Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação Web Search Comunicação, Gestão e Organização do Conhecimento no Ciberespaço Profa. Dra. Silvana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Pesquisar na Web e Avaliar a informação encontrada
Informática Para Marketing I
Conceitos Gerais relacionados a Recuperação de Informação
Arquitetura de Máquinas de Busca
Programas Utilitários Básicos
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Introdução a Teoria da Classificação
Portal de Periódicos CAPES
Internet: conceitos básicos
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
Internet Principais conceitos.
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
O Professor Bibliotecário
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Tutorial de pesquisa Bases da área de saúde.
Prof. Wellington D. Previero
Fontes eletrônicas para a Pesquisa bibliográfica construção de conhecimentos.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Ferramentas de busca na WEB. Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III Professora: Úrsula Blattmann Aluno: Marcos Henrique Camerini Universidade.
Sistemas de Recomendação
Engineering Village. Engineering Village – A Plataforma Desenvolvida pela Engineering Information (Ei), líder em fornecer informações.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Sistemas de Apoio à DecisãoMárcio MoreiraUnidade 5 – Decisões Não Estruturadas – Recuperação de Informações – Slide 1 5Decisões Não Estruturadas 5.1Recuperação.
Rodrigo Cristiano Silva
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Mineração na Web Introdução a Recuperação de Informação
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Navegação na WWW (Web):
Recuperação de Informação
Pesquisas na Internet Índice
Como escrever um artigo
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
TIC 8º ANO (2013/2014) Analise e pesquisa de informação.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Iniciação Científica º Série/EM.
IIS Web Server.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação 1.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INTERNET BÁSICA.
ACS Publications Visão geral do programa de publicação de periódicos da ACS.
Feito por : Daniel Fernandes nº 16. * O tem vantagens e desvantagens * Vamos começar pela vantagens.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Engenhos de Busca Renato Marcelino de Oliveira. World Wide Web Existem centenas de milhões de paginas na web tratando de variados assuntos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade WEB.
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Metodologia Científica
TUTORIAL. SABIN AMERICANA Esta base é formulada conforme a bibliografia de Joseph Sabin, bibliófilo americano que viveu entre 1821 e Com.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
FICHAMENTO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Buscadores na Web: um enfoque no Google. Aula 07.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Transcrição da apresentação:

Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação Web Search Comunicação, Gestão e Organização do Conhecimento no Ciberespaço Profa. Dra. Silvana Drumond Monteiro Discentes: Sergio Hiroshi Manabe e Zuleika Rodrigues Ramos Frari

Web Search zDesde os primórdios da Internet, houve a preocupação de se criarem ferramentas para localização de seus recursos informacionais zExistem dois tipos básicos de ferramentas de busca na Web: zDiretórios zWeb search ou motores de busca

Diretórios por assunto zPrecederam aos programas de busca e foram criados quando ainda era possível coletar as informações manualmente zAs informações eram acrescentadas aos bancos de dados com breve descrição.

Diretórios por assunto zAs informações são organizadas hierarquicamente em categoria temática e sub-categorias. Os mais populares diretórios são o Yahoo, Lycos, Cade?, Achei. zO método utilizado era de pesquisa por editores que selecionavam as informações de interesse zInclusão se dava por solicitação do autor interessado em ter seu site divulgado, que poderia ou não ser aceita a sua inclusão zExemplo do Yahoo: Ciência » Animais, insetos e bichos de estimação » Vida aquática » Peixes » Espécies » Tubarões

Web Search zNão organizam hierarquicamente as páginas que colecionam. Não se preocupam com a seletividade, mas com a abrangência de suas bases de dados, procurando colecionar o maior número possível de recursos através do uso de softwares chamados robôs zcomeçaram a surgir quando o número de recursos na Web adquiriu proporções tais que impediam a sua coleta por meios manuais e a busca apenas através da navegação zOs programas de busca são mais abrangentes que os catálogos uma vez que os robôs registram toda a informação encontrada. Fornecem, portanto, uma visão mais ampla do conteúdo disponível na Internet sobre um assunto

Web Search zTodos os motores atuais utilizam o método de robôs sendo formados por quatro componentes: z1. um robô, que localiza e busca documentos na Web z2. um indexador, que extrai a informação dos documentos e constrói a base de dados z3. o motor de busca propriamente dito z4. a interface, que é utilizada pelos usuários

1. Robôs zsão programas que o computador hospedeiro da ferramenta de busca lança regularmente na Internet, na tentativa de obter dados sobre o maior número possível de documentos para integrá-los, posteriormente, à sua base de dados. zpara se locomoverem de um documento a outro se utilizam dos links existentes nas páginas da Web. Iniciam a busca em sites conhecidos, recuperam a sua home page e, sistematicamente, seguem os links encontrados nesta página inicial.

