Gerês Parque Natural. Localização O Parque Natural de Peneda–Gerês, situa-se no Norte de Portugal, no extremo nordeste do Minho, numa área compreendida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perturbação no equilíbrio do Ecossistema
Advertisements

Conservação da natureza:
Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana,
BIOMAS.
DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Definição do sector de Turismo de Natureza
Câmara Municipal de Felgueiras
Habitats.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO
Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3
Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo
Parque Natural do Douro Internacional
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Escola Secundária Dr. António Granjo Trabalho elaborado por: -Tiago Rodrigues nº19 8ºD.
Rede Natura 2000 Projecto Comenius Trabalho realizado por:
A vida encontra-se distribuída por diversos ambientes:
A água e a biodiversidade
Os Cervinhas Cerva – Ribeira de Pena
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
Áreas e Espécies protegidas

Parque Natural do Alvão
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Objetivo: Implementar a Gestão em Mosaico visando fortalecer e integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, através de Mobilização Social,
RESÍDUOS.
Serra da Estrela Trabalho realizado na Área de Projeto
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
Incêndios O que podes fazer Incêndios O que podes fazer.
Viana do Castelo no mundo
Parques naturais em Portugal
Espécies da Fauna Nacional
BIOMAS BRASILEIROS.
ASPETOS FÍSICOS DE PORTUGAL
PREVENÇÃO DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS
Rochas dominantes Calcário.
Portugal “ Um destino de sonho” Portugal “ Um destino de sonho” Entrar Curso técnico Administrativo Trabalho elaborado por: Ana Paula Costa 1.
O Fogo Incêndios Florestais
PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERÊS
2013/2014 Parque aquático em Braga Trabalho de: Ana Costa
Conservação e Preservação
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
Recuperação da Paisagem 4º ano 2º semestre Thomas Panagopoulos Prof. Auxiliar.
Biomas do Brasil.
11I Flávio de Freitas Luís Guimarães Mariana Gonçalves Marina Ribeiro Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2014/2015.
Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 “Espaços verdes, dinamização e preservação“ Ana Alves, Ana Mendes,
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Mata Atlântica.
A Silvicultura.
Trabalho de Geografia Biomas Brasil
INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PORTUGAL
BIOMAS DO BRASIL.
Parque Nacional da Serra da Capivara
Danos ambientais causados pelo cigarro Nível EJA Por Rafael Hermann.
Situação de aprendizagem 1
Trabalho realizado por : - Diogo Martins - Geovane Silva - João Alves 11º 05.
Tamboril — Enterolobium Comtorsiliquum — Espécie nativa brasileira introduzida pela primeira vez, em espaço público, pelo paisagista Burle Marx no Parque.
Trabalho de:  Carolina Salomé  Helena Montez  Patrícia Costa  Joana Canela 11.º7.
Visita de Estudo á Barragem de Lindoso
Estratégias de Preservação do Património.. A UNESCO A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, fundada em 1945, tem como objetivo.
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
Florestas Ecossistemas a proteger. Muitos apelidos e nomes de terras têm a ver com árvores e florestas: –Silva – nome latino para floresta –Esgueira –
Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal.
Importância da biodiversidade animal
P2 Entidades de proteção e conservação da Natureza em Portugal CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Ciências Naturais – 8.º ano
Transcrição da apresentação:

Gerês Parque Natural

Localização O Parque Natural de Peneda–Gerês, situa-se no Norte de Portugal, no extremo nordeste do Minho, numa área compreendida entre a Serra do Gerês até à fronteira espanhola, abrangendo também a Serra da Peneda.

Paisagem Ocupa cerca de hectares e é uma das maiores atracções naturais nacionais. É conhecido pela sua paisagem de uma beleza rara e impressionante e pela sua variedade de fauna e de flora. UM LOCAL A PRESERVAR POR TODOS NÓS!

Espécies No parque natural podemos encontrar grande variedade de espécies de Fauna, tais como: veados, cavalos selvagens, lobos ibéricos, raposas, martas, lontras, texugos, etc., e na flora podemos encontrar: pinheiros, carvalhos, castanheiros, teixos e várias plantas medicinais.

Vilarinho das Furnas Vilarinho das Furnas é uma aldeia da freguesia de Campo do Gerês, situada no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga. Actualmente encontra-se submersa na albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas.

Imagens da Serra

Podemos tomar banho!! =)

Imagens: Fauna do Gerês

Mais de 20 mil hectares arderam no Parque Nacional Peneda-Gerês nos últimos sete anos. Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, estes incêndios registaram-se em particular de Janeiro a Março e nos meses de Verão. No Plano Prévio de Intervenção em Incêndios Florestais, elaborado em 2008, são reveladas as razões que potenciam a ocorrência destes fogos entre as quais estão a acumulação de combustíveis na floresta (falta de limpeza) e zonas de pastagem e a elevada pressão turística. A lei diz que são os proprietários que têm de limpar as matas à volta das casas num raio de 50 metros…ou podem ser multados. E quem não puder limpar (idosos, falta de recursos)? Não será esta lei insuficiente e até injusta? O flagelo dos incêndios…

Vamos proteger a floresta! Não colha ou estrague plantas numa floresta ou em qualquer espaço verde, principalmente Azevinho pois é uma espécie protegida. Se for a conduzir ou como ocupante não atire fósforos nem pontas de cigarro pelas janelas. Se entrar numa floresta não fume. Não faça fogueiras na floresta nem na sua proximidade. Existem locais apropriados para esse efeito. Ao terminar o seu piquenique não abandone os lixos, recolha-o e deposite-o nos contentores próprios. Deixe a floresta como a encontrou. Não se esqueça que ela é de todos! Participa activamente na vigia e protecção das florestas!

Bibliografia Pesquisa no Google, sites: Wikipédia Parque Natural do Gerês Vilarinho de Furnas

Trabalho de pesquisa realizado por: Alícia Ana Bárbara Ana Paula Tatiana Rodolfo 9º C - Área de Projecto 2008/2009