Serviço de Descoberta: uma abordagem inicial UFRJ - Outubro 2014 Leila Andrade Fernanda Lobo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
FACULDADE METROPOLITANA
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Disciplinas do curso 06mar2008
Apresentação Institucional 2008/04
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
Biblioteca Virtual em Saúde:
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Portal Corporativo: Conceitos e Características
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Instituições responsáveis:
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
WS Final Resultados e Recomendações
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM TERCEIRO SETOR (NITS) Coordenação: Profª Drª Ana.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade WEB.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Histórico SIBi/USP Surgimento. 6 milhões de volumes espalhados pelos 9 “campi” da USP.
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Buscadores na Web: um enfoque no Google. Aula 07.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
@ Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Rosa Maria Fischi Zani Alexandre Merlos-Ruiz Ana Cristina Ponciano da Silva Maria Cláudia Pestana Rosângela.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Recursos Informacionais para Pesquisas Acadêmicas e Científicas Gismália Marcelino Mendonça Coordenadora do Centro Cultural.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Rede de Bibliotecas UERJ
Transcrição da apresentação:

Serviço de Descoberta: uma abordagem inicial UFRJ - Outubro 2014 Leila Andrade Fernanda Lobo

Sobre o que iremos tratar? ★ Problemas antigos mais perceptíveis ★ A evolução da e-pesquisa ★ O que é serviço de descoberta? ★ Serviço de descoberta e Sistema de gestão de bibliotecas ★ Principais produtos ★ Quais as vantagens do Serviço de Descoberta? ★ Produto em uso na UERJ ★ Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ ★ Por que o EDS? ★ Perfil da equipe Descubra ★ Conhecendo o Descubra ★ O que pretendemos com o Descubra? ★ Leitura recomendada

Problemas antigos mais perceptíveis A web favoreceu que problemas antigos ficassem mais evidentes tais como: ★ Excesso de informação (aumento exponencial dos registros, consultas simultâneas) ★ Dispersão (aumento do acesso a fontes diversas, sem limitação local ou temporal) ★ Duplicação (pesquisa feita em fontes diferentes) ★ Precisão (como identificar o que é relevante?) ★ Revocação (como analisar bilhões de resultados?) ★ Credibilidade (todos podem publicar o que quiserem)

A evolução da e-Pesquisa ★ Diretórios (Yahoo, AltaVista, Cadê...) ★ Catálogos online ★ Google (pesquisa por termos livres, web semântica, “você quis dizer…”) ★ Busca federada ★ Catálogo 2.0 ou Pesquisa integrada Com a explosão informacional propiciada pela web as bibliotecas foram obrigadas a repensar seus processos, instrumentos e métodos de trabalho.

O que é serviço de descoberta? ★ É uma ferramenta de pesquisa que integra os recursos informacionais através de interface única e simples, proporcionando agilidade na realização das pesquisas. Coleta metadados de fontes internas, como o catálogo online da biblioteca, e externas como base de dados comerciais e de acesso livre.

Serviço de descoberta: definições na literatura ★ Maranhão (2012) os serviços de descoberta oferecem uma interface única de pesquisa a diferentes conteúdos apresentando o resultado reunido, classificado e ranqueado, de acordo com critérios pré-estabelecidos de relevância. ★ Sá (2013) descreve as soluções de descoberta como softwares de busca e recuperação com “interfaces inteligentes para os usuários, de forma a propiciar processos interativos e autônomos de assistência aos diversos perfis de usuários para a apresentação e visualização da informação”. (grifo nosso)

Quais as vantagens do Serviço de Descoberta? ★ Interface de pesquisa mais simples tipo padrão de busca ★ Pesquisa simultânea em diversas bases de dados e no catálogo online da biblioteca ★ Ampliação das possibilidades de refinamento das estratégias de busca ★ Maior índice de recuperação de resultados relevantes ★ Melhoria na visualização dos resultados ★ Consolidação e deduplicação de registros ★ Otimização de tempo do usuário despendido na realização das pesquisas ★ Acesso direto ao texto completo online ★ Gestão da pesquisa pelo usuário com a criação de contas para armazenamento dos resultados ★ Reconhecimento de dispositivo (Desktop, Tablet, Smartphone) ★ Dispensa instalação de programas locais

Serviço de Descoberta e Sistema de gestão de bibliotecas ★ O serviço de descoberta não substitui o sistema de gestão de bibliotecas. ★ O sistema de gerenciamento de bibliotecas continua sendo a ferramenta de trabalho dos bibliotecários tanto para o processamento técnico quanto para o controle de empréstimos.

Principais produtos ★ Ebsco Discovery Service - EDS (Ebsco) ★ Primo (Ex Libris) ★ Summon (Serials Solutions) e ★ WorldCat Local (OCLC) A comercialização desses produtos se intensificou a partir de 2009 trata-se, portanto, de um serviço inovador para o segmento de bibliotecas. Modelo de negócio: Assinatura Peled (2012) elaborou critérios de avaliação de sistemas de descoberta estabelecendo funcionalidades mínimas e obrigatórias. (vídeo)

Market share Fonte: Breeding, Marshall. Library Systems Report 2014, American Libraries Magazine.org. Postado em 15 de abril de Disponível em: Acesso em: maio de 2014.

