Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Constituição de Grêmios Estudantis
2
O Grêmio estudantil é a organização que representa os interesses e necessidades dos estudantes dentro da escola, ou seja, um espaço de discussão, planejamento e ação que integra os atores envolvidos no cotidiano da escola: alunos, professores, gestão, comunidade e esfera pública.
3
Durante a leitura da Constituição, se enveredando pelas linhas que tratam do tema da educação, é possível observar que o ensino no país tem como amplo e pleno objetivo o desenvolvimento da pessoa e o seu preparo para o exercício da cidadania. Em conformidade a este pressuposto, o currículo das Ciências Humanas em vigor no Estado de São Paulo versa que é fundamental primar pela formação ética do estudante, do ponto de vista de que o ensino se responsabilize por desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico nos jovens estudantes.
4
Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A partir dela, estão garantidas a criação de pelo menos duas instituições, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, cabendo à Direção da Escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil. A lei determina ainda a participação de alunos no Conselho de Classe e Série.
5
E como constituir e manter um Grêmio ???
6
FORMAÇÃO
7
CÍRCULOS DE CULTURA O círculo facilita a construção de pessoas mais coletivas porque estimula a horizontalização das relações entre os participantes do grupo de estudo, favorecendo a instalação de um ambiente cooperativo, colaborativo e interativo; 3 momentos: investigação, tematização e proposição. Paulo Freire
9
Processo eleitoral Conselho de representantes Comissão pró-grêmio
Discussão, elaboração e aprovação do estatuto Formação de chapas, organização das eleições Elaboração de Propostas Período de Campanha Votação Apuração
16
Possibilidades reais de intervenção
realização de concursos culturais de dança, teatro e música; organização de festas e festivais; roteiro de saraus e oficinas; estímulo à prática esportiva por meio de campeonatos e gincanas; organização de debates e palestras políticas; avaliação dos professores no processo de ensino-aprendizado; estimular a cultura de paz na comunidade; organização de campanhas sociais como a do agasalho, a de alimentos, a de prevenção à gravidez e às drogas; reciclar o lixo; embelezamento da escola com grafites e painéis; criação de rádio, blog e jornal da escola; participação direta no Conselho Escolar.
17
Esta breve proposta de formação visa, objetivamente, o estímulo à criação e/ou manutenção do Grêmio Estudantil dentro da unidade escolar.
18
Referências Bibliográficas e Bibliografia
Portal Educação. Disponível em Acesso em 10 de julho de 2014. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Ciências Humanas e suas Tecnologias: Conhecimentos de Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, 2006. SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Sociologia. Site acessado em 2 de Julho de 2014.
19
Contato valdirpcnphistoria@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.