História Adventista WELLINGTON BARBOSA. Livros indicados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARTINHO LUTERO 1517 A.D. Restaura para o povo as verdades escondidas.
Advertisements

Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Autarquia Municipal.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
CAPÍTULO 1: O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI MAIS INFLUENCIADA PELA TECNOLOGIA.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
A IDADE MÉDIA. AS BASES DA NOBREZA FEUDAL Trabalhadores x guerreiros (a elite feudal) As relações de Suserania e Vassalagem (forjam a figura do rei,baseada.
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
TEXTO BÍBLICO: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
O que é a páscoa? A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais.
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
Ascensão do Cinema Mudo Americano Quais os motivos políticos? Quem foram seus principais artistas?
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
XVI Séculos XII, XV e XVI. TROVADORISMO - XII Baixa Idade Média; Feudalismo; Filosofia: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e a Escolástica;PORTUGAL.
A REFORMA PROTESTANTE. A I GREJA C ATÓLICA EM CRISE As mudanças socioeconômicas e culturais na Europa chegam à Religião com a Reforma Protestante. Instituição.
Finlândia. História Política A Finlândia tem um regime republicano parlamentar semipresidencialista. O chefe de Estado é o Presidente da República,
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Seminário sobre Escatologia 03 a 07 de outubro de 2011.
PRINCÍPIOS PARA DIRECIONAR A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA SABATINA Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Associação Paulistana da IASD Adaptado da Revista Enriquecendo.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Dorothy Day. Dorothy Day nasceu em 1897, numa família de jornalistas. Juntou-se a seu pai e aos seus irmãos na mesma profissão. Antes de se converter.
DAS OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS
ATENÇÃO Você que é ou deseja ser um Evangelizador...
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
O QUE É O FSM? Uma aliança mundial de ONGs e Movimentos sociais contra a globalização neoliberal, a guerra, o patriarcado, o racismo, o colonialismo e.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
Desenvolvimento organizacional AULA 3. Obra de publicações A Word to the Little Flock: primeiro empreendimento editorial em equipe (1847). A visão de.
Minneapolis, 1888 AULA 4. Assembleia de 1888 Distinção X Similaridade Legalismo X Justiça de Cristo Ellet Waggoner/Alonzo Jones X George Butler/Uriah.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
História Adventista WELLINGTON BARBOSA. Livros indicados.
CARTA ENCÍCLICA SOLLICITUDO REI SOCIALIS DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II PELO VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Projeto: Vanguardas Europeias
1. O que é um “testemunho” de que os mórmons tanto falam a respeito? Um testemunho é uma confirmação espiritual dada a uma pessoa pelo Espírito Santo.
As grandes regiões culturais
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
APROVAR as duas formas sugestivas de liturgia expressas pelo Manual da Igreja (MI, Ed. 2010, notas p. 181 e 182), que ao mesmo tempo diz: "Não existe.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O movimento milerita AULA 2. Difusão do movimento 1.Periódicos: The Signs of the Times (28/2/1840). Primeiro jornal do movimento milerita. 2.Biblioteca.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
A divisão da história geral
Transcrição da apresentação:

História Adventista WELLINGTON BARBOSA

Livros indicados

Contexto mundial AULA 1

Eventos na Europa Revolução Francesa Prisão do papa Pio VI pelo general Berthier (1798): estudo de Daniel e Apocalipse (1260 dias)

Diversidade religiosa Crescimento do metodismo (ênfase na experiência religiosa mais pessoal e emocional) Surgimento de novas seitas: ◦Rejeição de dogmas e igrejas institucionalizadas ◦Restauracionismo ◦Líderes entusiastas ◦Crença na iminência da segunda vinda de Cristo ◦Vida religiosa pura em comunidades rurais isoladas do “mundo”

Seitas Comunidade de Efrata: Conrad Beissel (1732) ◦Observância do sábado ◦Aniquilacionismo ◦Pacifismo ◦Vegetarianismo (duas refeições ao dia) Shakers: Ann Lee (1774) ◦Celibato ◦Igualdade entre os sexos ◦Comunicação espiritualista