Produto em uso na UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ A UERJ oferece cursos de: ★ graduação (33) ★ pós-graduação (77) ★ especialização (127) e ★ extensão (186) A comunidade acadêmica abrange discentes, docentes e servidores (DATAUERJ, 2013). “A UERJ tem como missão produzir ensino de excelência, desenvolvendo programas de pesquisa e extensão em prol dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro”.

Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ A Rede Sirius tem como missão “atuar na promoção do acesso à informação e dar suporte de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro”. Está subordinada diretamente a Reitoria sendo composta por: ★ Direção e Órgão Colegiado ★ 4 Núcleos: ○Planejamento e Administração (Planad) ○Processos Técnicos (NProtec) ○Memória, Informação e Documentação (MID) ○Informática (Informat) e...

Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ ★ 23 bibliotecas setoriais distribuídas em 10 campi localizados em 7 municípios do Estado do Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Ilha Grande, Nova Friburgo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis).

Núcleo de Processos Técnicos O NProtec tem como competências: ❖ Coordenar as políticas para organização do conhecimento e recuperação da informação* ❖ Estabelecer normas e padrões para o processamento técnico e apresentação da produção técnico-científica, literária e artística da UERJ ❖ Gerenciar o sistema de automação das bibliotecas, em parceria com o Núcleo Informat O Núcleo atua na capacitação do corpo técnico (bibliotecários, auxiliares administrativos, estagiários de Biblioteconomia) oferecendo cursos, palestras, encontros temáticos, workshop e orientações técnicas.

Por que precisamos do serviço de descoberta? ★ Otimizar a pesquisa dos recursos informacionais ★ Aumentar a visibilidade e acesso às coleções ○20 mil livros eletrônicos ○12 bases de dados/periódicos eletrônicos ○Portal CAPES ○BDTD/UERJ ○Portal de publicações eletrônicas UERJ ○Catálogo online

Por que o EDS? ★ Empresa consolidada há vários anos no mercado editorial ★ Relacionamento comercial EBSCO/ UERJ ★ Modelo de negócio adequado às exigências administrativas da universidade e do Estado ★ O produto utiliza conjuntos de metadados indexados de conteúdos científicos dos principais editores ★ Utilizado em diversas instituições de renome de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior ★ Suporte técnico ★ Interface de administração do software amigável para customização e manutenção

Perfil da equipe

Perfil da equipe Descubra

Conhecendo o Descubra

O que pretendemos com o Descubra? ★ Oferecer aos usuários uma interface mais amigável para consulta ao acervo impresso e aos recursos eletrônicos da Rede Sirius utilizando uma ferramenta de pesquisa moderna e “robusta” ★ Oferecer à Rede Sirius uma ferramenta estratégica para a prestação de serviços informacionais agregando qualidade e ratificando o seu perfil inovador ★ Contribuir com a excelência acadêmica da UERJ

Leitura recomendada ★ BENTO, Filipe Manuel dos Santos. Serviços de descoberta e redes sociais: os novos “Bibliotecários de Referência”?: novos papéis para os profissionais de informação, neste novo paradigma e no contexto do modelo de ensino preconizado por Bolonha. Slideshare. Disponível em: < -os-novos-bibliotecrios-de-referncia-artigo>. Acesso em: 12 maio ★ BREEDING, Marshall. Chapter 2: Major discovery product profiles. Library Technology Reports. v. 50, n. 1, p , jan Disponível em: Academic OneFile. Acesso em: 10 maio ★ ______. Library Systems Report 2014, American Libraries Magazine.org. Postado em: Tuesday, April 15, 2014, 20:13 Disponível em: < article/library-systems-report-2014>. Acesso em: maio de ★ DIAS, Allan Rodrigo et al. Portal de busca integrada do SIBIUSP: metodologia de implantação. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17., 2012, Gramado, RS. Anais..., Disponível em:. Acesso em: 20 mar

Leitura recomendada ★ MARANHÃO, Ana Maria Neves. A seleção de um serviço de descoberta na web: a experiência da PUC-Rio. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17., 2012, Gramado, RS. Anais..., Disponível em:. Acesso em: 20 abr ★ PARRY, Marc. As researches turn to google, libraries navigate the messy world of discovery tools. The Chronicle of Higher Education, v. 60, n. 32, Apr Disponível em:. Acesso em: 17 abr ★ PELED, Ido. Conferência [Avaliação de Sistemas de Descoberta] dia 20 de setembro de 2012 [vídeo]. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17., 2012, Gramado, RS. Anais..., Disponível em:. Acesso em: 10 maio ★ SÁ, Maria Irene da Fonseca e. Bibliotecas digitais: uma investigação sobre características e experiências de desenvolvimento f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT. Rio de Janeiro, 2013.

Convite SERVIÇO DE DESCOBERTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO NA REDE DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Fernanda Maria Lobo da Fonseca Leila Cristina Rodrigues de Andrade Dia 20/11/ :40h às 16h

Leila Andrade Fernanda Lobo Obrigada!