)

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO Dulcinéia D. Jacomini Diretora Técnica Margarida M. Sousa Seção de Atendimento