Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Exposição “Tetra Pak Protege o que é bom”
Trabalho Realizado por:
Fóruns de debates 2011 Processo e resultados do grupo de discussão
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
PLANO DE GESTÃO.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”
Sugestões de ações para implantações
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
AUTOAVALIAÇÃO.
ECO-CONSELHOS 1ª Reunião
Pederneiras- São Paulo
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Agenda 21 nas Universidades
Gabinete de Intervenção ao Aluno
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Clube da Floresta “ Os Rebordãos” CADERNO DE MEMÓRIAS
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
A Função do Professor Articulador
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE No dia 5 de Junho -Dia Internacional do Ambiente, a Escola EB1 Serra das Minas nº 1, sita na Av. João de Deus, realizou um desfile.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Constituição de Grêmios Estudantis
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Maria José Lobato Azevedo)
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
P rograma de A poio à C omunidade E ducativa Projecto financiado pelo Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
 O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
PROGRAMA ECO-ESCOLAS Agrupamento Damião de Goes.
O papel pedagógico do órgão gestor
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
AUDITORIA E ATIVIDADES Dia Internacional Eco-Escolas - 7 de Novembro Eco-Borboletas Auditoria Informal Lançámos um desafio em todas as turmas: Sugerir.
Principais objetivos do Programa Eco-Escolas/Escola Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças na tomada de decisões e implementação.
Barcos Reciclados.
Transcrição da apresentação:

Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo 7 de Novembro Dia Internacional Eco-Escolas O que é Programa Eco – Escolas?

O programa Eco-Escolas está vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania Principal objetivo: encorajar acções e reconhecer trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente.

4-Monitorização e avaliação 6-Divulgação e intervenção na Comunidade 7 passos para a implementação do programa 2-Auditoria 3-Plano de Ação 1-Conselho Eco- Escolas 7-Eco-Código 4-Monitorização e avaliação 6-Divulgação e intervenção na Comunidade 5-Trabalho curricular

1-Conselho Eco- Escolas Como é constituído o nosso Conselho Eco-Escolas? Coordenadores do programa Professores dinamizadores Representante da Direção da escola Representantes da Autarquia Representante do Pessoal não Docente Representante da Ass. Pais e Enc. de Educação Alunos dos diferentes níveis de ensino

O que faz o Conselho Eco-Escolas? Reúne periódica e formalmente OBJECTIVOS: Planeia e implementa o programa. Promove a participação ativa dos alunos. Assegura que as opiniões da comunidade escolar são tidas em conta e postas em prática. Estabelece a ligação entre a gestão da escola e a comunidade local. Assegura a continuidade do programa.

2-Auditoria Ambiental Auditoria Ambiental para quê ? Como se realiza? A auditoria é a “ferramenta” de diagnóstico e avaliação da situação existente na escola Como se realiza? Aplicação de um questionário de referência e tratamento destes e de outros dados considerados relevantes, para se estabelecer um Plano de Acção.

3-Plano de Ação O que é o Plano de Ação Eco-Escolas? Anualmente o Conselho Eco-Escolas deve aprovar um Plano de Ação que vá de encontro aos aspetos a melhorar, detetados na Auditoria Ambiental.

4-Monitorização e avaliação Monitorizar e avaliar o quê? Monitorizar e avaliar a implementação do Plano de Ação, verificando se de facto houve melhoria em alguns dos aspetos trabalhados

5-Trabalho curricular Como podemos abordar o Programa Eco-Escolas na sala de aula? Os assuntos que se relacionam com ambiente e cidadania e que são abordados na sala de aula, devem influenciar o funcionamento da escola. As atividades a desenvolver devem estar relacionadas com o currículo escolar.

6-Divulgação e intervenção na Comunidade Divulgar porquê e para quê? A divulgação é uma parte importante da formação ambiental e cívica. É importante proceder à divulgação das boas práticas realizadas, inclusivamente na Comunidade. Como divulgar? O Dia Eco-Escolas é uma forma de divulgação e sensibilização O Painel Eco – Escolas (bar dos alunos) Usando a comunicação social O blog Eco-Escolas

7-Eco-Código O que é o Eco-Código? É uma declaração de objectivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir - (frases simples e concretizáveis, objetivando a melhoria do ambiente que nos rodeia). Temos um Eco-Código mas este pode e deve ser atualizado pelos alunos, refletindo a prioridade das ações a seguir.

O nosso Eco-Código Mais papel... Menos árvores... Frente e verso vou usar. Faz o teu papel: Recicla-o. É um jogo divertido, um dever atribuído, reciclar o lixo perdido. É fácil, é barato, há soluções, se reciclarmos aos milhões. Com energia renovável, Miranda mais saudável! Recicle o seu conhecimento, do lixo, Faça Arte! Amarelo, verde e azul Reciclar... é cool! Para o programa Eco-Escolas resultar, as luzes não esquecer de apagar. Reduzir, Reutilizar e Reciclar os 3R’s é o que está a dar! Óleo no óleão, é a solução!

(obrigatórios e com continuidade) Que temas Eco-Escolas trabalhamos? Temas base Eco-Escolas: (obrigatórios e com continuidade) Resíduos Água Energia Tema do ano: Floresta Temas complementares: Ruído, Biodiversidade,… (outros temas não referidos na inscrição inicial podem ser propostos e incluídos no programa)

Que atividades podem integrar o programa? Todas as que de alguma forma se relacionam com a problemática ambiental visitas de estudo concursos promovidos (ou não) pelo Eco-Escolas exposições trabalhos de investigação e …

…O Dia Eco – Escolas (realizar em Junho) IV Feira “Usado não é lixo” - Atividades desportivas Teatro (Grupo de Teatro) Hino “ Sou ECO com Style” Grupo de Dança Os Chás do Sr Augusto: “Propriedades Curativas e culinárias das plantas” – Augusto Simões Atelier de pintura facial: “A Natureza no teu rosto” Outras atividades a propor pela comunidade escolar…

Para saber mais sobre o programa consultar: www.abae.pt O nosso blog Eco-Escolas Os painéis Eco-Escolas As coordenadoras do programa

FIM As coordenadoras: Dulce Dias Filomena Amaral