Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica e as Novas Configurações “Evolução da Geopolítica e as Novas Configurações Territoriais Sul-Americanas” Territoriais Sul-Americanas”
Relevância Teórica e Estratégica do Tema A Geografia Política, o território nacional, as regiões nacionais, a ordem mundial e as regiões multinacionais Por quê América do Sul? A América do Sul na perspectiva da Geopolítica brasileira clássica O processo de integração: da competição à cooperação
FORÇAS DE COESÃO E DE DISPERSÃO
AMÉRICA DO SUL - MERCOSUL países membros, associados e outros Outros Membros Associados
AMÉRICA DO SUL - USA acordos bilaterais e em fase de negociação Acordos em vigor Acordos em negociação
Eixos de Integração (IIRSA) - Eixo Andino - Eixo Andino do Sul - Eixo de Capricórnio - Eixo do Amazonas - Eixo do Escudo das Guianas - Eixo do Sul - Eixo Hidrovia Paraguai-Paraná - Eixo Inter-Oceânico Central - Eixo Mercosul-Chile - Eixo Peru-Brasil-Bolívia
Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura da América do Sul - IIRSA Esse Programa surgiu no encontro de Presidentes realizado em Brasília, em Ação Multilateral de âmbito regional, com apoio do BID, CAF, FONPLATA e BNDES.
Objetivos da IIRSA Desenvolver uma visão regional na elaboração de planos para a área de infra-estrutura. Fomentar joint-ventures para o desenvolvimento da infra- estrutura física da América do Sul. Planejamento Estratégico de âmbitos nacional e regional Consolidar eixos regionais existentes Promover uma visão integrada nas áreas de energia, transportes e telecomunicações – Logística Regional
EixosProjetos Total Estimado Total Estimado (US$ em milhões) Andino Andino do Sul -- Capricórnio Amazonas Escudo das Guianas Sul Hidrovia Paraguai-Paraná -- Inter-Oceânico Central Mercosul-Chile Peru-Brasil-Bolívia IIRSA
REDES DE CIRCULAÇÃO
REDE RODOVIÁRIA BÁSICA DO MERCOSUL
A Rede Rodoviária Básica do MERCOSUL, compreende aproximadamente km de rodovias, representando as extensões das redes de cada país em torno de 50% de sua Rede Troncal.
Relação entre a quantidade de rodovias com TMD superior a veículos e as rodovias com mais de duas faixas
REDE RODOVIÁRIA BÁSICA MERCOSUL PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS (em km) ARGENTINABRASILPARAGUAIURUGUAITOTAL Rede Rodoviária Nacional Total , , , , ,00 Rede Básica MERCOSUL , , , , ,00
Transporte Rodoviário de Cargas no Mercosul Empresas e Frotas Autorizadas LIGAÇÃOPAÍSEMPRESAS FROTAS (veÍculos) CAPACIDADE ESTÁTICA (ton) (*) (*) (*) Brasil - Argentina Brasil Argentina Brasil - Uruguai Brasil Uruguai Brasil - Paraguai Brasil Paraguai (*) - valores referidos até janeiro/2002 Fonte: COGES/DTR/STT/MT
REDES FERROVIÁRIAS
O Sul do Brasil + M. Grosso do Sul e São Paulo na Logística Aérea do Mercosul
TRÁFEGO AÉREO
OUTRAS REDES
INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA
FAIXAS DE FRONTEIRA
Municípios Brasileiros e Unidades Político-Administrativas Sul Americanas em Zona de Fronteira
INTERAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS
INTERCÂMBIO COMERCIAL
A MACRO-REGIONALIZAÇÃO
Fonte: Costa, W. M. da – Políticas Territoriais Brasileiras no Contexto da Integração Sul-Americana - Revista Território nº 7, Rio de Janeiro, jul./dez., BRASIL – AMÉRICA DO SUL esquema básico de regionalização a partir dos fluxos ARTICULAÇÕES Setentrionais Ocidentais Orientais Orientais-Meridionais Eixo Norte-Sul