Ciências da Informação, Comunicação & Computação Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO Mídias Digitais Multimodalidade, P rof. Benedito Medeiros Neto-CIC FAC – GRADUAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Sistemas Distribuídos Baseados na Web
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Ontologias e Web Semântica
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II
Escola de Ciência da Informação (ECI)
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Introdução a diagrama de classes e UML
Área de Desenvolvimento de Sistemas
Felipe Dias Maria Fernanda
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
PROTEGÉ Suporte FRAMES
Ontologias e web semântica
Sistemas Distribuídos
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
Modelagem de dados e representação da informação
Sistemas Inteligentes Ontologia e Protegé
Web Semântica Mineração na Web – if796 Subtitle.
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
PETER ANTONY RAUSCH JOYCE MARTINS
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Arquitetura Cliente /Servidor
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
FIPA THE FOUNDATION FOR INTELLIGENT PHYSICAL AGENTS
Elaborado por: Francisco Covas nº Manuel Felício nº
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 02 1º Semestre UNIJUÍ.
Da Introdução à Prática
Inteligência Artificial Web Semântica
Linguagem de consulta SPARQL
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Dados abertos interligados
A Internet e Seu Impacto
Ferramentas de Manipulação de Ontologias (Protégé)
Web Semântica Thiago José Marques Moura. Roteiro Problemática; Descrição; Arquitetura Proposta; Conclusão sobre Web Semântica; Linguagens de Anotação.
The Petri Net Markup Language (PNML) Wellington João da Silva Mestrado Ciência da Computação.
SyncML Apresentação –Introdução Motivação Iniciativa SyncML –XML (eXtensible Markup Language) –Protocolos SyncML –Sincronização em duas vias –Conclusões.
XML Prof. Dr. Fernando Gauthier INE/UFSC. XML XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem para marcar documentos que contêm informações estruturadas.
XML Namespaces XML Namespaces provê um método para evitar conflito de nomes de elementos.
RDF -Resource Description Framework
XML: Conceitos, Tecnologias e Aplicações Vânia Maria Ponte Vidal
Franklin de Souza Ramalho
WSDL Web Services Description Language. Tecnologias Relacionadas Web Services SOAP (Simple Object Access Protocol) HTTP (HyperText Markup Language) UDDI.
RDF na interoperabilidade de dados entre domínios Dissertação de Mestrado Domingos Sávio Apolônio Santos Mestrando Ulrich Schiel Orientador /9.
Utilização de Ontologias para Integração de Heterogeneidade Semântica
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Inteligência Artificial Web Semântica
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Projeto de Banco de Dados
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Disciplina: IF696 Jefferson Ramos Lucas dos Anjos
David Santos Evolução da Web Da 1.0 a 3.0 David Santos
Gestão da Informação e do Conhecimento  MODELO PROCESSUAL DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – CHOO (2006) 1-NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3-ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO.
SOA SOA – Arquitetura Orientada a Serviços Conceitos e Aplicações
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Software Seguro Aula 2. Telefone (11) Atendimento São Paulo São Caetano do Sul Gerente de Projetos da holding.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Ciência da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Sistemas Colaborativos  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Temas de Pesquisa para 2016 Prof. Elvis Fusco. Data Science e Big Data Analytics Estudo e aplicações do conceito de Data Science no desenvolvimento de.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Informação, Comunicação & Computação Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO Mídias Digitais Multimodalidade, P rof. Benedito Medeiros Neto-CIC FAC – GRADUAÇÃO  Disciplina: Comunicação + Informação + Computação = CIC/ICC/CCI  31 de Maio de 2016

DADOS ABERTOS CONECTADOS* Linked Data (Tim Berners-Lee, 2006) Entre o período de 2009 até 2020 a quantidade de informação em formato digital deve aumentar 44 vezes, de 0,8 zettabytes (1 trilhão de gigabytes) para 35 zettabytes (IDC). Mais de 90%desses dados estão armazenados em discos rigidos. Os estudos atuais apontam que a medida que a quantidade de informação cresce é fundamental achar novas formas para organizá-las, como por exemplo, novos critérios para etiquetagem (IDC). (*)

