Transporte Ativo Podemos dizer que o transporte ativo é o contrário do passivo. Sendo assim esse tipo de transporte requer o uso de energia e se baseia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Advertisements

MEMBRANA PLASMÁTICA PROF. RODRIGO CORRÊA.
Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS
A membrana plasmática e a parede celular
Revestimentos Celulares
Transportes Celulares (permeabilidade celular)
Profª Marcia Conceição de S. Silva
Transportes Celulares
PROF. CLAUDIO GIOVANNINI
Funções e Propriedades
MEMBRANA PLASMÁTICA PROF. RODRIGO CORRÊA.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
PERMEABILIDADE CELULAR
Pinocitose.
Membrana e permeabilidade
A MEMBRANA PLASMÁTICA E OS TIPOS DE TRANSPORTE
MEMBRANA PLASMÁTICA O que é a membrana plasmática?
COMPARTIMENTOS CELULARES
PERMEABILIDADE CELULAR
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Permeabilidade Celular
Envoltórios celulares.
Membrana plasmática Professor Gabriel Cestari Vilardi.
Transportes Celulares
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
Membrana Plasmática.
Membrana plasmática.
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada
Membrana Plasmática e Citoplasma
Envoltórios Celulares e transporte por membrana
MORFOLOGIA DAS CÉLULAS.
Transporte Passivo Difusão Passiva - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do soluto.
ENVOLTÓRIOS CELULARES
MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES
MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana celular ou Plasmalema.
Transporte através da Membrana Plasmática
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBUFEIRA Biologia e Geologia – 10º A.
MEMBRANA PLASMÁTICA.
MEMBRANA PLASMATICA Toda a célula, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática. A membrana plasmática é tão fina (entre 6.
Biologia celular: c omponentes celulares e suas funções Cursinho do CRUSP - Pela popularização da universidade pública
Xx/xx 1 Membrana Plasmática. xx/xx 2 3 Membrana Plasmática - Características principais:  A membrana celular ou plasmática é uma camada dupla de moléculas.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
Citologia Prof. Fábio Duarte.
MEMBRANA PLASMÁTICA E A PERMEABILIDADE
ESTRUTURA E PROPRIEDADES
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular Prof. Flávio Borges.
Modulo 5 : A Membrana Plasmática
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
Unidade fundamental dos seres vivos
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Fisiologia da Membrana Celular.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
BIOLOGIA CELULAR MEMBRANA PLASMÁTICA. MEMBRANA PLASMÁTICA Natureza Química: Lipoprotéica Natureza Química: Lipoprotéica Visibilidade: ao M.E. Visibilidade:
Prof. Edi A célula.
Transportes Celulares
Transporte celular.
Transporte através da Membrana Plasmática
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular.
Luiz Carlos Silva Junior
Transcrição da apresentação:

Transporte Ativo Podemos dizer que o transporte ativo é o contrário do passivo. Sendo assim esse tipo de transporte requer o uso de energia e se baseia no meio menos concentrado ao mais concentrado. Temos como exemplo: Bomba de Sódio (Na) e Potássio (K) e Transporte em Bloco.

a/osmose/osmose.swf

Bomba de Sódio e Potássio Normalmente o Na + está mais concentrado no líquido extracelular do que no interior da célula, ocorrendo o inverso com o potássio

Transporte em Bloco Como o nome mesmo já diz, se trata de um transporte de várias macromoléculas que realizam o processo juntas. Temos como exemplo: Endocitose e Exocitose. Endocitose: significa dentro, entrada. Sendo assim é a entrada de partículas na célular.

Endocitose Pinocitose: transporte para dentro da célula de partículas líquidas dependendo da necessidade da célula. Nesse processo quando a partícula entra na célula ela forma uma vesícula chamada de pinossomo.

Endocitose Fagocitose: Consiste em o mesmo processo que a pinocitose, só que ao invés de ser um transporte de partículas líquidas, é um processo de partículas sólidas. Neste processo, quando a partícula entra na célula, ela também forma uma vesícula denominada fagossomo. Para conseguir “pegar” a partícula sólida, a membrana forma um tipo de falsos pés, chamados de: pseudópode.

Exocitose: significa fora, saída. é o processo pelo qual uma célula eucariótica viva liberta substâncias para o fluido extracelular, seja o fluido que envolve as células de um tecido. É o oposto de endocitose. Sendo assim, saída de partículas da célula.

Osmose – Transporte Passivo A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeáve. Transporte entre o meio menos concentrado de solutos ao mais concentrado. A água é um solvente praticamente universal, por isso a osmose passa do meio menos concentrado de solutos, ao mais concentrado, pois para que os dois meios se igualem, é necessário que haja mais água pra dissolver onde há maior quantidade de solutos. É o tipo de membrana que promove o tipo de transporte; assim, se a membrana for do tipo permeável, acontecerá a difusão. Já se a membrana for do tipo semipermeável, teremos a osmose

Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose. Em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo,água destilada), a célula aumenta o volume (estado de turgência/quando ela murcha.

Meio Hipotônico: é a solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável.

Meio Hipertônico : quando a concentração de soluto de uma solução "x" é maior que a concentração "y" de uma outra solução, separada da solução "x" por uma membrana semipermeável

Meio Isotônico: é quando não ocorre nenhum dos processos, nem entrada de água, nem saída.

Exemplos: Observa-se claramente este fenômeno ao temperarmos uma salada de alface com vinagre e sal. O meio externo, por ser mais concentrado que as folhas, retira água destas por osmose, e como consequência as folhas ficam murchas

Especificações da Membrana A microvilosidade é um recurso que as células usam para aumentarem sua superfícies de contato, e portanto, permitir uma maior absorção. Em nós humanos elas acontecem nos tecidos epiteliais dos intestinos.

Desmossomos é uma junção celular constituída por duas partes, uma delas na membrana de uma das células e a outra, na membrana da célula vizinha. Especialização da superfície celular compartilhada por duas células. Trata-se de um espessamento nas membranas das células, entre os quais se encontra uma substância colante.

Os plasmodesmos são interligações entre membranas de células vizinhas que criam pontes citoplasmáticas. Ocorre somente em células vegetais e esta presente em todas elas. Os plasmodesmos permitem trocas de materiais entre células vegetais vizinhas por meio de pontes citoplasmáticas