PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011
Advertisements

O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Biblioteca Virtual em Saúde:
A experiência da Fiocruz em gestão da informação
Vortex 2005.
Ursula Blattmann Florianópolis, agosto de 2008
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO.
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Portal de Periódicos UFSC Ursula Blattmann Florianópolis, 6 de maio de 2008.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Portal de Periódicos Capes HighWare Ursula Blattmann Florianópolis, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Sely M. S. Costa Universidade de Brasília
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Acesso Aberto à Informação Científica e Repositórios Institucionais
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
 .
5º Encontro SophiA 29 e 30 de março de 2007 São Paulo-SP
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012

O que é produção científica? Pensar + fazer + saber = ciência Custos X Benefícios Motivação ou estímulos Captação de recursos X Agências de Fomento

Publicação periódica científica A Royal Society (de 1662) é uma das instituições mais antigas da humanidade. O primeiro periódico científico é publicado em 6 de março de 1665 Philosophical Transactions content/1/1-22.toc. content/1/1-22.toc

Com previsão de estréia no segundo semestre, a PeerJ promete cobrar dos autores uma taxa única de publicação de 99 dólares, até trinta vezes menor do que a praticada por periódicos que adotam o mesmo modelo de custeamento.PeerJ

As taxas de publicação cobradas pela PLoS vão de 1300 a 2900 dólares [de 2500 a 5700 reais], dependendo da revista em que se quer publicar.taxas de publicação Bernardo Esteves (2012) s-da-ciencia/geral/saldao-da-ciencia-aberta

A Elsevier, grupo multinacional sediado na Holanda, publica cerca de 2 mil periódicos e teve em 2010 um lucro de 847 milhões de euros, ou mais de um terço da sua receita anual.Elsevier847 milhões de euros A editora é acusada pelos pesquisadores de explorar o trabalho voluntário dos pesquisadores e cobrar preços extorsivos por suas revistas, obrigando muitas vezes as bibliotecas a assinar pacotes de periódicos, nos quais títulos menos relevantes são empurrados junto com revistas essenciais.

O que é acesso aberto? Gratuito Imediato Permanente Texto na íntegra Online Acesso Stevan Harnard

A pesquisa e o acesso aberto Acesso Aberto maximiza a visibilidade da pesquisa uso da pesquisa compreensão da pesquisa aplicação da pesquisa impacto da pesquisa produtividade da pesquisa progresso da pesquisa financiamento da pesquisa viabilidade da pesquisa Por maximizar a acessibilidade da pesquisa Stevan Harnard

ESSENCIAL: Para todos os 2.5 milhões de artigos de pesquisa publicados anualmente Acesso aos periódicos avaliados pelos pares em todas as disciplinas técnicas e científicas na aldeia global Apenas 15% da publicação anual é disponibilizada e acessível gratuitamente na web espontaneamente Stevan Harnard 2004 Acesso aberto para que?

Tecnologia disponível OAI A partir da criação do Open Archives Initiative (OAI) e, conseqüentemente, do modelo Open Archives, diversos pacotes de software foram desenvolvidos com a adoção desse modelo. O protocolo OAI é a definição de um quadro de metadados, possibilita estabelecer um alto nível de interoperabilidade entre os repositórios digitais. Pesquisa acessível gratuitamente na web possui um impacto superior de 25% a 250%. A interoperabilidade dos repositórios utiliza o OAI-PMH.

Cultura organizacional Organização da informação digital Organizar a estrutura para atuar na aldeia global Acompanhar as políticas internacionais, nacionais e estabelecer as internas Publicação científica: biblioteca digital de teses e dissertações, biblioteca virtual, revistas científicas para disseminar a produção acadêmica, repositório institucional...

Veja a apresentação de Daniel McGowan, em ntos/2012/03/howtowrite /daniel.pdf ntos/2012/03/howtowrite /daniel.pdf

Rezende (2011,p. 204) pdf

Rezende (2011,p. 205) pdf

CAPES (2012, p. 3) municado_001_2012_Classificao_de_Livros_Administracao.pdf Obras didáticas e de referência

CAPES (2012, p. 6) cado_001_2012_Classificao_de_Livros_Administracao.pdf

CAPES (2012, p. 7) cado_001_2012_Classificao_de_Livros_Administracao.pdf

Liderança e alternativas Fomento das instituições de apoio a pesquisa e formação (CAPES, CNPq, FINEP, FAPESC) Indicadores de qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação – CAPES/Qualis Alteração nas licenças de uso e uso dos direitos autorais (Creative Commons - ) Preservação da memória institucional Visibilidade perante a sociedade

Oportunidades de ação Mudanças de comportamento: ensino, pesquisa e extensão. Preservação da memória: publicação registrada. Alteração das políticas: institucionais, nacionais e locais.

Processo de publicação: livros, anais, revista científica. Visibilidade técnica e científica. Parâmetros de qualidade no conteúdo e na forma. Impacto da produção técnica e científica. Cultura organizacional

Referências BLATTMANN, Ursula ; BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. Gestão de conteúdos em bibliotecas digitais: acesso aberto de periódicos científicos eletrônicos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, p , Disponível em:. GOMES, Jorge de Oliveira; COSTA, Luciana Ferreira da. publicação sobre gestão e conhecimento: cooperação solidária em busca por uma contributiva excelência. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, p. 1-2, Disponível em:. REZENDE, Sérgio Machado. Produção científica e tecnológica no Brasil: conquistas recentes e desafios para a próxima década. RAE : Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 2, p , Disponível em:. RODRIGUES, Charles; BLATTMANN, Ursula. Uso das fontes de informação para a geração de conhecimento organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, p , Disponível em:. TOLEDO, Karina. Especialistas dão dicas para a publicação de artigos científicos. Agência FAPESP, n , 22 mar Disponível em:.

Grata! Ursula Blattmann Ursula Blattmann