VENCENDO A OPACIDADE ATUAL (Web 2.0/LÉVY)

DA PRODUÇÃO AO CONSUMO DE DADOS ABERTOS MOTIVAÇÃO: Disponibilizar dados e produzir tecnologias web que permitam criar um ecosistema de produção e consumo de dados com objetivo de agilizar a descoberta de novos conhecimentos e agregar valor a qualquer informação disponibilizada na Internet.  Três normas: Disponibilidade de acesso; Reuso e distribuição; e Participação universal.

PADRÕES DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS (5 estrelas)

1* - Documento publicado em PDF ou PNG, se utiliza uma licença aberta 2* - Documento de dado estruturado, utilizando-se formatos proprietários como em uma planilha Excel em XLS, Microsof 3* - Dados abertos é alcançado quando se utiliza-se formatos abertos e não propietários, como CSV (Comma-Separated Values) * -

VENCENDO A BARREIRA/opacidade (Human-Computer-Interface/HCI)  Como garantir a semântica na Web?  Descrevendo relacionamento  Relacionando coisas e descrevendo cada coisa  Encapsular semanticamente através de anotações, noconteúdo  Web 3.0 é formada por estas mesmas INFORMAÇÕES associadas a METADADOS (descrição) interpretráveis pelas máquinas  Semantic Web Content = Data + Metadata

TAXONOMIA X VOCABUÁRIO X ONTOLOGIA

? COMO FICA A GESTÃO DE DADOS, INFORMAÇÃO E CONTEÚDOS ?

PADRÕES DE CMS E PRODUTOS  O Que é um CMS (Content, Management System)?  CMS is system used to manage contend of a Web site.  Ex.: WordPress; Drupal e Joomla  Bancos de Dados, Vídeos, Som, e Imagem  Requistos Jornalisticos (Impressos + Integrados)  Produtos Corporativos (O GLOBO)  CMS +Web Semântico (Pesquisa e desenvolvimento)

VENCENDO A BARREIRA/opacidade (Human-Computer-Interface/HCI)  WWW => 3 TECNOLOGIAS:  a) HTML (Hypertext Markup Language)  b) servidor HTTP (Hypertext transfer protocol)  c) URI (Unified Resource Identifer/)  Web 1.0 eram apenas DADOS fixos  Web 2.0 é formada por INFORMAÇÕES compreensíveis aos humanos

WEB SEMÂNTICA = WEB 3.0  Bernes-Lee (2001), criador do WWW, declara que a Web Sema ̂ ntica visa definir contexto a ̀ s informac ̧ o ̃ es, permitindo que softwares otimizem o processo de recuperac ̧ a ̃ o de dados.  O primeiro passo a dar para essa mudanc ̧ a e a redefinic ̧ a ̃ o de informac ̧ o ̃ es, definindo seu contexto, dando significado as paginas html tanto para pessoas como para maquinas.

VENCENDO A BARREIRA (man-compu) Linguagem  HTML 1- 5 (Web 1.0/2.0)  XML (Extensible Markup Language) e uma linguagem que permite a construc ̧ a ̃ o de documentos legiveis para seres humanos e que podem ser facilmente tratados por maquinas  Tim Berners-Lee (WWW, HTML, URIs e HTTP, fundador e atual diretor do W3C [84] afirma: “A Web Sema ̂ ntica na ̃ o e uma Web separada, mas uma extensa ̃ o da atual. Nela, a informac ̧ a ̃ o e dada com um significado bem definido, permitindo melhor interac ̧ a ̃ o entre os computadores e as pessoas

Web Atual X Web Semântica

METADADOS  Na ̃ o basta a XML para construir metadados. Para compartilhar um significado, e necessario que este seja consensual e inteligivel de forma na ̃ o ambigua entre todos os participantes de uma comunidade. Para resolver o problema da explosa ̃ o de nomenclaturas do projeto da Web Sema ̂ ntica, surgem alguns padro ̃ es de metadados.  RDF (Resource Description Framework) e uma linguagem utilizada para descrever recursos na Web (TRIPLA: Sujeito; Predicado/Liga; e Objeto)

METADADOS

TECNOLOGIA DA WEB SEMÂNTICA PARA PROCESSAR UMA CONSULTA MÊDICA

Vencendo a opacidade do Virtual  OWL (Web Ontology Language)  obs.: é uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web.  É uma extensão semântica da linguagem RDF, permitindo especificar dependências lógicas adicionais entre estruturas de informação. 

