 1. INTRODUÇÃO O acesso às recordações de vidas passadas é muito antigo e foi exercido desde a origem da humanidade, cuja primeira religião foi o culto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório 20/3/2012
Advertisements

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
O QUE É ÉTICA?.
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Dinâmica e Gênese dos Grupos
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Ciência Política e Teoria do Estado
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
O ser humano: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Representações Sociais
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
O MÉTODO PSICANALÍTICO
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Aprendizagem Significativa
da REENCARNAÇÃO das existências Livro dos Espíritos Pluralidade
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
Revisão para Avaliação I
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profª. Taís Linassi Ruwer
Relaxamento e Visualização
História nas atuais propostas curriculares
A Psicologia ou as Psicologias
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Inteligência emocional
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Reencarnação Módulo VI: Objetivo Geral:
Política Educacional Brasileira
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
Terceira Lição.
FILOSOFIA.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
LABAN Rudolf Von Laban sistematizou a dança e o movimento humano. Teve fundamental importância na democratização do corpo através da dança (ou seja, aproximou.
INTRODUÇÃO ..
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Teorias e Sistemas em Psicologia -
Gestão de Pessoas.
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Histórico Alguns Autores:
TCC.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
A caracterização da Psicologia?
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

 1. INTRODUÇÃO O acesso às recordações de vidas passadas é muito antigo e foi exercido desde a origem da humanidade, cuja primeira religião foi o culto aos antepassados. Neste período as recordações de vidas passadas não tinham caráter terapêutico. Eram apenas um aspecto da religião e consideradas como prova de grande desenvolvimento espiritual.

 Como terapia, a TVP nasce na década de 60, através do psicólogo americano Morris Netherton, pioneiro na sistematização do método.  Netherton, elabora a técnica durante seu próprio processo psicoterápico;  Na mesma época, Edith Fiore, também desenvolvia estudos sobre uma metodologia à Terapia de Vidas Passadas. A principal diferença entre os dois métodos:  Fiore utiliza hipnose clássica (direta) procurando o insight;  Netherton utiliza hipnose indireta procurando o desenvolvimento da chamada catarse.

 “É uma nova técnica psicológica de abordagem do inconsciente, relacionada com traumas, problemas psicossomáticos, comportamentos emocionais e mentais das fases mais precoces da vida, incluindo a concepção, a vida intra-uterina, o nascimento, a infância, as mortes anteriores à atual vida e outras vidas”. (NETHERTON, 1997, p.9 - prefácio).  Uma Abordagem Psicoterápica. É um método terapêutico. Não está, de modo algum, associado ao ocultismo, exceto quanto ao fato de compartilhar da aceitação da possibilidade da reencarnação. O inconsciente funciona como um gravador. Registra e armazena todo e qualquer acontecimento que ocorra.

 A TVP é um tratamento psicológico que se processa com regressões de memória. Sessões de regressão no tempo, partindo da informação, da decodificação que o terapeuta dá ao chamado inconsciente do indivíduo, sobre o problema a ser resolvido, com a proposta de se chegar ao passado, em vivências passadas, em outras vidas, onde supostamente está a origem desse problema. (Guimarães, 2000)  Seu objetivo não é só curar dores do cliente, mas lhe possibilitar uma consciência maior em ser mais brando, mais resignado, daquilo que não pode ser mudado e mais amoroso para que possa ser feliz.

 Com respeito a reencarnacao, Farias(2003) discorre sobre uma conversa tecida entre Celestino e um rabino judeu.  Situa a bíblia como o livro mais antigo a apontar sua existência.  Não é possível entender a calabá sem acreditar na eternidade da alma e suas encarnações.

 A reencarnação é uma crença fundamental do hassidismo.  Hassidismo é um movimento surgido no interior do judaísmo ortodoxo que promove a espiritualidade.judaísmo ortodoxoespiritualidade  No ocidente, vários filósofos gregos trabalham com a ideia de reencarnação, a começar por Pitágoras.

 Platão defendia que a alma é imortal, antecede o nascimento e reencarna diversas vezes.  Que cada alma escolheria sua próxima vida, a partir de suas experinecias nas vidas anteriores.  Aristóteles inicialmente adotou as ideias do mestre, depois passou a opor-se aos conceitos de imortalidade e de reencarnação.

