Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Escola Secundária da Ramada
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
PUCRS Introdução a gráficos.
Filtro no Excel PUCRS Profa. Jiani Microinformática
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.
Fernanda Barroso Abril,2006
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Como realizar o Plano de Melhoramento?
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Como instalar e executar o programa
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição e,
Animações no Power Point
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Utilizando recursos especiais do Webnode
Criando Apresentações
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Aplicações Pedagógicas da Aquisição e Tratamento de Imagem
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
POWER POINT.
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
7 - Criação de Páginas Web
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Categorias no Joomla.
Ferramentas de avaliaçãowww.kraemerykraemer.com
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
Referência Rápida do Lync 2013 para o Office 365 © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Com o Lync, pode iniciar uma colaboração sem.
Como criar um CD de recuperação do Windows Cláudia Vieira & Oriana Fernandes.
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Áudio na Apresentação.
Passo a passo – Instrutor
Nova forma de solicitar CAPACITAÇÕES As solicitações de Capacitações iniciam nos Sistemas Corporativos: GRH – Gestão de Recursos Humanos Solicitação.
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
7 - Criação de Páginas Web
WINDOWS EXPLORER.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Novas Tecnologias Na Formação
Atualizar as definições de privacidade e de perfil j em seguida, prima F5 ou clique em Apresentação de Diapositivos > A Partir do Início para iniciar o.
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
PASSO A PASSO DE ACESSO - COLABORADOR RECURSOS HUMANOS.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend). O Joomla  Forma de acesso:  Endereço do site (frontend)  Endereço de administração do site.
Introdução RSS – Rede Social da Saúde Leandro Santos e Andre Menk ou
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Plataforma Moodle. Construção da Disciplina Depois de feita a inscrição, pedir aos administradores da Plataforma Moodle (professores:
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Curso Vocacional Informática Ano letivo: 2015/2016 Professor Marcos Martins.
Pesquisando no EBSCOhost Tutorial. Bem-vindo ao tutorial sobre os eBooks da EBSCO. Neste tutorial, vamos conhecer como procurar e ler os livros eletrônicos.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
MICROSOFT WORD 2000 Office 2000 TCI. Word 2000 Botão Iniciar, Programas, MicroSoft Word Duplo clique sobre o ícone, ou atalho, do MS Word na área de trabalho.
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para os outros, aqueles que vão administrar o site, gerir páginas e/ou módulos ou simplesmente editar/criar conteúdos, é necessário que sejam registados e que a eles seja atribuído um determinado perfil que define o nível de intervenção desse utilizador. A possibilidade de criação de grupos, perfis e associação dos utilizadores a estes, é que vai permitir gerir o site com a segurança necessária. Cada utilizador só poderá interferir naquilo que lhe for permitido.

Para que exista segurança na gestão de um portal, é necessário que sejam previamente definidos e clarificados quais os utilizadores que serão criados e que tipo de permissões terá cada um. Este processo passa por três etapas:

A criação de grupos será então o primeiro passo a dar, pois vai permitir uma eficaz organização na gestão do site. Para isso é utilizada a opção dos Perfis de Segurança, que pode ser acedida através de: Área de Tarefas comuns no Painel de Controlo A DMIN S ECURITY R OLES Através do menu A DMIN e da opção S ECURITY R OLES ou A janela que é apresentada encontra os vários grupos já existentes. É aqui que serão adicionados os grupos necessários: Aqui escolhe os Grupos que quer ver

Para a criação do grupo faça: A DD N EW R OLE G ROUP Selecionar a seta que se encontra no canto superior esquerdo dos Perfis de segurança para aceder ao menu e clicar sobre A DD N EW R OLE G ROUP. As informações acerca do grupo são inseridas na janela que é agora visualizada.

A criação de perfis é o segundo passo após a criação de grupos. Os perfis que forem criados são depois associados aos utilizadores. Novamente vai utilizar a opção dos Perfis de Segurança. A DD N EW R OLE Selecionar a seta que se encontra no canto superior esquerdo dos Perfis de segurança para aceder ao menu e clicar sobre A DD N EW R OLE. As informações acerca do perfil são inseridas na janela que é agora visualizada.

A criação dos utilizadores é o terceiro passo no processo da segurança. Vai ser utilizada a opção Utilizadores. Área de Tarefas comuns no Painel de Controlo A DMIN U SER A CCOUNTS Através do menu A DMIN e da opção U SER A CCOUNTS ou A janela que é aberta, apresenta os utilizadores existentes, ou permite procurá-los.

