CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A iluminação com o led.
Advertisements

SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO
Raphael de Oliveira Santos
Colégio Ideal Aula de Física Princípios de Óptica
Capítulo 35 - Interferência
Os olhos Prof. Mário Gregório..
Curso de Atualização em Radioproteção
Óptica Geométrica Professor Dante Deon.
Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Introdução à Óptica Geométrica
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Conservação de Energia
QUEDA DE FRASCOS DAS PRATELEIRAS
TIPOS DE LÂMPADAS E ACESSORIOS
COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Professor: Diones Charles
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
Cap Interferência A luz como onda; Interferência;
CONHECENDO A LUZ FOTOGRAFIA.
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
Visão Computacional Formação da Imagem
Óptica Introdução à Óptica.
ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS
Fotografia Prof. Fabio Aguiar
Espelhos, lentes e o olho humano
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Pastoral da Comunicação
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
TREINAMENTO DE ACESSÓRIOS
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamentos de captura
LED – Diodo Emissor de Luz
Prof. Marcos G Degenhardt
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
LUZ.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
10 Anos de Preparando Administradores com excelência 1999 a 2009 Professor Flavio Oliveira.
Profa. Adriana Sanchez Ciarlo
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas Materiais utilizados em instalações elétricas Dispositivos.
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
Formação de imagem, radiogeometria
Fotografia Publicitária
Comportamento e Natureza da Luz
transporte e armazenamento
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
ESTERILIZAÇÃO.
Professor: Diones Charles
Dosagem de Radiação Luciana Cooper.
-HISTÓRIA DO RAIO X- -DENSIDADES E INCIDÊNCIAS-
6.3 Eletricidade e segurança
Luz.
1. Um aquário esférico de paredes finas é mantido dentro de outro aquário que contém água. Dois raios de luz atravessam esse sistema da maneira mostrada.
PINTURA.
Fotografar com a Caixa com furo de agulha e como improvisar uma Câmara-Escura Autor: Pedro Martins.
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
CONCEITOS Manutenção:
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Projeto de Mamografia Orientador: Samuel Queiroz
Transcrição da apresentação:

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

GRUPO C TEMA: CHASSI NEGATOSCÓPIO PROCESSADORAS LUZ DE SEGURANÇA CUIDADOS COM OS FILMES

CHASSI RADIOGRÁFICO POR FABIO HENRIQUE

O QUE É CHASSI? O chassis é um acessório radiográfico, nele é armazenado o filme virgem ainda na câmara escura, no seu interior, o filme virgem está protegido das insidências luminosas e pronto para a realização da radiografia.

COMPOSIÇÃO DO CHASSI A parte ou a face anterior é feita de metal radio transparente, geralmente em alumínio, a fim de que possa ser atravessada facilmente pelos raios X e não produza sombras na imagem radiográfica.

COMPOSIÇÃO DO CHASSI A parte posterior como não tem necessidade de ser radio transparente, é feita de metal mais resistente para poder se adaptar os fechos. Há chassis, cuja face posterior é feita de material pumbífero, ou seja, é feito de chumbo.

FUNÇÃO DO CHASSI Manter a película, neste caso o filme radiográfico em contato intimo e uniforme com os écrans intensificadores durante a exposição; Proteger filme radiográfico virgem da luz; Proteger os écrans intensificadores, das agressões causadas por impacto e outros.

Painéis anterior e posterior curvados TIPOS DE DO CHASSI PLANO CURVO FLEXIVEL. Painéis anterior e posterior curvados Em PVC flexível

TAMANHO DOS CHASSI SEU TAMANHO É DISTRIBUÍDO EM: 13X18 15X40 18X24 24X30 30X40 35X35 35X43 35X91

A LIMPEZA DOS CHASSIS DEVE SER REALIZADA COM ÁLCOOL 70% E GASE: É IMPORTANTÍSSIMO AGUARDAR O ÁLCOOL EVAPORAR PARA ENTÃO COLOCAR O FILME NO CHASSI.:

MANUSEIO DOS CHASSI É preciso ter muito cuidado com os chassis para não caírem, evitando assim danos mecânicos, pois a ocorrência de choques pode levar a danificação dos encaixes entre as partes estruturais, possibilitando a infiltração de luz, que poderá velar parte do filme acomodado no seu interior.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS: www.scribd.com.br www.youtube.com

MENSAGEM: “O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar.” ALBERT EINSTEIN

LUZ DE Segurança POR DAIANA VARELES

LUZ DE SEGURANÇA A câmera escura deve ter tanto luz branca quanto luz de segurança. A luz de segurança é uma iluminação de baixa intensidade de comprimento de onda relativamente longo (vermelho) que não afeta o filme aberto rapidamente, mas permite que se enxergue o suficiente para se trabalhar na área.

O USO DA LUZ DE SEGURANÇA O melhor local de se colocar a luz de segurança é acima da mesa de trabalho, na parede atrás dos tanques na parede atrás do processamento e um pouco à direita do tanque fixador. Sua função é poder minimizar o efeito do velamento da exposição do filme.