Seitas Comunidade Oneida: John Noyes (1848) ◦Ênfase na perfeição ◦Casamento complexo Os Santos dos Últimos Dias: Joseph Smith Jr. (1830) ◦Profetismo moderno ◦Ênfase na observância do domingo ◦Casamento múltiplo

Seitas Espiritualismo ◦Andrews Jackson (1844): transe e clarividência. Primeiro médium da América do Norte ◦Irmãs Fox (1848)

Movimentos Movimento missionário ◦Guilherme Carey (1793): Índia ◦Robert Morrison: China ◦Adoniran Judson: Índia ◦Robert Moffat: África do Sul Sociedades bíblicas ◦Entre 1804 e 1840: 63 sociedades bíblicas

Movimentos Escola dominical ◦Robert Raikes (Inglaterra, fim do século 18) ◦Nos Estados Unidos: Nova York e Boston, 1816 ◦Sociedade Missionária Americana (1826)

Condições econômicas Revolução Industrial Acúmulo de capital Investimento nas missões estrangeiras Migração: rural – urbano Riqueza X Pobreza Imigração: Europa – América, Austrália, África do Sul

Reformas Educacional Horace Mann (1837) Feminista Elizabeth Stanton (1848) Temperança ◦Sylvester Graham (1832)

Reformas Abolicionismo William Loyd Garrison (1830) Transportes e comunicação Navios a vapor, trens a vapor Prensa cilíndrica a vapor (1814) Código Morse (1844) Democracia

O despertamento adventista

O adventismo ao redor do mundo Daniel Whitby (Inglaterra, início do século 18) Segunda vinda espiritual Mil anos Protestantes, católicos, judeus e muçulmanos renunciam ao pecado Vinda literal de Cristo

O adventismo ao redor do mundo Alemanha (1768): Johann Petri Primeiro a constatar a relação entre as 70 semanas de Dn 9 e as 2300 tardes e manhãs de Dn 8 Término da profecia: 1847 Chile: Manuel de Lacunza (1790) Pré-milenialista Duas ressurreições

O adventismo ao redor do mundo Inglaterra: John Brown (1810) Fim da profecia: 1843 José Wolff: Fim da profecia, 1847 Suiça: Gaussen Pregação das profecias às crianças Índia: Daniel Wilson (1836) Fim da profecia (1847)

O adventismo ao redor do mundo Por que o Velho Mundo não gerou um movimento unificado de pregação do advento? 1.Discussão entre as datas de término da profecia (1843, 1844, 1847) 2.Não consideraram um único período de tempo 3.Esperavam a conversão e restauração do povo judeu 4.Não criaram periódicos de propagação da mensagem 5.Não desenvolveram um movimento de massa

O adventismo ao redor do mundo Estados Unidos: William Davis (1811): Fim da profecia: 1847 Samuel McCorckle (1830) Fim da profecia: 1847 Guilherme Miller (1831) Fim da profecia: por volta de 1843

Guilherme Miller Primeira versão impressa de suas crenças: 1832 (cartas publicadas no The Vermont Telegraph) Livro publicado em 1836: Lectures

Associados de Miller Josias Litch Leitura das Lectures em 1836 Em 1838 preparou um livro de 200 páginas sobre a vinda de Cristo por volta de 1843 Usando o princípio dia-ano, chegou à conclusão de que a Turquia perderia seu poder em 1840 (cf. Ap 9) Charles Fitch Leitura das Lectures em 1838 Foi execrado por suas ideias mileritas por seus colegas pregadores congregacionalistas Abandonou a mensagem milerita Retornou ao movimento em 1841, após trabalho pessoal de Josias Litch

Associados de Miller Josué Himes Reunião de Exeter, New Hampshire, em 1837 Principal organizador, promotor e agente publicitário do milerismo