T ODOS Ou clique na opção T ODOS, para ver a lista de todos os utilizadores criados neste portal (como está na figura). Se ocupar mais que uma página, será apresentada ao fundo a paginação. Para procurar os utilizadores existentes, utilize uma das opções: S EARCH No campo S EARCH, pode inserir o nome de utilizador ou algum outro campo que escolhe à direita. e clique na lupa. O NLINE LETRA DO ABECEDÁRIO Ou pode ainda ver os utilizadores que estão O NLINE, clicando sobre essa opção, ou se clicar na LETRA DO ABECEDÁRIO, irá ver os utilizadores cujo nome de utilizador se inicia com a letra selecionada. Editar o utilizador Eliminar o utilizador Gerir perfis do utilizador

A DD N EW U SER Para criar um novo utilizador selecione a seta que se encontra no canto superior esquerdo das Contas de Utilizador para aceder ao menu e clicar sobre A DD N EW U SER. É aberta a nova janela que pede os dados do utilizador a criar.

Após a confirmação de criação de novo utilizador, volta à janela que lista os utilizadores criados, onde é apresentado aquele que acabou de ser criado. Clique sobre o lápis para editar as propriedades do utilizador

A janela apresenta as opções de gestão do utilizador. Desde as informações básicas à atribuição do perfil do utilizador pode aqui ser definido. Algumas informações podem ser alteradas, mas outras não. Existem também algumas informações dadas pelo sistema que permitem ter um controlo sobre a atividade do utilizador em questão. Gestão de informações básicas Gestão de perfis para o utilizador Gestão da password do utilizador Gestão do perfil do utilizador

O portal é construído com base na informação que nele se insere. Essa informação pode ser adicionada de diferentes formas ou formatos através de diversos módulos. Por exemplo: notícias, texto, destaques, eventos, etc). Mas também é necessário fazer uploads de ficheiros como imagens, documentos, listas, banners... e, para que estes sejam corretamente adicionados e organizados nas pastas mais indicadas, existe uma ferramenta para esse controlo: o Gestor de Ficheiros. O G ESTOR DE F ICHEIROS PROPORCIONA UM INTERFACE AMIGÁVEL PARA A GESTÃO DAS PASTAS E DOS UPLOADS DE FICHEIROS.

G ESTOR DE F ICHEIROS Para fazer a gestão das pastas e dos ficheiros deverá então aceder ao G ESTOR DE F ICHEIROS através de uma das seguintes opções: Área de Tarefas comuns no Painel de Controlo A DMIN F ILE M ANAGER Através do menu A DMIN e da opção F ILE M ANAGER ou A DMIN F ILE M ANAGER Na opção A DMIN e clicando depois em F ILE M ANAGER

A janela que é apresentada mostra as pastas que existente e os ficheiros já guardados. Esta janela tem um funcionamento semelhante ao Explorer do Windows. pastas Área onde são listadas as pastas criadas. ficheiros Área onde são mostrados os ficheiros adicionados e algumas informações sobre os mesmos. Área onde são definidas as regras de segurança para as pastas.

O processo de gestão dos ficheiros passa por três etapas: Criação da pasta; Gestão do ficheiro (upload; copiar; mover; apagar) Definição da segurança da pasta;

Após a criação do site, o passo seguinte será a criação de páginas. Há que ter em atenção que se deve evitar ter demasiadas páginas. Para criar uma página deverá aceder através de uma das seguintes opções: Área de Funções de Página no Painel de Controlo, opção Adicionar nova página A DMIN P AGES Através do menu A DMIN e da opção P AGES ou A DMIN P AGES Na opção A DMIN e clicando depois em P AGES + Através de uma destas duas opções, é aberta a janela de gestão das páginas onde, para criar, tem de clicar no botão +

Independentemente da opção escolhida para criar a página, é aberta a janela com as três opções de configuração da página. Nesta deverão ser preenchidas algumas informações importantes sobre a página que está a ser criada. Parâmetros básicos que têm de ser preenchidos, como o nome e título da página, por exemplo ou as permissões que serão atribuídas. Opções disponíveis para copiar conteúdos de outras páginas. Tem de ser escolhida a página e o(s) módulo(s) a copiar. Parâmetros avançados que podem ser definidos no momento da criação ou alterados posteriormente.

A indicação do nome da página é obrigatória, mas alguns outros campos podem ser alterados posteriormente.

Para que possa copiar módulos de outra página, tem de selecionar a página e escolher o(s) módulo(s), bem como a forma como fica ligado à origem.

Na maioria das páginas, aqui só escolhe a skin e o container a usar, quando quer que seja diferente daquele que foi definido para o site.

A DMIN P AGES Ou através do menu A DMIN e da opção P AGES A DMIN P AGES Ou na opção A DMIN e clicando depois em P AGES, na janela Para que seja possível alterar algum dos parâmetros da página, pode escolher uma das opções: P ARÂMETROS F UNÇÕES DE P ÁGINA Quando está com a página ativa, clica na opção P ARÂMETROS na área de F UNÇÕES DE P ÁGINA

Mais informações sobre o DNN, disponíveis no portal do Apoio DNN Contactos: Telf / /