SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá Microbacia do Alto Rio Preto.
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Gestão Ambiental.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
“EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA”
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
Nos Condomínios Verticais
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Prefeitura Municipal de Bombinhas
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
PROJETO RECICLAR COLÉGIO CRUZ E SOUSA – FLORIANÓPOLIS
Desenvolvido no Laboratório de Informática Professoras: Claudia Rosas e Marlene Campos Turma 32.
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
O problema do lixo termina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Oficina de Reaproveitamento de papel usado.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
CAPÍTULO 2: Colorindo o mundo. Cuidado com o meio ambiente
Educação para a Sustentabilidade
Sustentabilidade.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
CIPA 2013/2014.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
CTR Nova Iguaçu.
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
COMPONENTES:CAROLINE
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Arte com Lixo “Recolher lixo reciclável nas proximidades da escola e transformar em Arte"
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Unilever – Responsabilidade Social
Lixo Brasileiro.
Meio Ambiente.
Profª Márcia Velista Cavalcante
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Coleta Seletiva e Reciclagem
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
15 anos.
Informativo # 10 – Janeiro/2016
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas

O movimento comunitário Saúde Ambiental busca promover o cuidado com a natureza e o desenvolvimento da consciência ambiental na comunidade Céu do Mapiá, com o fim de diminuir os impactos da poluição e melhorar o padrão de vida dos moradores.

O Céu do Mapiá é uma comunidade, de aproximadamente 600 moradores, situada no igarapé Mapiá, dentro da Floresta Nacional do Purus, município de Pauiní, região ocidental do estado do Amazonas.

Nosso trabalho começou em 1997, como consequência da preocupação dos jovens da comunidade em relação à concentração de lixo presente nos igarapés e vias públicas. As primeiras ações foram limpeza dos caminhos e igarapés, passeatas e produção de placas de conscientização...

... Para evitar situações como essa!!...

...A partir do Plano de Desenvolvimento Comunitário, realizado em 2004, o movimento ganhou o nome de Saúde Ambiental e iniciamos a coleta seletiva. Foi quando começamos armazenar o lixo separado e limpo em um galpão, e assim o trabalho ganhou grande impulso e avançou no serviço oferecido à comunidade.

Para estimular a educação ambiental de uma forma lúdica e produtiva, começamos em 2007 uma nova fase: a produção artística e o reaproveitamento de materiais recicláveis, através de oficinas semanais realizadas com crianças, jovens e adultos.

Um dos principais produtos gerados, que combina o reaproveitamento de vários tipos de materiais, é o banquinho feito de garrafas pet (recheadas com sacos plásticos) e forrado com papel e cola. Além de reciclar e dar um destino útil para o lixo, a produção desses banquinhos oferece uma opção criativa de um bonito móvel!!

Estas oficinas têm como benefício adicional às famílias, o reforço educativo, profissionalizante e alimentício, além do cuidado das crianças, permitindo aos pais espaço para outras atividades.

Crianças expõem e vendem a produção na Feira de Artesanato!...feitos de vasilhas e garrafas!! Apresentação de teatrinhos de fantoches...

As atividades do movimento, ganharam um incentivo a mais, através da troca do lixo limpo por uma lata de leite em pó, estimulando a participação de mais famílias e colaborando com o suprimento de leite. Hoje, das 140 famílias que vivem na comunidade, 120 estão participando efetivamente da coleta seletiva. Até maio de 2010 já trocamos latas de leite, que equivalem a aproximadamente 16 toneladas de lixo separado e limpo!

O lixo coletado que não é utilizado nas oficinas e mutirões é encaminhado para o Galpão de Reciclagem, situado num local distante do centro da Vila. Transporte do lixo na época da seca e quando o igarapé permite! Pela água, é possível transportar uma maior quantidade de lixo, apesar do custo adicional com combustível. Em média, são recolhidos 25 sacos de lixo por semana!!

O galpão em suas várias fases: Atualmente, o galpão está quase saturado! Nosso plano é poder encaminhar todo esse material para algum destino ambientalmente viável.

A comunidade mantém a tradição dos mutirões, que acontecem toda segunda-feira em benefício dos serviços públicos da vila. Uma grande parte das atividades do movimento da Saúde Ambiental, ocorre nestes dias e conta com o apoio tanto de moradores, quanto de visitantes, assim como da Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá (AMVCM), nossa parceira desde Alguns dos trabalhos realizados no mutirão são: Limpeza da vila......Produção de placas educativas...

...Construção e instalação de lixeiras de reciclagem Caixinhas de leite para os telhados e madeira reaproveitada para as caixas.

Considerando que a educação ambiental deve ser incluída no currículo escolar e abranger a toda à sociedade, a partir de 2008, o movimento também criou vínculos com a escola local, passando a oferecer atividades conjuntas regulares de aprendizagem ambiental, artística e cultural. Fotos da 2ª Gincana Ambiental, realizada com os 6º, 7º, 8º e 9º anos, em maio e junho de 2010.

Para melhor divulgar nossos trabalhos e atividades, passamos a publicar o jornalzinho “A Folha Reciclada”. Além de informar o que estamos realizando, este jornal é um veículo de conscientização ambiental e um canal direto de comunicação com todos os participantes do movimento, tanto os moradores da comunidade quanto àqueles que residem em outras localidades. Nº 4 – junho 2010 Nº1 – março 2009Nº2 – junho 2009 Nº 3 – dezembro 2009

Resumo das atividades do movimento de Saúde Ambiental: Mutirão: limpeza pública (caminhos e igarapés); construção e instalação de lixeiras feitas de material reciclado; coleta, seleção, transporte, armazenamento e redução do lixo limpo; manutenção do galpão; produção de cartazes de divulgação. Oficinas: são realizados quatro dias de atividades - 3ª feira: reciclagem com público infanto-juvenil - 4ª feira: reciclagem com o público jovem - 5ª feira: jogos e brincadeiras público infanto-juvenil - sábado: reciclagem – público variado Escola: - Toda 6ª feira, atividades de reciclagem e jogos ambientais com as turmas do 1º ao 5º ano. - Gincanas ambientais com todas as turmas (1º ao 9º)

Objetivos para o futuro ► Continuidade e aperfeiçoamento das atividades que já estamos realizando; ► Construção de um galpão novo para armazenamento do lixo limpo; ► Construção de um novo espaço para as oficinas; ► Aquisição de m aquinário próprio para trabalhar com o lixo (prensa, picotadeira, etc.); ► Expansão das atividades da saúde ambiental para toda a região; ► Construção de uma usina de reciclagem na cidade de Boca do Acre para receber o material coletado na comunidade e nas localidades da região; ► Capacitação de pessoal para o melhor desempenho das atividades; ► Comercialização dos produtos fabricados nas oficinas; ► Conseguir apoio financeiro e profissional para a realização dos objetivos anteriores.

OBSERVAÇÃO FINAL Todas as atividades do movimento são realizadas sem o apoio do governo, ONGs ou qualquer tipo de instituição, e contamos somente com a boa vontade e o trabalho voluntário dos participantes e amigos do movimento. Nosso é:

Agradecemos a atenção e agradecemos a todos os amigos que tornam este trabalho possível!! A natureza agradece!!!