História Adventista WELLINGTON BARBOSA
Livros indicados
Contexto mundial AULA 1
Eventos na Europa Revolução Francesa Prisão do papa Pio VI pelo general Berthier (1798): estudo de Daniel e Apocalipse (1260 dias)
Diversidade religiosa Crescimento do metodismo (ênfase na experiência religiosa mais pessoal e emocional) Surgimento de novas seitas: ◦Rejeição de dogmas e igrejas institucionalizadas ◦Restauracionismo ◦Líderes entusiastas ◦Crença na iminência da segunda vinda de Cristo ◦Vida religiosa pura em comunidades rurais isoladas do “mundo”
Seitas Comunidade de Efrata: Conrad Beissel (1732) ◦Observância do sábado ◦Aniquilacionismo ◦Pacifismo ◦Vegetarianismo (duas refeições ao dia) Shakers: Ann Lee (1774) ◦Celibato ◦Igualdade entre os sexos ◦Comunicação espiritualista
Seitas Comunidade Oneida: John Noyes (1848) ◦Ênfase na perfeição ◦Casamento complexo Os Santos dos Últimos Dias: Joseph Smith Jr. (1830) ◦Profetismo moderno ◦Ênfase na observância do domingo ◦Casamento múltiplo
Seitas Espiritualismo ◦Andrews Jackson (1844): transe e clarividência. Primeiro médium da América do Norte ◦Irmãs Fox (1848)
Movimentos Movimento missionário ◦Guilherme Carey (1793): Índia ◦Robert Morrison: China ◦Adoniran Judson: Índia ◦Robert Moffat: África do Sul Sociedades bíblicas ◦Entre 1804 e 1840: 63 sociedades bíblicas
Movimentos Escola dominical ◦Robert Raikes (Inglaterra, fim do século 18) ◦Nos Estados Unidos: Nova York e Boston, 1816 ◦Sociedade Missionária Americana (1826)
Condições econômicas Revolução Industrial Acúmulo de capital Investimento nas missões estrangeiras Migração: rural – urbano Riqueza X Pobreza Imigração: Europa – América, Austrália, África do Sul
Reformas Educacional Horace Mann (1837) Feminista Elizabeth Stanton (1848) Temperança ◦Sylvester Graham (1832)
Reformas Abolicionismo William Loyd Garrison (1830) Transportes e comunicação Navios a vapor, trens a vapor Prensa cilíndrica a vapor (1814) Código Morse (1844) Democracia
O despertamento adventista
O adventismo ao redor do mundo Daniel Whitby (Inglaterra, início do século 18) Segunda vinda espiritual Mil anos Protestantes, católicos, judeus e muçulmanos renunciam ao pecado Vinda literal de Cristo
O adventismo ao redor do mundo Alemanha (1768): Johann Petri Primeiro a constatar a relação entre as 70 semanas de Dn 9 e as 2300 tardes e manhãs de Dn 8 Término da profecia: 1847 Chile: Manuel de Lacunza (1790) Pré-milenialista Duas ressurreições
O adventismo ao redor do mundo Inglaterra: John Brown (1810) Fim da profecia: 1843 José Wolff: Fim da profecia, 1847 Suiça: Gaussen Pregação das profecias às crianças Índia: Daniel Wilson (1836) Fim da profecia (1847)
O adventismo ao redor do mundo Por que o Velho Mundo não gerou um movimento unificado de pregação do advento? 1.Discussão entre as datas de término da profecia (1843, 1844, 1847) 2.Não consideraram um único período de tempo 3.Esperavam a conversão e restauração do povo judeu 4.Não criaram periódicos de propagação da mensagem 5.Não desenvolveram um movimento de massa
O adventismo ao redor do mundo Estados Unidos: William Davis (1811): Fim da profecia: 1847 Samuel McCorckle (1830) Fim da profecia: 1847 Guilherme Miller (1831) Fim da profecia: por volta de 1843
Guilherme Miller Primeira versão impressa de suas crenças: 1832 (cartas publicadas no The Vermont Telegraph) Livro publicado em 1836: Lectures
Associados de Miller Josias Litch Leitura das Lectures em 1836 Em 1838 preparou um livro de 200 páginas sobre a vinda de Cristo por volta de 1843 Usando o princípio dia-ano, chegou à conclusão de que a Turquia perderia seu poder em 1840 (cf. Ap 9) Charles Fitch Leitura das Lectures em 1838 Foi execrado por suas ideias mileritas por seus colegas pregadores congregacionalistas Abandonou a mensagem milerita Retornou ao movimento em 1841, após trabalho pessoal de Josias Litch
Associados de Miller Josué Himes Reunião de Exeter, New Hampshire, em 1837 Principal organizador, promotor e agente publicitário do milerismo