1. Robôs zUsam algoritmos próprios para determinar que links devem seguir: zAbordagem breadth-first: recuperam os documentos da hierarquia superior de um grande número de servidores zAbordagem depth-first: capturam todos os documentos em links de um mesmo servidor

2. Indexadores zOs documentos encontrados pelos robôs são encaminhados aos indexadores que extraem a informação das páginas HTML e as armazenam em uma base de dados zEsta base de dados do motor de busca consiste de informações julgadas importantes como os URLs ou endereços das páginas HTML, títulos, resumos, tamanho e as palavras contidas nos documentos

3. Motores de busca zOs motores de busca podem usar vários robôs que trabalham em paralelo para construir sua base de dados zNa coleta de páginas para suas bases de dados, a maioria dos motores de busca permite também que os usuários sugiram URLs, em vez de esperar que os documentos sejam encontrados através da varredura realizada regularmente pelos robôs.

4. Interface zA interface, normalmente uma página Web, é utilizada pelos usuários para efetuar a pesquisa na base de dados zFornece meios para o usuário formular a sua consulta, que é recebida e transmitida para o software de busca ou motor de busca propriamente dito zO programa localiza, entre os milhões de itens na base de dados, aqueles que devem constituir a resposta. Também ordena os resultados, apresentando descrições de sites e seus links

Refinamentos zOs programas de busca são mais abrangentes que os catálogos uma vez que os robôs registram toda a informação encontrada. Assim, por terem bancos de dados com milhões de páginas, a busca pode ser mais imprecisa, retornando um grande número de respostas insatisfatórias. zRefinamentos são comandos que permitem limitar e controlar a ação das ferramentas de busca.

Estratégias de busca

Refinamentos (*) URL: cada página de um site tem um endereço único denominado Uniform Resource Locator (URL) que possibilita sua localização por computadores no mundo todo. Por exemplo, a URL identifica a página inicial do site da UEL

Estratégias de busca zEstratégias não recomendadas: zExploração de catálogos. Recuperar documentos tentando combinar o assunto pesquisado com a categoria mais geral de uma hierarquia de assuntos. A partir daí, o usuário escolhe subcategorias que possam levá-lo ao objetivo pretendido. A principal dificuldade consiste em determinar sob qual categoria o assunto está classificado zPalavras-chave simples nos programas de busca: Pesquisar com palavras-chave simples é buscar uma ou mais palavras, separadas por espaços, nas ferramentas de busca. Tal procedimento gera excesso de documentos sendo que, grande parte deles não têm são relevantes

Estratégias de busca zEstratégias não recomendadas: zExploração de catálogos. Recuperar documentos tentando combinar o assunto pesquisado com a categoria mais geral de uma hierarquia de assuntos. A partir daí, o usuário escolhe subcategorias que possam levá-lo ao objetivo pretendido. A principal dificuldade consiste em determinar sob qual categoria o assunto está classificado zPalavras-chave simples nos programas de busca: Pesquisar com palavras-chave simples é buscar uma ou mais palavras, separadas por espaços, nas ferramentas de busca. Tal procedimento gera excesso de documentos sendo que, grande parte deles não têm são relevantes

O mundo é plano - Friedman z Força n.9 In-Formação z Google, Yahoo!, MSN Web Search z São considerados uma força niveladora devido à ideia de que todo o conhecimento do mundo está ao alcance de todos a qualquer momento em qualquer lugar. z O autor chama de IN-FORMAÇAO, porque o usuário tem a possibilidade de construir e estruturar sua cadeia de conhecimento pessoal, informação e entretenimento.

Bibliografia FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, p. BRANSKI, Regina M. Recuperação de informações na Web. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte – MG, v. 9, n. 1, jan./jun CENDÓN, Beatriz Valadares. Ferramenta de busca na Web. Ciência da Informação. Brasília - DF, v. 30, n. 1, p , jan./abr