GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações importantes sobre a GRIPE!
Advertisements

Marcia Cabral Enfermeira
Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
H1N1 Gripe Suina.
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
INFLUENZA A (H1N1).
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Hospital de Clínicas – UFPR
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
ORIENTAÇÕES PARA PAIS, ALUNOS E EDUCADORES NO COMBATE AO VÍRUS H1N1
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
LIMPEZA NAS ESCOLAS INFLUENZA A (H1 N1).
Gripe Suína.
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Esclarecimentos referentes às medidas
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
H1N1 Gripe A O que é? Medidas de prevenção Plano de contingência
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
DOENÇAS VIRAIS.
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Prevenção da Gripe A (H1N1)
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GRIPE A.
CEAG- C.E. Antonio Gonçalves
Cuidado com a GRIPE!.

Vacinação contra gripe
Influenza A H1N1 Influenza A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A é a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
BEM VINDOS À PÁGINA DO SOE! Profª Olívia e Profª Sandra Pavan
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Enf. Cardiovascular Djalma Vieira Cristo Neto
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
De julho de 2009 Gripe Suína o que é?????? É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa freqüente em porcos. Esses animais podem ser infectados,
 Trabalho realizado por:  Dora Santos Nº6  Pedro Alves Nº20  Área de Projecto 8ºC  Prof.: Pedro Francisco Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos.
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
INFLUENZA Apresentação 31/08/2009 Apresentaçao: Mariza Grimmer de Almeida Rondon, MD, MPH CAP 2.1.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO Escola de Medicina e Cirurgia – EMC Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias Monitora: Bruna.
Flávia Maria Borges Vigil
INFECÇÃO HUMANA PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1)
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
SITUAÇÃO ACTUAL. Eugénio Cordeiro - CRSPC Março 2006 Fase 3 – Casos humanos de infecção por H5N1 (1)
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Sintomas, Contágio e Prevenção
Transcrição da apresentação:

GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e contém material genético de vírus humanos, de aves e de suínos. 1.Caracterizando a GRIPE A ou H1N1:

2. A genética do vírus H1N1: 2. A genética do vírus H1N1:

3. A genética do vírus H1N1 (continuação) Classificação de acordo com as proteínas de superfície: HEMAGLUTININA (H) NEURAMINIDASE (N) O VÍRUS H1N1 apresenta 8 tipos de RNAs: 1 RNA de vírus humano1 RNA de vírus humano 2 RNAs de vírus aviários2 RNAs de vírus aviários 5 RNAs de vírus suínos5 RNAs de vírus suínos

4. Formas de transmissão entre humanos: a) Forma direta: uma pessoa infectada espirra ou tosse perto de você e a partícula do vírus é inalada (essa não é a forma mais efetiva de transmissão). O vírus não voa, não anda. b) Forma indireta: uma pessoa infectada toca alguma coisa (superfície lisa) depois de ter espirrado ou tosse com a mão na frente da boca. Você toca o mesmo objeto e leva suas mãos ao nariz, boca ou olhos e o vírus entra no organismo.

5. Sintomas da gripe:

6. Grupos de risco

7. Formas de tratamento A polêmica sobre o Oseltamivir (TAMIFLU) FORMA DE AÇÃO A droga inibe a enzima neuraminidase impedindo que o vírus escape da célula. QUANDO DEVE SER MINISTRADO Até 48 horas após o contágio ( ±10 h após o contágio o vírus já se replicou em aproximadamente novos vírus e explode a célula). Vírus não perde o fôlego. PROTOCOLO DE ACESSO AO MEDICAMENTO Receituário médico- preenchimento de ficha padrão- liberação da droga. COMPLICAÇÃO Os pacientes geralmente só ficam graves após o 7º dia de contágio. DIAGNÓSTICO CLÍNICO E DIAGNÓSTICO LABORATORIAL Como decidir frente ao paciente se ele vai ter ou não complicações. Em cada 100 pacientes com sintomas de gripe, 77 apresentam a Gripe A. O CORRETO TALVEZ NÃO FOSSE TRATAR TODO MUNDO COM TAMIFLU? Preocupação com resistência: vírus tem habilidade de mudar seu material genético (ele pode ficar resistente com ou sem Tamiflu). Quem deve monitorar a resistência é o laboratório que produz a droga e não quem a usa.

8. Metodologia preventiva A produção de vacinas e a demora de resultado de exames. Cepa do material genético do vírus da Gripe A chegou ao instituto Butantan. Chegaram também milhares de ovos embrionados de galinhas. Previsão para Abril de 2010: 30 milhões de doses produzidas Dentro de um plano de transferência de tecnologia entre o Inst. Butantan e laboratório Frances : compra de 18 milhões de doses de vacinas. Primeiros a serem contemplados: profissionais de saúde e pacientes de grupo de risco. Brasil deverá ser pressionado a atender países vizinho ( América Latina) A DEMORA: Reação em cadeia de Polimerase (PCR): o que há de mais moderno em Biologia molecular (coleta-se o sangue e sequência o material genético inteiro do vírus) Teste rápido: amostras de secreção de nariz ou saliva são retirados. Sequência um pedaço do material genético do vírus (Ele da positivo para qualquer vírus Influenza)

ATITUDES DA ESCOLA: As salas de aulas deverão ser mantidas bem ventiladas (janelas abertas) – Evitar ar condicionado. Minimizar eventos fechados onde haja aglomeração de pessoas Orientar alunos, professores e funcionários para os seguintes itens: Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal; Evitar contatos com secreções provenientes de espirros, tosses e salivas e ainda beijos, abraços e aperto de mão; Incentivar os alunos a lavar as mãos sempre que tiverem contato com superfícies que possam estar contaminadas (mesas, cadeiras, maçanetas, etc.). Evitar o compartilhamento de objetos escolares que comumente são levados à boca pelos alunos, como lápis, canetas e borrachas. Desligar bebedouros elétricos e providenciar água potável Providenciar lenços de papel. Após o uso, jogá-los imediatamente no lixo; Manter a disposição dos alunos álcool em gel e sabonetes de preferência líquidos; Evitar colocar as mãos na boca, nariz e olhos.

9. A pandemia no Brasil

10. A situação em Nova Friburgo (provisória) Dados da FMS: a) 50 suspeitos no município (aguardando confirmação da Fiocruz ) b) Distribuição do antiviral (concentrada no 6° GMB - Grupamento Militar de Bombeiro): mediante apresentação de receita médica e de formulário padrão da Secretaria de Saúde devidamente preenchido pelo médico c) Telefones úteis: Disque gripe: FMS: ou FMS: ou d) Sites úteis:

11.Perguntas mais frequentes: A) Onde o vírus da “gripe suína” é encontrado no ambiente ? B) Qual a utilidade do álcool em gel para a limpeza das mãos ? C) Como posso evitar o contágio ? D) Qual o período de incubação do vírus ? E) Quando se deve começar a tomar medicamentos ?

F) De que forma o vírus entra no organismo? G) O vírus é mortal? H) A água de tanques ou de caixas transmitem o vírus? I) O que faz o vírus provocar a morte? J) Qual é a probabilidade de se recair com a mesma doença? K) Quanto tempo vive o vírus da “gripe suína” em superfícies? L) Posso fazer exercícios ao ar livre?