Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E.

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Transcrição da apresentação:

Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E

“ Temos o direito de ser iguais sempre que as diferenças nos inferiorizem, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracterize” Boaventura Santos.

Educação Contemporânea Escola década de 70

Desafios da profissão docente  Em décadas anteriores a escola era reconhecida como um dos únicos locais onde o processo ensino- aprendizagem ocorria, sendo a figura do professor de extrema relevância, pois ele era o responsável pelo ato de ensinar.

Atualmente

Desafios da profissão docente  Atualmente o conhecimento ocorre em concomitância com a influência da mídia, das tecnologias e até mesmo com as influências da sociedade, exigindo muito mais do professor. No Brasil, o crescimento do acesso à Educação traz para a escola uma diversidade de alunos com diferentes necessidades que não se limitam somente às deficiências. Logo, este fato caracteriza um desafio de garantir o direito de qualidade e o sucesso escolar.

Diversidade e educação para todos  O que é Diversidade? Se pensarmos nas características culturais, físicas, étnicas, de gênero, etária, de personalidade, vamos perceber que somos todos diferentes uns dos outros. Mesmo irmãos gêmeos do mesmo sexo, apresentam-se de forma singular no mundo.

Mas, para além da definição do que é Diversidade Humana e Cultural, devemos nos focar no conceito, que relaciona as diferenças com desigualdades, sofridas por determinados grupos. “ O ponto crucial do debate sobre diversidade é a percepção, a reflexão e a atuação sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdades, a ponto de apagar a realidade da igualdade na diferença”.