A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Educação inclusivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Educação inclusivos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Educação inclusivos
A quem cabe a responsabilidade de construí-lo e consolidá-lo?

2 Os indicadores de exclusão nas escolas nos mostram que os sistemas não são inclusivos.
Surge então um grande desafio: Como construir escolas inclusivas num sistema que reforça as desigualdades?

3 POR ONDE COMEÇAR O desenvolvimento de uma pedagogia centrada no aluno,
que possa desconstituir o discurso da deficiência e utilizar novas concepções de aprendizagem.

4 Pressupostos para a mudança:
Pressão popular: famílias, sociedade, mídia, ONGS. Reforma social ampla: diminuição das desigualdades sociais , culturais e econômicas.

5 Como qualificar a educação para que tenhamos sistemas inclusivos.
Qualificar a formação inicial dos professores; Elevar o status social dos profissionais da Educação; Utilizar programas de ensino claros e objetivos; Dar autonomia às escolas; Realizar avaliações sistemáticas e conseqüentes.

6 A gestão escolar é em grande parte responsável pela excelência ou pela mediocridade da escola.
A tarefa do diretor de escola não é a de ser um gerente de fábrica, mas um acendedor de lampiões, o indutor de uma prática educativa menos preocupada com a repetição e a reprodução e mais voltada para aquisição de habilidades e competências que a vida vai exigir do aluno, como cidadão,como profissional, e como pessoa.

7 Equipe Diretiva O que deve fazer o diretor para que sua escola se torne de qualidade - inclusiva: - ter clareza a respeito da importância da educação no processo de desenvolvimento de um país e alimentar em si, no corpo docente e nos pais o sonho de que a mudança é possível; - ter um projeto de educação; - ser interlocutor da escola com a comunidade e com os órgãos do governo; - ser o impulsionador do processo educativo da sua escola.

8 Especificando O diretor não pode, em hipótese alguma, se desviar do foco que constitui a espinha dorsal da escola: - que tipo de homem/mulher minha escola quer formar; - quais os fundamentos pedagógicos que embasam as práticas em sala de aula; - o que fazem os alunos em sala de aula.

9 Esta guinada da escola só acontecerá quando todos os setores da escola - direção,supervisão,professores,pais, funcionários - formarem uma orquestra onde o trabalho de cada um se dirige, de forma consciente e sincronizada, para o mesmo objetivo: a formação intelectual, afetiva e cidadã do aluno, na medida das possibilidades de cada um.

10 Papel do professor É preciso substituir o professor palestrante, repetidor , explicador, ditador da matéria pelo professor problematizador, propositivo, desafiador, instigador, criador de “casos”, orientador do aprender, indutor do conhecimento, de habilidades e de competências.

11 Os indicadores de exclusão nas escolas nos mostram que os sistemas não são inclusivos.
Surge então um grande desafio: Como construir escolas inclusivas num sistema que reforça as desigualdades?

12 Autoridades Responsáveis pelas políticas educacionais -
Sociedade - Realidade Econômica - Cultura - Autoridades Responsáveis pelas políticas educacionais - Estrutura Administrativa e Familiar - Professor e Aluno

13 ¨ Pensar numa gestão escolar de qualidade em todos os níveis da educação, que se preocupe em desenvolver competências para além das provas e do portão da escola , oferecendo os recursos de acessibilidade ao conhecimento , necessários para que cada um tire o melhor proveito possível daquilo que a escola ensina, é vivenciar experiências de um sistema de educação inclusivo.¨


Carregar ppt "Sistemas de Educação inclusivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google