 Essa ideia de reencarnação é muma ideia que nos acompanha a tempos remotos.  Pensa-se que a foi inventada pela Doutrina Espírita, entretanto vamos encontrá-la já na antiguidade.  Os povos da Índia, Egito, China, Pérsia e Grécia acreditavam que a alma poderia ter várias vidas.

 A alma não nasce nem morre nunca, ela não nasceu outrora nem deve renascer; sem nascimento, sem fim, eterna, antiga não morre quando se mata o corpo.  A concepção da continuidade da vida e das vidas sucessivas aporta povos de todo o mundo, com maior ou menor crédito, mas inevitalvelmente presente na história da humanidade.

 Pincherle(1990), pesquisador da TVP, faz menção das descobertas de Jung a respeito da reencarnação e da possibilidade que se viu posto na época, não esclarecendo fidedignamente suas descobertas.  O Dr. Ian Stevenson ficou carinhosamente conhecido como caçador de vidas passadas, foi a mior autoridade mundial no estudo da reencarnação com método científico.Escreveu mais de 200 artigos e livros fundamentais sobre o tema, com os seus trabalhos contribui fortemente para fortalecer a TVP e a ideia de reencarnação.

A TERAPIA DE VIDAS PASSADAS (TVP) E SUAS RELAÇÕES COM A PSICOTERAPIA E ESPIRITUALIDADE  Debate entre espiritualidade e ciência;  Criação da Psicologia Transpessoal;  TVP como uma relação entre psicoterapia e espiritualidade.

Conclusão  A psicologia vem ao longo do tempo se constituindo como um instrumento de acesso a conteúdo mais subjetivos da constituição da personalidade do ser humano.  Este por sua vez, há milênios vem buscando a compreensão do significado do seu existir através das condições condinzentes com sua época e realidade; feitiçaria, mitos e  filosofia na antiguidade ( o ser humano, visto como espiritual e eterno) e a fisiologia, reduzindo o ser a comportamentos observáveis  (séc. XIX).

A psicologia profunda, trazida à luz do conhecimento pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, marca a nova era para a tradicional psicologia, abrindo questionamentos sobre transcendências do ser a partir da ideia do conceito de inconsciente coletivo, que no séc XX foi denunciado por sua filha, como originalmente chamado por Jung de reencarnação ou vidas sucessivas, como citado anteriormente no decorrer deste trabalho. Ao longo de milênios de história tal conceito, Momooh da existência da alma imortal e das vidas sucessivas era um fato e esteve em evidência e foi rechaçado por caracterizar‐se como um aspecto espiritual e, portanto não qualificado dentro da ciência.

A ciência colaborou abundantemente com o crescimento tecnológico e com a transformação da realidade aprimorando técnicos e fidelizando argumentos que colocaram a psicologia e suas vertentes, assim como as psicoterapias, num patamar de credibilidade e status, atendendo às exigências dos últimos séculos. Mas como tudo na história e no universo parece estar provido de dualidade, os ganhos aqui também, implicaram invariavelmente em possíveis perdas. Se por um lado a psicologia ganhou credibilidade e espaço concreto para existir enquanto ciência reconhecida, por outro logrou não considerar devidamente aspectos que originaram sua própria história.

Contudo, nessa trajetória histórica da psicologia/psicoterapia, podemos perceber que a TVP sai à frente, como vanguarda de um novo modelo, que concilia os tratos psíquicos científicos as novas evidências que ampliam a visão na compreensão da complexa constituição do ser humano. A TVP abre um novo cenário para terapeutas e clientes: mostra‐lhes os motivos pelos quais ocorrem determinados fatos em suas vidas, possibilita um novo sentido à esta, e os instrumentaliza para a prática de novos conhecimentos adquiridos.

A TVP trabalha com a essência do ser e com o entendimento de que, suas dificuldades e sofrimentos estão centrados no rompimento com esta dimensão essencial. Trabalha, com a possibilidade de contatar com um ser biopissicossocial e espiritualizado, fazendo e refazendo sua história individual e coletiva ao longo de milênios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  ARAIA, Eduardo. Reencarnação e Ciência- Ian Stevenson - O caçador de vidas passadas. Revista Planeta, ed. nº 419, Disponível em: htm>. Acesso em: 08 de agosto de  NETHERTON Morris. Vida Passada - Uma abordagem psicoterapêutica. Ed. Summus, Brasil,  GUIMARÃES, Maria Teodora Ribeiro. Terapia de Vida Passada – curso de formação de terapeutas. Departamento Editorial/SBTVP, vol. I 2ª Ed. Ed., Limeira, SP