Vencendo a opacidade do Virtual .   SPARQL (Acrônimo recursivo de SPARQL Protocol and RDF Query Language)  obs.:i) é uma linguagem de consulta e manipulação de modelos RDF e é baseado nas antigas linguagens de consulta RDQL, rdfDB e SeRQL.

WEB 3  O que é Web Semântica: pode ser entendida como um conjunto de tecnologias mais eficientes para ajudar os computadores a organizar e analisar a informac ̧ a ̃ o disponivel na Web. O que é Web Semântica  RDF Schema (RDF/S) e uma linguagem de representac ̧ a ̃ o de conhecimento extensivel, que fornece elementos básicos para a descric ̧ a ̃ o de ontologias  Redes Sema ̂ nticas: consiste em um conjunto de nos conectados por um conjunto de arcos.  OGLOBO (ego.; esportes; G1)

ESTADO ATUAL DA WEB SEMÂNTICA –Nowack(2009)

Taxionomia/Tesauro/ONTOLOGIA  Ontologias: definem conceitos e seus relacionamentos utilizados para descrever e representar um dominio de conhecimento Ontologia é descrição de um domínio, negociado por uma comunidade, para um fim. Representamos uma ontologia como uma rede semântica (um grafo para seres humanos), com conceitos e relacionamentos entre conceitos. Cada significado é processado de forma sistemático por um interpretador, seja humano oucomputacional

ONTOLOGIA DA ONTOLOGIA

Vencendo a opacidade do Virtual 

COMPOSIÇÃO DE UMA ONTOLOGIA  1. Um conjunto de concentos essenciais resultantes da articulação do conhecimento básico presente em determinado domínio  2. O corpo de conhecimento, que descreve o domínio por meio de conceitos essenciais. Ele é composto de:  Uma hierarqui (classe/subclasses) resultante das relações is- a entre conceitos  Um conjunto de ralações importantes entre conceitos além das relações is-a (por exemplo, part-of)  Uma axiomatização de restrições semântica entre esses conceitos e essas relações

EX.: FORMAÇÃO DE GRUPOS

ONTOLOGIA  Uma ontologia e uma especificac ̧ a ̃ o de uma conceituac ̧ a ̃ o. E designada com o proposito de habilitar o compartilhamento e uso de conhecimentos, de forma a criar compromissos ontologicos, ou definic ̧ o ̃ es necessarias a ̀ criac ̧ a ̃ o de um vocabulario comum.  Pesquisadores de intelige ̂ ncia artificial e Web tem adaptado o termo para o seu jarga ̃ o proprio, e para eles uma ontologia e um documento ou arquivo que define formalmente as relac ̧ o ̃ es entre os termos.

Ex.: ONTOLOGIA / COMUNICAÇÃO

FORMALMENTE: 0 = {C, R, I, A}  C é o conjunto de classes que representam os concentos em dado domínio de interess  R é conjunto de relações ou associações entre os conceitos do domínio  I é o conjunto de inst6ancias derivadas das classes, ou ainda os exemplos de concentos representados em uma ontologia  A é o conjunto de axiomas do domínio que servem para modelar restrições e regrs innerentes às instâncias

EX.: ONTOLOGIA SOBRE COOPERAÇÃO

REFERÊNCIAS –  Artigos de Referências (+100)  Livros, Teses e Dissertações  Núcleos de Pesquisas  Metodologias e Métodos  Projetos de Pesquisa  (Vide site: / ESFERA SEMÂNTICA)