IMAGEM DO USO DA LUZ DE SEGURANÇA  

TIPOS DE LUZ DE SEGURANÇA em aço carbono ou inox

LUZ DE SEGURANÇA Situada na área de manipulação do filme. lâmpada incandescente de 15 watts. Filtro adequado (GBX-2). Distância mínima de 1,20m Verificar as condições da luz de segurança a cada 6 meses.

imagem de como deve ser feito a instalação da luz e segurança

cuidados ao manusear a luz de segurança: Quando a luz de segurança estiver em uso , a entrada é proibida devido ao filme que pode correr o risco de ser velado pela claridade exposta.

LUZ DE SEGURANÇA

OBSERVAÇÃO: É necessário uma luz clara para a limpeza e manutenção do equipamento da câmera escura . É preferível instalar uma proteção no interruptor que controla estas luzes de maneira que não sejam acesas acidentalmente e um filme corra o risco de velamento!

Fim

ANDRÉA DE OLIVEIRA ROCHA negatoscópio POR ANDRÉA DE OLIVEIRA ROCHA

O que é negatoscópio? Dispositivo com luz fluorescente ou branca para a visualização das radiografias. No caso do negatoscópio na câmara escura, deve ter o filtro âmbar e a lâmpada usada deve ser de até 15 whatts vermelha.

negatoscópio simples. 1 corpo simples constituído por chapa de aço pintado eletrostaticamente na cor cinza, parte frontal de acrílico translúcido branco leitoso, iluminação através de duas lâmpadas fluorescente tamanho externo380/100/485cm.

negatoscópio simples.

negatoscópio de mamografia. Tem sua estrutura em chapa de aço inoxidável tratado e pintado .parte frontal de acrílico branco leitoso . A iluminação com quatro lâmpadas fluorescente de 10w por corpo ,área de leitura 18x24cm espaço para lupa.

negatoscópio odontológico. Ultra - slim de led o mais fino do mundo ,permite três posições (parede ,mesa ,inclinado) área visível 105/110cm dimensão 130/110cm.

reutilização do negatoscópio. Fazendo do velho o novo e também trabalhando assim a imaginação de nossas crianças o futuro do nosso brasil .

reutilização do negatoscópio É possível trabalhar e estimular a parte sensorial (tato e visão) e também a coordenação motora.

Video de como trocar as lâmpadas do negatoscópio.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS: www.radiologiaparaestudandes.com.br www.youtube.com

Fim

Processadora Automática POR Michele

O que é Processadora? É um equipamento automático utilizado para revelação , fixação, lavagem e secagem dos filmes radiográficos.

Estrutura da Processadora. É constituída por um conjunto de tanques sequenciais de processamento através dos quais as películas são transportadas por meio de quatro conjunto de rolos , chamados Racks , um para cada tanque . Os rolos podem ser acionados eletricamente ou por meio de engrenagens ou fuso sem fio.

Sistema de Transporte. A função do sistema de transporte é transportar o filme através das soluções do revelador e do fixador e pelas seções de lavagem e secagem; a de manter o filme cada etapa do ciclo de revelação durante o exato tempo requerido ; e , finalmente , a de produzir uma radiografia pronta para ser examinada.

Modelos de Processadoras.

Vantagens do Processo Automático. Melhora na qualidade das radiografias; Rapidez na obtenção dos filmes processados; Menor possiblidade de contaminação pelos químicos na câmara escura.

Manutenção É essencial estabelecer bons hábitos de trabalho e limpeza .Recomendação para limpeza e manutenção fornecidas pelo fabricante.

Fontes Radiográficas www.delgrandi.com.br www.diagnostico.med.br www.youtube.com.br

Fim

Mariana Lopes e Marcos Da Silva Cuidados com os filmes POR Mariana Lopes e Marcos Da Silva

História do filme radiográfico Na época da descoberta dos raios X, a fotografia era uma técnica em desenvolvimento e praticada quase como um hobby. Roentgen descobriu os raios X em 1895, ele podia usar, em suas experiências, papéis e chapas fotográficas de vidro, mas decidiu usar apenas as chapas de vidro.

O que é um filme O filme radiográfico é um conversor de imagem. Converte luz em diversos tons de cinza. A quantidade de exposição necessária para produzir uma imagem depende da sensibilidade ou velocidade do filme.O filme radiográfico é o responsável pela formação e armazenamento da imagem radiográfica. Ele é o receptor dos fótons de raios X que conseguem emergir da tela intensificadora.

Composição do filme

Tamanhos de filmes radiográficos

Cuidados com os filmes Manipulação e armazenamento impróprios resultam em radiografia pobre, com artefatos que interferem no diagnostico. Cuidado para não dobrar, não criar vincos nem tenha outra manipulação sem cuidado. Mãos limpas são uma obrigação, e as loções de Mao deve ser evitadas.O filme deve ser armazenado e manuseado na escuridão.

Fontes Bibliográficas www.delgrandi.com.br www.radiologia.com.br www.youtube.com.br

Fim