Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.

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Transcrição da apresentação:

Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica e as Novas Configurações “Evolução da Geopolítica e as Novas Configurações Territoriais Sul-Americanas” Territoriais Sul-Americanas”

Relevância Teórica e Estratégica do Tema   A Geografia Política, o território nacional, as regiões nacionais, a ordem mundial e as regiões multinacionais   Por quê América do Sul?   A América do Sul na perspectiva da Geopolítica brasileira clássica   O processo de integração: da competição à cooperação

FORÇAS DE COESÃO E DE DISPERSÃO

AMÉRICA DO SUL - MERCOSUL países membros, associados e outros Outros Membros Associados

AMÉRICA DO SUL - USA acordos bilaterais e em fase de negociação Acordos em vigor Acordos em negociação

Eixos de Integração (IIRSA) - Eixo Andino - Eixo Andino do Sul - Eixo de Capricórnio - Eixo do Amazonas - Eixo do Escudo das Guianas - Eixo do Sul - Eixo Hidrovia Paraguai-Paraná - Eixo Inter-Oceânico Central - Eixo Mercosul-Chile - Eixo Peru-Brasil-Bolívia

Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura da América do Sul - IIRSA  Esse Programa surgiu no encontro de Presidentes realizado em Brasília, em  Ação Multilateral de âmbito regional, com apoio do BID, CAF, FONPLATA e BNDES.

Objetivos da IIRSA  Desenvolver uma visão regional na elaboração de planos para a área de infra-estrutura.  Fomentar joint-ventures para o desenvolvimento da infra- estrutura física da América do Sul.  Planejamento Estratégico de âmbitos nacional e regional  Consolidar eixos regionais existentes  Promover uma visão integrada nas áreas de energia, transportes e telecomunicações – Logística Regional

EixosProjetos Total Estimado Total Estimado (US$ em milhões) Andino Andino do Sul -- Capricórnio Amazonas Escudo das Guianas Sul Hidrovia Paraguai-Paraná -- Inter-Oceânico Central Mercosul-Chile Peru-Brasil-Bolívia IIRSA

REDES DE CIRCULAÇÃO

REDE RODOVIÁRIA BÁSICA DO MERCOSUL

 A Rede Rodoviária Básica do MERCOSUL, compreende aproximadamente km de rodovias, representando as extensões das redes de cada país em torno de 50% de sua Rede Troncal.

 Relação entre a quantidade de rodovias com TMD superior a veículos e as rodovias com mais de duas faixas

REDE RODOVIÁRIA BÁSICA MERCOSUL PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS (em km) ARGENTINABRASILPARAGUAIURUGUAITOTAL Rede Rodoviária Nacional Total , , , , ,00 Rede Básica MERCOSUL , , , , ,00

Transporte Rodoviário de Cargas no Mercosul Empresas e Frotas Autorizadas LIGAÇÃOPAÍSEMPRESAS FROTAS (veÍculos) CAPACIDADE ESTÁTICA (ton) (*) (*) (*) Brasil - Argentina Brasil Argentina Brasil - Uruguai Brasil Uruguai Brasil - Paraguai Brasil Paraguai (*) - valores referidos até janeiro/2002 Fonte: COGES/DTR/STT/MT

REDES FERROVIÁRIAS

O Sul do Brasil + M. Grosso do Sul e São Paulo na Logística Aérea do Mercosul

TRÁFEGO AÉREO

OUTRAS REDES

INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA

FAIXAS DE FRONTEIRA

Municípios Brasileiros e Unidades Político-Administrativas Sul Americanas em Zona de Fronteira

INTERAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS

INTERCÂMBIO COMERCIAL

A MACRO-REGIONALIZAÇÃO

Fonte: Costa, W. M. da – Políticas Territoriais Brasileiras no Contexto da Integração Sul-Americana - Revista Território nº 7, Rio de Janeiro, jul./dez., BRASIL – AMÉRICA DO SUL esquema básico de regionalização a partir dos fluxos ARTICULAÇÕES Setentrionais Ocidentais Orientais Orientais-Meridionais Eixo Norte-Sul